icone-site-vestindo-autoestima
montagem de looks

Montagem de looks: pra que serve?

A montagem de looks é uma das etapas da consultoria de estilo completa (a última etapa), mas pode ser contratada separadamente por quem quer aprender a montar looks.

Parece óbvio dizer que a montagem de looks é sobre montar looks, mas a ideia é que depois desse texto você veja esse serviço de uma forma diferente.

Como é feita a montagem de looks?

A montagem de looks é como a montagem de um quebra-cabeças: é fazer as peças se encaixarem da melhor forma. A diferença é que no quebra-cabeças só uma peça encaixa naquele espaço, e nessa etapa o objetivo é que cada uma das suas roupas encaixe / combine com o máximo de peças possível – dentro do seu estilo.

Eu quis destacar que a montagem de looks funciona de acordo com o estilo da pessoa porque uma peça pode fazer sentido com apenas uma peça pra uma pessoa e pra outra ser uma peça muito versátil e combinar com o guarda-roupas inteiro.

Um bom exemplo disso é a calça roxa dessa cliente abaixo, que me contratou para o serviço de malas inteligentes (que também é uma montagem de looks, só que para um período e situação específica).

Essa calça roxa dela rende muito mais looks do que esses 5 looks que fotografamos para a viagem, mas outra pessoa, com um estilo menos criativo que ela, talvez só use essa calça com uma blusa branca (ou nem compre uma calça roxa).

Então, o meu trabalho é entender o estilo da cliente pra saber que tipo de coordenação de peças faz mais sentido pra ela e colocar as técnicas em prática pra que ela tenha mais repertório e possibilidades.

Pra que serve a montagem de looks?

A montagem de looks serve para que a cliente consiga usar mais as roupas que ela tem no guarda-roupas (ou na mala) e tem mais dois grandes benefícios:

  • Não perder tempo na hora de escolher o que vestir
  • Não ter a sensação de que não tem roupa

Montagem de looks é economia de tempo e de dinheiro sim, e só isso já é o suficiente pra te fazer entender porque é um bom investimento, mas eu vou ser ainda mais específica e mostrar pra que serve a montagem de looks na prática.

1. Aumentar as possibilidades das peças

Desde o começo do texto eu estou falando que montagem de looks é aumentar as possibilidades das peças, mas como fazer isso, afinal?

Depende do estilo de cada pessoa. Pode ser combinando cores de formas diferentes, pode ser acrescentando terceiras peças ou usando acessórios diferentes.

Para essa cliente, por exemplo, eu sugeri fazer mix de estampas para o trabalho dela – que era super criativo e “segurava” esse tipo de look. Nesse texto aqui eu falo sobre como usar mix de estampas no trabalho.

Para essa outra cliente, também rolou fazer um mix de estampas, além de usar a camisa aberta e fechada, e fazer combinação de cores análogas e complementares, dando possibilidades diferentes com a mesma camisa, com looks mais formais e mais casuais.

Nem toda cliente vai usar mix de estampas. Para algumas clientes, as possibilidades são menores (seja pelo estilo ou dress code), mas ainda assim, alguém com técnica vai ver mais potencial nas peças e por isso vale a pena contratar uma consultora de estilo. Vou aproveitar pra dizer que eu faço esse serviço – e toda a consultoria de estilo, incluindo coloração pessoal online pro mundo todo! É só entrar em contato pra saber como funciona!

No exemplo dessa cliente abaixo, que é advogada, sugeri aumentar as possibilidades dessa blusa verde usando com uma calça vermelha no lazer (cores complementares fazem uma combinação mais ousada e criativa), e com a saia lápis e sandália vermelha (usando a mesma combinação de cores, mas de forma mais discreta) no trabalho.

Saber coordenar cores ajuda muito na hora de montar looks e aumenta consideravelmente a quantidade de looks que você vai montar com cada peça.

2. Versatilizar as peças

Como eu falei, a ideia da montagem de looks é aumentar as suas possibilidades e o repertório de cada peça, então, nesse dia, eu mostro como usar a mesma peça de formas diferentes, mudando a forma de usar, pra você conseguir usar a mesma peça no trabalho ou no lazer, num dia mais frio ou mais quente, etc.

Para essa cliente, que é juíza, eu sugeri uma combinação de cores análogas (vermelho e rosa), que é mais discreto, pra ela usar mais a calça rosa que estava parada no guarda-roupas.

No primeiro look, com a sapatilha vinho (que é uma variação do vermelho) para um dia mais casual ou um dia mais quente, e no segundo, com o blazer e salto, para uma ocasião mais formal, ou um dia mais frio.

Sobre combinação de cores, no dia da montagem de looks eu ensino a usar o círculo cromático pra depois a cliente continuar aumentando o repertório dela, com as peças novas que ela vai comprar a vida toda!

Eu explico sobre combinação de cores usando o círculo cromático nesse texto aqui.

3. Estilizar

Estilizar é incluir estilo, e pode ser com truques de stylling mais simples, como colocar a blusa pra dentro da calça, quanto transformar uma peça (ou usar a mesma peça de outra forma).

Consegue ver que colocar a blusa pra dentro da calça deixa o look mais arrumado e a silhueta dela mais bonita? A gente chama isso de truque de estilo.

Para essa outra cliente, da consultoria de estilo online, eu sugeri usar o kimono por dentro da parte de baixo, como se fosse uma blusa.

Nessa foto que eu postei lá no instagram eu mostrei que usei o macaquinho dentro da calça durante o dia na Bienal de SP, como se fosse uma camisa, e à noite, sem a calça, para ir à um barzinho.

Também já usei vestido como blusa, saia como vestido, blusa de trás pra frente, com sobreposições diferentes… e também sugiro essas maneiras diferentes de usar as peças para as clientes – se fizer sentido pra ela, como essa cliente usando a salopete como se fosse uma saia jeans:

 

Nessa outra postagem do instagram, mostrei 4 formas diferentes de usar o mesmo vestido:

Montagem de looks é sobre experimentar

Pra finalizar, queria dizer que a montagem de looks é sobre experimentar. As pessoas gastariam muito menos com roupa se experimentassem novas formas de usar as peças que já tem.

Lá no instagram eu mostrei a montagem de looks de uma cliente que contratou esse serviço separado, e tem feedback dela nos comentários:

A montagem de looks também inclui ensinar sobre o uso de acessórios, que é um jeito de estilizar e versatilizar as peças ao mesmo tempo. Aí depois as clientes me mandam foto com esses sorrisões aqui:

Hoje tem montagem de looks com uma cliente de Minas Gerais e se ela autorizar, vou mostrar alguma coisa no instagram depois. Quer fazer também? Clica aqui pra marcar a sua!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!