Vestindo Autoestima

O que é alfaiataria?

Muita gente da área de moda (inclusive eu, que sou consultora de estilo desde 2014!) fala sobre alfaiataria na internet sem se dar conta que esse termo não é óbvio para algumas pessoas – e que outras acham que sabem o que é alfaiataria porque alguém ensinou errado.

Foi na conversa com uma cliente da consultoria de estilo online na semana passada que eu percebi que não tinha falado sobre esse assunto aqui ainda, e hoje vou explicar o que é alfaiataria, e citar alguns dos tecidos de alfaiataria mais usados nas roupas também.

Você sabe o que é alfaiataria?

A alfaiataria é um trabalho feito há séculos, particularmente dotado de técnicas e saberes perpetuados pelos alfaiates, e por isso, muitas pessoas usam o termo alfaiataria para se referir àquelas roupas que têm um corte mais refinado, bem elegantes e uma modelagem bem alinhada, parecendo ter sido feitas sob medida (como eram feitas antigamente pelos alfaiates).

Para entender o que é alfaiataria, vamos começar falando sobre o que NÃO é alfaiataria:

Nesse texto aqui eu falei sobre a diferença entre pret-a-porter e alta costura, e se você se interessa por esse assunto, vale a pena ler pra complementar esse texto. Na foto abaixo, um desfile pret-a-porter da Chanel.

desfile pret-a-porter Chanel

A moda tem avançado bastante, e por isso hoje temos peças de alfaiataria que combinam elementos diferentes, como cor, tecido, modelagem e acabamento diferentes do que era considerado alfaiataria há séculos atrás (como mostra a história, que eu vou contar a seguir).

Como identificar uma peça de alfaiataria?

Apesar de todas essas mudanças e evoluções na indústria da moda, alguns elementos continuam aparecendo em peças de alfaiataria, pra te ajudar a identificar o que é alfaiataria ou não. São esses:

O que muitas pessoas acham que é uma calça de alfaiataria, por exemplo, é o que era chamada de “calça social”, usada em uniformes e feita de tecido, que pode ter alguns elementos de alfaiataria, mas ainda assim, não é.

O que mais afasta essas peças de ser considerada alfaiataria é o acabamento da peça, que é menos “caprichado”, principalmente por serem feitas em larga escala. Consegue ver o tecido repuxando nesses exemplos do que as marcas vendem como sendo “calça de alfaiataria” aqui embaixo?

Nessas fotos, por exemplo, eu estou usando dois blazers que eu adoro: um jeans e um de moletom. Não é só porque eu gosto e por ter modelagem de blazer que eles são de alfaiataria. Aliás, eu comprei nesses tecidos justamente porque a alfaiataria não combina com o meu estilo pessoal, que é mais criativo. Por isso eu opto por essas versões mais “desconstruídas”!

Eu sempre posto os meus looks lá no instagram explicando porque fiz essas escolhas. Consegue ver que não faz sentido chamar essas peças de “roupa de alfaiataria”?

A história da alfaiataria

A palavra Alfaiate é derivada do árabe alkhayyát, do verbo kháta, que significa coser. A profissão é definida como uma das mais antigas do mundo, e o termo em inglês tailor existe desde 1297. Nessa época a palavra definia a profissão como “cortador de tecidos”.

Até 1675, somente os homens poderiam ser alfaiates, e as mulheres apenas ajudavam na costura e na montagem das peças. Nesse ano, o governo real parisiense concedeu-lhes o direito de criar estilos, cortes e acabamentos, e os homens passaram a fazer suas roupas com alfaiates homens, enquanto as mulheres tinham suas roupas feitas por alfaiates mulheres.

Essas mulheres foram consideradas aptas a serem alfaiates depois de passarem anos e anos vendo o trabalho sendo feito. A alfaiataria usada pela mulher (como o tailleur) é o grande marco da história do vestuário no séc. XX.

A metodologia de ensino empregada pelos alfaiates era transmitir os seus saberes através do exercício constante das práticas. No entanto, era comum os alfaiates não quererem transmitir o seu conhecimento para outros profissionais, por medo de concorrência.

Em geral, durante a vida inteira, cada alfaiate tinha cerca de 5 a 10 aprendizes, que ficavam anos trabalhando pra eles, tanto por causa do tempo de aprendizado das técnicas, quanto pra evitar que eles fossem autônomos.

O alfaiate e a história do terno

É muito comum usar o terno (masculino ou feminino) para falar de alfaiataria, porque essas histórias estão muito juntas mesmo.

O alfaiate precisava ter conhecimento de todo o processo de criação da roupa (mais ou menos o que esperamos de um estilista nos dias de hoje): Ele sabia quais ovelhas criar para conseguir a lã certa, direcionava o tecelão, sabia o valor que cada tecido tinha e entendia perfeitamente todas as proporções do corpo humano, e por isso um terno bem feito sempre foi associado à elegância, status e poder.

Apesar de hoje em dia existir grandes marcas oferecendo ternos de qualidade, muitos homens ainda fazem seus ternos sob medida diretamente com o seu alfaiate ou estilista preferido.

Ainda existe alfaiataria hoje em dia?

Sim. Apesar de outras opções como o prêt-à-porter e o fast fashion, que são roupas feitas de forma mais rápida, mais “industrializadas” e em quantidade, ainda existe alfaiataria hoje em dia – tanto masculina quanto feminina, sendo a alfaiataria masculina mais comum, como no início.

As técnicas de corte e acabamento são a essência da alfaiataria e o que faz a diferença entre essa roupa mais artesanal (que é uma alternativa capaz de comunicar a personalidade e a identidade da pessoa) da roupa feita em escala industrial, seja em menos quantidade menor, como as marcas de pret-a-porter, quanto em escalas maiores, como as lojas de departamento, e é isso que vai te ajudar a saber o que é alfaiataria ou não.

O que é alfaiataria moderna?

Como falei, a moda avançou muito, e junto com ela, as necessidades de roupas que a gente pudesse usar de formas diferentes, e em situações diferentes, e assim surgiu uma versão da alfaiataria mais moderna.

A alfaiataria moderna é, como o próprio nome sugere, uma modernização do que é considerado alfaiataria. Então, podemos considerar alfaiataria moderna todo tipo de variação que a gente consiga identificar a origem / base da peça, como o blazer cropped, por exemplo, que é um blazer com elementos de alfaiataria num comprimento mais curto que o tradicional.

Tudo que sai do tradicional é moderno, e quanto mais se afasta do que é alfaiataria tradicional, mais moderno.

Tecidos de alfaiataria

Muitas lojas divulgam as roupas dizendo que são feitas com tecidos de alfaiataria, e por isso é comum as pessoas quererem saber quais são os tecidos de alfaiataria para conseguir comprar melhor essas peças. Apesar de ter alguns tecidos que são muito usados para fazer as roupas de alfaiataria, temos dois problemas aqui na hora de dizer quais são os tecidos de alfaiataria:

De qualquer forma, esses são alguns tipos de tecidos de alfaiataria:

Muitas pessoas falam mal de roupa de malha e de poliéster, por exemplo, mas é importante dizer que todo tipo de tecido tem qualidades diferentes e pode ser bom ou ruim. Tem algodão de qualidade boa e ruim, linho de qualidade boa e ruim, assim como tem malha e poliéster de qualidade boa e ruim também. E como você pode encontrar roupa de alfaiataria em malha e poliéster, podemos dizer que o poliéster e a malha também são tecidos de alfaiataria também!

A alfaiataria de cada dress code

Agora que você já sabe o que é alfaiataria, vou falar sobre a alfaiataria de cada dress code, para te ajudar a pensar em roupa de trabalho / saber como se vestir de forma mais fácil.

Pra começar, vale dizer que são poucas as profissões e empresas que hoje exigem um dress code mais formal, onde as mulheres precisam usar terno (conjunto de três peças – calça, colete e paletó) ou tailleur (conjunto de saia e blazer).

Já tive clientes advogadas e juízas, por exemplo, que tinham que usar terno / terninho ou tailleur mas podiam variar tanto nas cores quanto na modelagem, caindo bastante o nível de formalidade.

Nos ambientes menos formais, o blazer pode aparecer acompanhando peças mais informais, como a calça jeans e a camiseta, e a calça de alfaiataria pode acompanhar camisas e camisetas feitas com tecidos mais informais, mas em cores mais neutras. Nesse outro texto aqui eu falo sobre as cores neutras coloridas, e vale a pena ler pra aumentar o seu repertório.

Já nas empresas e profissões mais informais (como a minha, por exemplo), algumas peças de alfaiataria como o blazer, a saia lápis ou a calça também podem ser coloridos pra ficar mais modernos.

Nesse outro texto aqui tem algumas inspirações sobre como usar blazer colorido.

O que é alfaiataria de festa?

A alfaiataria de festa mais formal de todas é o black tie, onde as mulheres podem usar vestidos longos ou o smoking, que é o conjunto de terno e calça acompanhado de gravata borboleta. Ainda assim, a gente já vê famosas usando smoking em versões mais modernas nos eventos de red carpet, por exemplo, incluindo peças mais coloridas (que quebram um pouco a formalidade).

Se você chegou nesse texto pesquisando o que é alfaiataria em busca de informações sobre roupa de trabalho, vale a pena complementar a leitura com esse outro texto aqui, que eu falo mais sobre como se vestir pro trabalho de acordo com o nível de formalidade / dress code profissional.

Além de ser consultora de estilo, eu sou psicóloga e trabalhei em recursos humanos por 12 anos, e roupa de trabalho definitivamente é um assunto que eu entendo! Se precisar de ajuda profissional, me manda uma mensagem por aqui!

Sair da versão mobile