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O que é dress code e porque ele é importante

Na semana passada eu participei pela primeira vez de um programa de rádio, a convite da Bea de Luca, para o programa Chega Mais, da rádio Som Maior, pra falar de dress code, e apesar de já ter um texto antiguinho aqui falando sobre os como de vestir pro trabalho em diferentes tipos de formalidade, eu resolvi falar hoje sobre porque é importante ter um dress code nas empresas.

O que é dress code?

Dress code, como o próprio nome sugere, é um código de vestimenta, que vai indicar a maneira mais adequada para se vestir em determinada ocasião, que pode ser no trabalho ou em eventos sociais, como um casamento ou festas como  formatura e as festonas de red carpet, por exemplo.

O objetivo do dress code é padronizar o visual das pessoas sem um uniforme específico, fazendo com que elas estejam em conformidade com a imagem da instituição ou com a situação. Eu falei sobre a criação dos uniformes por marcas famosas para representar a cultura de um país na época das olimpíadas, e você pode ler aqui.

Uniforme da delegação do Canadá, criado pela Levi’s

Porque é importante ter um dress code?

É importante ter um dress code para o conforto de todas as partes envolvidas:

  • Conforto da empresa, que vai saber que todos os funcionários vão estar vestidos de forma adequada no trabalho (isso também serve para festas, onde o organizador vai ver todo mundo usando o mesmo tipo de roupa)
  • Conforto dos funcionários, que não precisam pensar muito sobre o que usar para trabalhar e não se sentir inadequado ou inseguro em situações onde vai falar com o diretor ou com clientes e fornecedores, por exemplo (e nas festas, isso evita o famoso climão, onde uma pessoa está super arrumadona de brilhos e salto alto e a outra mais informal, de jeans e tênis)
  • Conforto das pessoas que vão ser atendidas, que além de verem nos funcionários uma adequação e uniformidade no atendimento e no visual das pessoas, vê os funcionários de uma forma mais profissional e menos pessoal.

Eu trabalhei 12 anos em recursos humanos antes de trabalhar como consultora de estilo, e entendo o lado da empresa que define um dress code mais rígido e até mesmo um uniforme.

E quando a empresa faz isso, não é por causa de preconceito com o estilo pessoal das pessoas, mas sim por causa da preocupação com a adequação da imagem do profissional à da organização. Afinal, cada funcionário é um representante da marca.

É óbvio que não posso deixar de citar que ainda existe muito machismo na definição do dress code, e especialmente quando falamos de roupa das mulheres, e eu falei um pouco disso nesse texto aqui, sobre o que aconteceu com a vereadora Camila Valadão.

Tipos de dress code

É importante dizer que existem tipos diferentes de dress code, desde o mais rígido, até o mais flexível, esses são os tipos mais comuns:

  • Dress code super formal / traje social completo: todos os funcionários devem usar terno e gravata ou terninho / tailleur com salto alto, no caso das mulheres, e geralmente em cores neutras como preto e branco ou azul marinho.
  • Dress code formal: Ainda exige o uso de alfaiataria, mas pode ter alguma modernidade, como um blazer com a modelagem mais “na moda”, outras cores (mas sempre neutras escuras) e as camisas já podem ter estampas (clássicas). O sapato das mulheres também deve ser alto e fechado aqui.
  • Dress code semi formal ou semi casual: Aqui existe uma flexibilidade maior e os funcionários já podem usar mais cores, texturas e modelagens diferentes, e as mulheres já podem usar sapatos sem salto!
  • Dress code casual: Ainda tem um dress code, ou seja, ainda tem um manual dizendo o que os funcionários podem ou não usar (que pode incluir decote ou transparência, por exemplo), mas já é permitido o uso de jeans, camisetas, tênis, mais cores e acessórios, além de as mulheres poderem usar sandálias abertas.

Hoje em dia a tendência é cada vez mais as empresas flexibilizarem mais (principalmente depois do home office) e até mesmo aderirem ao movimento “no dress code”, ou seja, a ausência de uma política de vestimenta, onde os funcionários estarão realmente livres para escolher as suas roupas.

O que determina o tipo de dress code?

As empresas têm diferentes objetivos e desejos de imagem (como eu falei no texto dos uniformes nas olimpíadas) e o dress code é influenciado, inevitavelmente, pela profissão que você exerce, o ambiente de trabalho e o seu nível hierárquico.

Em geral, quanto mais tiver interação dos funcionários com os clientes, mais rígido vai ser o dress code. Isso acontece para garantir que o cliente veja os funcionários de forma séria, profissional e íntegra – características associadas muitas vezes à uma vestimenta mais formal.

As empresas de varejo em geral tendem a adotar uniformes para facilitar que os clientes identifiquem os funcionários e para comunicar uma imagem corporativa mais séria.

Por outro lado, startups e empresas de tecnologia, moda, marketing e comunicação, em geral, adotam dress code mais casual.

O dress code também pode estar relacionado à promoção da saúde e segurança dos funcionários, como é o caso de profissionais que trabalham com materiais químicos ou inflamáveis, alimentação, atendimento médico ou em obras, por exemplo.

Na semana passada eu falei sobre o novo uniforme das aeromoças da empresa aérea SkyUp airlines, que trocou o salto alto e saia lápis por calça comprida e tênis para que elas tivessem mais conforto e mobilidade durante o vôo – sem perder a imagem de adequação e profissionalismo e a elegância.

O dress code e o estilo pessoal

O dress code poderia ser um problema a menos no guarda-roupa das pessoas, já que é um facilitador na hora de escolher a roupa mais adequada para cada situação.

Mas ainda assim, muitas pessoas contratam a consultoria de estilo mesmo trabalhando em uma empresa com o dress code definido ou para comprar roupa para um evento específico por não saberem como obedecer ao dress code e imprimir personalidade e estilo ao mesmo tempo.

Isso acontece porque além de os conceitos de adequação, sexy, formal e informal serem muito amplos e desconhecidos de algumas pessoas, a tendência é as pessoas repetirem um padrão, ou seja, copiarem o tipo de roupa que a maioria dos funcionários já usa, por medo de errar.

Existem várias maneiras de adequar o dress code ao estilo pessoal, como eu falei nesse texto aqui sobre parecer formal de uma maneira mais jovem, por exemplo.

Também já falei aqui sobre como as atrizes estão quebrando a formalidade das festas no red carpet, imprimindo estilo e personalidade, trocando o salto por sapatos mais confortáveis, por exemplo.

Se mesmo depois de todas essas referências você ainda precisar da minha ajuda, entre em contato por email para saber como a consultoria de estilo pode te ajudar, presencialmente aqui no Rio, ou online pro mundo todo!

É muito comum as pessoas me contratarem e falarem do dress code da empresa, e eu ajudo a juntar a adequação ao estilo pessoal da cliente, como eu sempre mostro aqui ou lá no instagram.

E eu já estou acostumada com vários tipos de dress code, estilos e culturas diferentes. Esse ano eu tô com cliente até no Japão, e até mostrei uma curiosidade da etapa de compras dela lá no instagram:

 

 

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Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!