icone-site-vestindo-autoestima
home office quarentena

O que usar enquanto fizer home office na quarentena

Alguns estados do Brasil estão fazendo quarentena para evitar maior contágio pelo coronavírus (Covid-19) e uma das ações realizadas pelas empresas para diminuir o contato social foi colocar as pessoas em home office, ou seja, trabalhando remotamente de suas casas, e daí surgiu a necessidade de falar sobre o que usar enquanto fizer home office na quarentena.

Como home office é uma realidade pra mim desde 2015, quando eu comecei a trabalhar como consultora de estilo, nada disso (além do coronavírus, óbvio!) é novidade pra mim, e eu já tive clientes com essa demanda, e por isso em 2017 eu fiz esse texto aqui dando dicas sobre como se vestir para trabalhar em home office.

Então vale a pena ler os dois textos e garantir mais produtividade nesses dias difíceis de quarentena que vamos enfrentar até que o coronavírus não seja mais uma ameaça!

Porque um texto sobre o que usar enquanto fizer home office na quarentena?

Para muitas pessoas, como uma das minhas melhores amigas (que trabalha numa grande empresa do ramo alimentício em São Paulo), essa vai ser a primeira vez que estarão trabalhando em home office, e além de ser uma novidade, que já é um fator estressante, existe a pressão da produtividade, o medo de não dar conta do trabalho, a tristeza que a solidão traz, além do medo do futuro, já que essa pandemia vai afetar muito a economia do mundo.

Então, enquanto cada um faz a sua parte, eu estou fazendo a minha, dividindo com vocês o conceito de cognição indumentária, que explica porque vale a pena “se vestir pra trabalhar” mesmo enquanto fizer home office:

Cognição indumentária e a roupa de home office

Cognição indumentária foi o termo dado a uma pesquisa realizada com dois grupos de pessoas, para provar a teoria que fala do efeito das roupas no nosso cérebro, que afeta diretamente a forma como pensamos, nos comportamos e nos sentimos.

Nessa pesquisa, foi observado que o grupo que recebeu um avental branco e a informação de que era “um avental de médico” demonstrava uma habilidade de prestar mais atenção aos detalhes e um comportamento mais cuidadoso que o outro grupo, que achava que o avental branco era de um pintor.

No texto de 2017 eu falei sobre o que acontece quando o Peter Parker coloca a roupa de homem aranha, e vale a pena falar que todos os super-heróis “descobrem” poderes quando vestem as suas “roupas de trabalho”, e é disso que se trata a roupa de trabalhar em home office!

A ideia é despertar o corpo e fazer a mente entender que mesmo estando em casa (e provavelmente com crianças por perto, já que as escolas também estão fechadas!) você está em horário de trabalho, e pra isso que o ritual de tomar banho e colocar “roupa de trabalhar” funciona.

A gente está em um momento delicado, com um monte de preocupações sobre as consequências do coronavírus, e tudo que você puder fazer pra te dar foco, vai ser importante!

Existe roupa de home office?

A não ser que você vá fazer atendimentos ou reuniões pelo computador (como eu falo com as minhas clientes da consultoria de estilo online), você não precisa usar nada que te deixe desconfortável, já que provavelmente você não tem uma estrutura física ideal, como tem na empresa.

Eu sempre falo sobre a intenção da roupa que a gente veste, e para fazer home office isso também vale. O meu trabalho exige criatividade e habilidade social, por exemplo (eu preciso parecer acessível, confiável e acolhedora), então, eu uso roupas que comuniquem essas habilidades pro outro, mas que também me façam me sentir assim – lembra que a roupa é capaz de mudar nossas sensações, pensamentos e nossos comportamentos! 🙂

Você não precisa se vestir como estaria trabalhando na empresa. Não precisa colocar blazer ou salto alto pra se sentir mais produtiva (eu particularmente tô sempre descalça em casa)! Mas inclua na sua rotina arrumar o cabelo, passar uma maquiagem (se isso faz parte da sua rotina!), e evite trabalhar de pijama! Existem roupas tão confortáveis quanto o pijama que pode ser uma boa opção, e são chamadas de loungewear – que eu expliquei aqui.

Dá pra se sentir confortável com roupas mais arrumadinhas, e uma dica que pode ajudar é trocar as peças de algodão e malha por peças de tecido plano, por exemplo, que são mais arrumadinhas! Eu falo sobre a diferença de malha e tecido plano nesse texto aqui!

Espero ter ajudado. Um beijo (de longe rsrs) e me segue no instagram pra mais dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!