icone-site-vestindo-autoestima
look em camadas

Look em camadas e o melhor tecido pra cada uma

Quem me acompanha no instagram sabe o quanto eu sou friorenta, e que mesmo morando no Rio de Janeiro eu tenho aquecedor em casa, porque sinto muito frio, mesmo num inverno não tão rigoroso.

Por isso, nessa época do ano toda a minha atenção está nos looks de inverno, e nesse texto eu vou falar sobre look em camadas e o melhor tecido pra cada uma, pra um look bem quentinho e estiloso!

Os melhores tecidos para o look de inverno

Quando a gente fala de conforto físico, é importante falar de tecido, porque é o que vai garantir que você vai conseguir ficar quentinha nos dias de temperaturas mais baixas, ou não ficar transpirando muito no calor.

Então, eu peguei esse texto aqui, de 2018, quando eu fiz um resumão dos melhores tecidos para o inverno da Europa, e estou atualizando para falar especificamente de que tecido usar em cada camada do look em camadas!

Look em camadas e o melhor tecido pra cada uma

Independente de você morar aqui no Rio de Janeiro como eu ou no Canadá, você precisa se vestir em camadas no inverno para evitar passar frio. E cada tipo de tecido é indicado para cada uma das camadas do look, por conta de suas características.

Como esse ano as temperaturas aqui no Brasil estão abaixo do normal, vou dar exemplos de looks com três camadas, mas dependendo da temperatura do lugar e de como é a sua relação com o frio, o seu look pode ter apenas duas camadas!

O importante é olhar a etiqueta pra saber que tecido está usando, porque nem sempre um casaco volumoso vai ser quente o suficiente, e aquela blusa mais fininha pode te esquentar!

Primeira camada

A peça que vai ficar na primeira camada deve ser a mais quente e a mais confortável, porque vai ser a responsável pelo isolamento térmico e conforto. Por isso vale a pena investir numa peça térmica de qualidade, tanto na parte de baixo quanto na parte de cima.

Como essas peças não criam volume, são conhecidas como “segunda pele”, mas é importante dizer que nem toda segunda pele é térmica, tá? Por isso, tem que olhar a etiqueta e ver se tem a informação de aquecimento / isolamento térmico, como nesse exemplo aqui:

As roupas térmicas estão disponíveis em diferentes gramaturas e devem ser escolhidas de acordo com a intensidade do frio e ocasião de uso. Além disso, a roupa térmica te ajuda a economizar espaço na mala, já que ela já proporciona boa parte do aquecimento necessário para enfrentar baixas temperaturas. Eu fiz um guia com todas as informações sobre roupa térmica nesse texto aqui.

Segunda camada

Para a segunda camada do look em camadas, você pode usar peças com mais respirabilidade (como o algodão, lã, cashmere ou fleece, por exemplo), para gerar mais calor, e dependendo da temperatura que você vai enfrentar, pode ser uma peça misturada com fibras artificiais ou sintéticas, que são as que mais esquentam, (como o acrílico, poliamida ou o poliéster). Atenção: Evite peças que sejam 100% artificiais ou sintéticas porque o suor tende a reduzir a temperatura corporal.

Assim, você potencializa a proteção térmica da primeira camada, e sente o toque macio e o conforto dessas peças mais pesadas, como o tricô.

Vale a pena dizer que o ideal do look em camadas é que ele funcione com todas as camadas ou continue funcionando se você precisar tirar alguma camada!

Terceira camada

A terceira camada vai te proteger de fatores externos, como o vento, a chuva e a umidade. Lembre-se que quanto mais intenso o frio, mais completo e pesado deve ser a peça do look em camadas!

Para locais com vento e ar seco, o couro, o acrílico e a lã são boas opções. Para dias chuvosos ou com mais umidade, peças de poliéster, nylon e poliamida, que você encontra nos casacos acolchoados (como a puffer jacket), pra não se molhar e secar com mais facilidade.

Dependendo da temperatura, só as duas primeiras camadas são suficientes, ou ela vai poder ser retirada quando você entrar em um lugar aquecido, ficando só com as duas primeiras camadas, que devem ser suficientes para manter o seu corpo aquecido!

Volume não é garantia de aquecimento

Não adianta nada usar um casaco super pesado e grandão, que ocupa boa parte da sua mala e te deixa enorme visualmente se o tecido não for o ideal! Então, nem sempre a pessoa que está com um casaco visualmente leve vai estar sentindo frio, e nem todo mundo que está cheio de peças volumosas está bem aquecido!

Na hora de fazer a mala de inverno, precisa pensar na temperatura que você vai enfrentar, nas condições gerais do clima e olhar a etiqueta das peças, para não gastar dinheiro com a peça errada, ocupar a mala com peças que não adiantam e ainda passar frio!

Dica extra sobre mala de inverno: vale alugar as roupas de frio, caso você não vá usá-las de novo com frequência. Você inclusive pode alugar no local da sua viagem, para economizar o espaço da mala!

Look em camadas no frio do Rio de Janeiro

Esses dias eu precisei sair de casa e fiz o meu look em camadas. Eu segui essa mesma lógica, mesmo no frio do Rio de Janeiro, considerando as minhas necessidades – já que eu sou mais friorenta.

Conseguem ver o sol entrando pela janela? Eu só usei jeans porque não precisava de muito isolamento térmico!! O jeans é um tecido poroso (algodão) e por isso permite a entrada do vento e frio, e não é o indicado em temperaturas mais baixas!

Dependendo da temperatura e do seu frio, a jaqueta jeans pode funcionar como a terceira camada, e poderia funcionar substituindo a puffer jacket nesse meu look, por exemplo, em cima do casaco de tricô!

Relembrando aqui, olhando pro look:

  • a primeira camada, perto da pele, mantém a temperatura e garante o conforto
  • a segunda camada, mais externa, aquece e permite a respiração
  • a terceira camada, de fora, protege do vento, chuva ou neve

Para finalizar, dependendo do frio, você pode reforçar a proteção dos sapatos com as palmilhas de lã, e acessórios de inverno como luvas, cachecol e gorro.

Se você tem dificuldade para se vestir em alguma situação específica (como o frio), eu posso te ajudar com a etapa de compras ou com a montagem de looks com as roupas que você já tem. Me manda uma mensagem por aqui que eu te explico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!