icone-site-vestindo-autoestima
warming clothes in a suitcase

O que levar na mala de frio: O guia da mala compacta

Fazer mala geralmente não é uma tarefa muito fácil para a maioria das pessoas (e por isso mesmo elas contratam o meu serviço de malas inteligentes hehehehe), e quando se trata de decidir o que levar na mala de frio é ainda pior.

Isso acontece porque as peças de inverno são mais pesadas, mais compridas, e dependendo de onde você vai e de quantos dias vai ficar fora, PARECE impossível montar uma mala compacta – mas vou te mostrar que dá pra levar poucas peças e ter muitos looks sim! E se levar as peças nos tecidos certos, as peças podem ser usadas mais vezes! 🙂

Eu sei que o inverno já está acabando (graças a Deus!!!) mas no dia 7 de Setembro teremos o nosso próximo feriadão, e esse texto vai te ajudar a fazer uma mala de frio inteligente (e compacta) para 4 dias.

Dicas pra decidir o que levar na mala de frio

Para saber o que levar na mala de frio, você precisa saber o quanto você é friorenta, quantos graus vai estar fazendo lá, e quais os melhores tecidos para te proteger de cada nível de frio. Entender sobre tecido, aliás, é o segredo para uma mala compacta de frio.

Muitas vezes, uma peça fininha, do tecido certo, pode te aquecer mais do que uma roupa super volumosa, de um tecido que não aquece tanto assim. Eu falei sobre tecidos para um inverno mais rigoroso e vale a pena ler para complementar essa leitura.

Já falei aqui várias vezes que eu odeio frio e que acho os 19 graus que fazem no Rio um frio intenso, mas para fins de informação no texto, vamos considerar algumas temperaturas como leves, moderadas ou intensas, para você conseguir se basear melhor, mas na hora de escolher as peças que vai levar na mala de frio, deve escolher o que vai te ajudar de acordo com a sua sensação e tolerância ao frio.

o que levar na mala de frio - melhores tecidos

O que alguém usa num lugar de frio intenso eu uso aqui no Rio de Janeiro, você pode levar pra um lugar de frio intenso o que eu sugerir para a mala de inverno para frio leve, e não tem nada de errado nisso! 🙂

As fotos que usei vão estar variando justamente por causa dessas diferenças entre as pessoas. Enquanto eu morro de frio aqui no Rio com 16 graus, tem várias amigas e amigos gostando do tempo “ameno”. E é assim com temperaturas mais baixas também!

Dependendo do que você vai levar na sua mala de inverno, você também deve pensar estrategicamente em que mala levar as suas roupas, se cabe tudo numa mala de mão ou se vai precisar de uma mala maior, pra despachar. Lá no site da LePostiche dá pra escolher a sua mala selecionando as suas necessidades:

malas LePostiche

Com essas dicas você consegue fazer uma mala de inverno compacta, mas dependendo do seu estilo e o tamanho da sua viagem, só usando uma mala maior mesmo!

Mala de inverno compacta

A dica de ouro da mala compacta é pensar em dois looks por dia (um pro dia e um pra noite) pensando no roteiro da viagem (onde vai, o que vai fazer) numa paleta de cores que coordenem bem entre si. Se você optar por uma paleta mais neutra (mesmo que seja com cores neutras coloridas), leve cachecóis e echarpes de cores coloridas, para dar uma levantada no look.

Para escolher os melhores casacos pra levar na sua mala de frio, veja a lista com os casacos ideais para a mulher de cada estilo que eu fiz.

casacos coloridos

Quando eu faço as minhas malas, eu tiro foto dos looks pensando em cada dia, e quando faço mala de cliente, eu tiro foto dela vestida com os looks pra ela salvar no celular e depois não se perguntar “pra que eu trouxe isso?” ou “com o que eu uso isso?”. Perder tempo na viagem pensando em roupa não dá, né?

acessórios na mala de viagem

Acessórios também podem ajudar a multiplicar os looks, e ocupam menos espaço na mala de frio!

Mala de frio compacta para frio leve

Aqui vamos considerar que você vai passar o feriadão em regiões naturalmente mais quentes, como a região sudeste ou nordeste do Brasil, que fazem, durante o frio, temperaturas entre 8 e 18 graus, por exemplo.

Monte looks em camada, e considere a possibilidade de ficar com todas as peças ou ter que tirar alguma peça se sentir calor. Os looks cebola precisam funcionar com todas as camadas ou só com parte das peças, então, experimente com todas as peças (meia calça, saia, blusa, cachecol e jaqueta, por exemplo) e sem alguma peça (sem a meia-calça, sem o cachecol, sem a jaqueta…).

looks em camada para a mala de frio

Os cardigans são leves e não fazem volume na mala, então dá pra levar dois deles, pra usar quando estiver mais “quentinho”, ou para colocar entre a blusa e o casaco, para te deixar mais quentinha (e deixar o look de inverno mais interessante).

Eu falei sobre de que tecido deve ser a roupa de cada camada do look de frio, e você precisa ler esse texto se quiser saber o que levar numa mala compacta de inverno!

Mala de inverno compacta para um frio moderado

Para as dicas de mala de inverno para frio moderado vamos considerar alguns lugares da região Sul do Brasil, que não chegam a ter temperaturas negativas, mas a máxima não passa de 15 graus.

Dê prioridade para a calça jeans skinny, porque você vai poder usar de tênis, sapatilha, salto ou com botas. Também vale a pena levar uma legging mais grossa, para usar com os casacos mais compridos, trench coat ou tricôs.

O Trench coat é um ótimo investimento, porque é uma peça clássica e que pode ir por cima de vestidos e saias de todos os comprimentos, além de também combinar com os shorts e calças.

como usar trench coat

Mala de frio compacta para frio intenso

Como estou falando de uma mala de inverno para o feriadão de 4 dias, não vou considerar o frio de alguns lugares da Europa, apesar de ter quem vá e volte de lá num final de semana (Rhycaaaaaa), então vamos considerar como frio intenso lugares aqui no Sul do Brasil que têm temperatura máxima de 10 graus e é comum ter temperaturas negativas.

Nas áreas internas, como no hotel ou nos restaurantes, é comum ter sistema de aquecimento, e por isso é importante pensar nas camadas de roupas, porque você vai ficar tirando e colocando as peças sempre.

looks em camadas para a mala de frio

Aqui podemos pensar em roupas térmicas (blusas, calças e meias), que geralmente são fininhas e são ótimas opções para compor a primeira camada, além de não fazem volume na mala e de serem feitas com tecido antibactericida que permitem serem usados por vários dias seguidos sem odor – e sem que você precise levar várias peças. Se esquentar durante o dia, você pode tira-la e colocar na bolsa. Eu já falei tudo que você precisa saber sobre roupa térmica nesse outro texto aqui.

Também leve uma legging de lã e um sobretudo, que vai esquentar e combinar com todos os looks que você compôr.

Dependendo do frio, vale mais usar poucas camadas, com peças de lã ou forro de pena, porque ao entrar em locais aquecidos, você vai ter que tirar tudoooooo e depois colocar tudo de volta! 🙂

Na parte dos acessórios, não esqueça um protetor de orelha também! E uma palmilha de lã também é item indispensável pra não deixar os pés congelados (e tem em todo camelô e lojinhas desses lugares mais frios)!

Mala de inverno para o frio da Europa

Na consultoria de estilo online eu atendo pessoas do mundo todo (felizmente!!!) e por isso é comum eu atender pessoas que viajam sempre para lugares frios e pessoas que moram em lugares frios, como a Europa, e por isso, além de entender de coordenação de peças e como fazer looks em camadas, eu preciso falar sobre a composição das peças, ou seja, o melhor tecido para as peças de frio ou calor.

A foto abaixo foi enviada por uma cliente de Cuiabá, que estava montando a mala de viagem para um feriado na Europa, com o aprendizado da consultoria de estilo (sobre combinações e tecidos):

mala de frio da cliente da consultoria de estilo online

Eu sempre posto detalhes do serviço de melas inteligentes com dicas que funcionaram com as minhas clientes e também podem servir pra você lá no instagram. Clica aqui pra me seguir!

Serviço de malas inteligentes para a viagem de inverno

Se mesmo com essas dicas, você continuar achando complicado fazer mala de viagem, vale a pena ler o texto que eu falo mais sobre o serviço de malas inteligentes, que eu faço pessoalmente aqui no RJ ou online pro Brasil todo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!