icone-site-vestindo-autoestima
O novo uniforme das aeromoças da SkyUp-Airlines

O novo uniforme das aeromoças da SkyUp airlines

Durante as olimpíadas de Tókio eu falei muito sobre os uniformes femininos das atletas, tanto aqui quanto lá no instagram, e no texto de hoje eu vou falar de uniforme corporativo e o escritório é nas alturas, nos corredores estreitos dos aviões: O novo uniforme das aeromoças da SkyUp airlines!

Durante as olimpíadas eu defendi a ideia de que o uniforme precisa representar a instituição e passar uma imagem profissional enquanto é confortável para quem usa – seja para fazer uma atividade esportiva ou trabalhar no escritório, e a SkyUp Airlines mostrou que isso é possível!

O novo uniforme das aeromoças da SkyUp airlines

Na semana passada foi divulgado o novo uniforme das aeromoças da SkyUp airlines, e eu fiquei muito feliz pelo avanço (mesmo que tardio!), já que é uma profissão que usa um dos dress codes mais tradicionais desde sempre: Cabelo e maquiagem impecáveis, terninho, saia lápis, scarpin e lenço no pescoço!

Segundo a companhia, que é uma empresa ucraniana, os passageiros serão recebidos no voo já com a equipe vestindo o uniforme novo das aeromoças da SkyUp Airlines, chamado de ‘SkyUp Champions’.

A empresa estudou a história e analisou a evolução global dos uniformes de comissários de bordo a partir dos anos de 1930:  “Os tempos mudaram, as mulheres mudaram, por isso, ao contrário dos clássicos conservadores, saltos, batom vermelho e um coque, surgiu uma imagem nova, mais moderna e confortável de ‘campeã’”, disse Marianna Grigorash, Chefe do Departamento de Marketing da SkyUp Airlines.

A empresa entrevistou os comissários de bordo e aeromoças, para decidir como seria essa nova imagem da empresa, que convidou designers de moda ucranianos para criar os uniformes – “a marca GUDU para desenvolver um terno e a marca GUNIA PROJECT de coisas excepcionais para encontrar estampas perfeitas para o lenço de seda”, afirma Olga Tsaregradskaya, curadora do projeto.

Para completar o uniforme, que é moderno, elegante e confortável, tênis no lugar do scarpin: o Nike Air Max 720, que também é sustentável, e é feito por 75% de materiais reciclados.

Eu já contei aqui que trabalhei 12 anos em recursos humanos e que gosto da ideia das empresas terem um uniforme corporativo, que é uma coisa boa tanto pro funcionário, que não gasta as suas roupas e nem tempo escolhendo o que vai vestir, quanto para a empresa, que garante que todo mundo vai estar dentro de um padrão desejado para passar a imagem que eles gostariam.

Mas também defendo, cada vez mais, que os uniformes considerem as necessidades das pessoas, e já estava na hora de entenderem que saia justa e salto alto não é confortável e nem prático para ficar em pé tanto tempo e ter que agir com rapidez e segurança em caso de acidentes. Palmas para quem pensou no uniforme das aeromoças da SkyUp Airlines!

Curiosidade: Eu já quis ser aeromoça e não pude por causa da minha altura

Em 1997, quando eu terminei o meu ensino médio, eu entrei num curso de formação para comissária de bordo (aeromoça) aqui no Rio. Paguei a matrícula e assisti a 3 aulas na primeira semana de aula, até que o diretor do curso me chamou na sala dele, e fez o seguinte “processo de seleção”: Me pediu pra ficar em pé na parede, logo abaixo de um prego colocado estrategicamente na altura mínima exigida na época para a profissão, que era de 1,60m.

Como eu tenho 1,56m, fiquei abaixo do preguinho, e ele me explicou que a minha matrícula tinha sido um erro da funcionária, e que ele sugeria que eu fizesse o curso de profissional de aeroporto (que forma pessoas para trabalhar em várias áreas da aviação, como o check-in e o balanceamento das naves, por exemplo) e depois que estivesse trabalhando para uma companhia aérea eu tentasse uma “promoção”. Se eu não quisesse essa opção, ele me devolveria o dinheiro da matrícula, porque naquela época, altura era um requisito mínimo, por causa da altura das aeronaves (que hoje são mais baixas).

Eu fiz o curso, mas nunca nem tentei trabalhar em aeroporto, porque realmente não era o que eu queria  (e ariana não sabe esperar rsrs), mas lembro que nas aulas que a gente teve sobre emergência no avião, eu ficava tentando imaginar as aeromoças correndo de salto alto para ajudar os passageiros.

Fiquei feliz por elas conseguirem finalmente essa vitória, e espero que inspire outras companhias aéreas a fazerem o mesmo depois de verem o uniforme das aeromoças da SkyUp airlines. E fiquei feliz por não ter sido aeromoça quando eu queria, ou não estaria fazendo o que eu faço hoje!

E se quiser a minha ajuda na consultoria de estilo, me manda uma mensagem por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!