Vestindo Autoestima

O que usar na entrevista de emprego?

Quem me acompanha aqui no site ou lá no instagram sabe que além de ser consultora de estilo desde 2014 eu sou psicóloga e trabalhei em recursos humanos por 12 anos, entrevistando candidatos para vagas de emprego em empresas de segmentos e tamanhos diferentes, e para vários tipos de cargos diferentes, e é com essa experiência que eu vou falar hoje sobre o que usar na entrevista de emprego.

As pessoas se preocupam tanto com o que usar na entrevista de emprego (por saberem que precisam causar uma boa primeira impressão além do currículo) que a internet está cheia de conteúdos sobre o assunto, mas fica comigo que você vai ver que esse artigo é diferente de tudo que você já leu sobre como se vestir para uma entrevista de emprego por aí!

Não existe só uma roupa pra entrevista certa

Ao contrário do que algumas consultoras de estilo teimam em dizer por aí, você não precisa vestir blazer ou peça de alfaiataria para fazer uma entrevista de emprego – especialmente se você estiver concorrendo a uma vaga de estágio ou primeiro emprego, porque esse tipo de roupa custa caro, e nesse começo da sua vida profissional, você não tem dinheiro para isso, e as empresas entendem isso (ou pelo menos deveriam entender, né?).

É importante sim se preocupar com o que usar na entrevista de emprego, mas não precisa se preocupar em estar elegante e – principalmente, parecer quem você não é.

Além disso, cada vaga de emprego tem um perfil diferente, de acordo com a empresa e o cargo que você vai ocupar, e saber essas duas informações vai te ajudar MUITO na hora de decidir o que usar na entrevista de emprego, e eu vou te explicar porque.

Como decidir o que usar na entrevista de emprego

Ser uma pessoa comunicativa não é uma característica boa pra todas as vagas de emprego, e nem saber trabalhar em equipe, ou qualquer outra competência técnica ou comportamental. Isso acontece porque tem vagas que você vai trabalhar sozinho ou num cargo que demanda muita concentração, e aí, nesses casos, essas características que seriam positivas em outras vagas, são negativas nessas outras. Entende?

o que usar na entrevista de emprego

O mesmo acontece com roupa. Você parecer sério demais, formal demais, elegante demais, arrumadinho demais pode não funcionar pra vários tipos de vagas e empresas, por conta do perfil da equipe ou da cultura da empresa mesmo.

Imagina você se vestir de blazer e salto alto numa vaga de assistente enquanto sua chefe usa jeans e tênis? Ou você usar peças formais em cores neutras numa área onde todo mundo é bem criativo (tipo uma agência de publicidade ou empresa de moda) enquanto todo mundo é mais colorido e descontraído.

Atenção: Isso NÃO significa que você vai se vestir igual às pessoas, e sim que você deve entender se o ambiente é mais formal ou informal, mais moderno ou mais clássico, mais tradicional ou mais criativo, e imprimir o seu estilo dentro disso, pra parecer (e se sentir) adequado. Além disso, é possível incluir seu estilo na roupa de trabalho mesmo com um dress code específico – e é exatamente esse o meu trabalho na consultoria de estilo. Esse vídeo lá do meu instagram mostra um bom exemplo disso:

A primeira coisa que você vai considerar na hora de escolher o que usar na entrevista de emprego é o perfil da vaga. Quanto mais informações sobre a vaga e a empresa você tiver, melhor. Anota essas dicas:

Aproveita que vai pesquisar sobre a empresa pra mostrar que você conhece / entende o que ela faz, e usa essas informações a seu favor!

Espero que essas dicas te ajudem. E se você for aprovada e quiser saber como se vestir no trabalho de acordo com o dress code da empresa, dá uma lida no texto que eu já escrevi aqui sobre o assunto!

Sair da versão mobile