Atualmente eu estou com uma cliente da consultoria de estilo online que é vegana, e por conta dessa demanda dela, eu conheci algumas marcas para indicar pra ela na etapa de compras, e resolvi fazer esse texto pra indicar onde comprar sapato vegano.
Esse texto também vai servir pra quem quer começar a consumir de forma mais consciente e quer comprar itens sem nenhum item de origem animal e sem crueldade.
Dicas sobre onde comprar sapato vegano
Infelizmente, o mercado vegano ainda é muito pequeno, e a maioria das lojas é online ou muito pequena ainda, o que faz com que comprar sapato vegano não seja fácil e nem muito barato, mas vale a pena conhecer essas marcas e procurar um modelo que te agrade e caiba no seu orçamento:
Insecta Shoes
É a minha marca favorita, por causa do estilo dos sapatos (unissex) e por ser a marca de sapatos veganos mais ecologicamente corretos dessa lista.
Os sapatos, ecobags e mochilas são feitos de plástico reciclado, borracha de sapatos triturada, tecidos já utilizados e do excedente têxtil da própria produção.
Agora durante a quarentena eles lançaram uma linha de pantufas igualmente maravilhosas!
Nesse texto aqui eu falei que as marcas iam influenciar o comportamento de compra durante e depois do Coronavírus, né? Esse é um dos exemplos!
Use Lapa
A Use Lapa é uma marca carioca (como eu) que eu ainda não conheço pessoalmente, mas já admiro pacas, e assim que a pandemia permitir, vou numa loja deles e conto pra vocês lá no meu instagram.
A marca usa tecidos feitos com a trama da garrafa pet, garantindo zero emissão de carbono, uso de água e de processos químicos, o que é muito sustentável.
Vegano Shoes
A Vegano Shoes usa matérias-primas recicladas como câmaras de ar e lonas de caminhão para fazer os sapatos e botas, além de acessórios como bolsas e carteiras.
Kasulo
A Kasulo tem uma linha de sapatos bem autoral, com carinha de pantufa – só que bem mais estilosa! Além disso, é uma marca sustentável também.
A marca também tem outros modelos (como botinhas) e pantufas de verdade!
Linus
A Linus é uma sandália vegana, feita 100% de material reciclável e que tem como slogan “no caminho do bem” – justamente por fazer o tipo de moda que eu gosto e acredito. Além disso, é a marca idealizada por uma mulher, é confortável e tem um design incrível!
Eu tenho duas Linus (na minha cartela de coloração pessoal, óbvio!), e além de usar, eu também indico para as minhas clientes.
Piccadilly
Uma das maiores surpresas da minha pesquisa foi descobrir que a Piccadilly, que é uma marca bem antiga e tradicional, é 100% vegana!
Eu já usei muito Piccadilly quando ainda tinha poucas opções de sapato na numeração 33 (pois é, eu calço 33 hahaha) e tem opção de modelos para todas as idades e estilos.
Urban Flowers
Tem um estilo beeeeem parecido com o da Insecta Shoes, e por isso também é uma das minhas marcas favoritas.
Os coturnos e oxfords coloridos e estampados e o tênis Ventura (com uma pegada com cara de Vans) são os mais interessantes, e a marca também vende roupas e acessórios.
Nessa foto eles mostram o quanto são sustentáveis e preocupados com o Planeta:
Será o benedito
Quem está procurando botas para caminhadas e trilhas e outros tipos de sapato vegano encontra na Será o Benedito, que também tem outros modelos de sapatos feitos de materiais reciclados.
A marca também vende roupas e acessórios femininos e masculinos bem estilosos.
Zaab Shoes
Para quem mora aqui no Rio, vale a pena conhecer o Zaab shoes, que é uma marca própria de sapato vegano do Coletivo Zaab, que reúne várias marcas autorais no mesmo espaço. Nessa foto, do início desse mês, eu estou com a Marina Dolabella, uma das donas da marca. Eles vendem online também!
Eu falei sobre comprar em um coletivo de marcas nesse texto aqui. Vale a pena ler, especialmente agora, na quarentena, quando marcas pequenas estão sofrendo mais.
Amhisa
A Amhisa foi a primeira fábrica de sapatos exclusivamente veganos do mundo, e o seu nome vem de uma palavra do sânscrito que significa “sem lesões”, o que é cara da proposta da marca.
Além disso, a Ahimsa se compromete a ajudar o consumidor a fazer um descarte sustentável dos produtos que são derivados do plástico, como o poliuretano (PU).
King55
A King55 é uma marca de sapatos e roupas femininas e masculinas, e que produz os sapatos veganos de forma artesanal e sustentável.
Eu não conhecia a marca antes de resolver fazer esse texto, e virei fã. Com certeza vou indicar para outras clientes e clientes da consultoria de estilo masculina.
Vegalli
A Vegalli eu também conheci durante essa pesquisa, e vi que além de vegana é uma marca sustentável (porque dá pra ser uma coisa só) e se preocupa em usar o mínimo de água possível durante a produção dos sapatos. No final desse texto eu também vou falar que nem todo sapato sem couro pode ser considerado um sapato vegano.
Projeto Base
É uma marca pensada na sustentabilidade como estilo de vida, com sapatos pensados no conforto de quem vai optar por andar a pé ao invés de usar carro. Maravilhoso!
Além disso, também é uma marca inclusiva, tendo modelos femininos de numeração 33 ao 44!
A marca também é uma boa opção para quem gosta de modelos minimalistas!
Pés de algodão
É a marca que uma amiga vegana compra os seus sapatos veganos e me indicou, então, eu confio bastante. Ela conheceu a marca numa feira de produtos veganos, e também é uma marca carioca.
Além de ter várias opções de modelo, também tem grade de numeração do 33 ao 40!
Nem todo sapato sem couro é vegano
Muita gente acha que basta substituir o couro por um material sustentável para ter um sapato vegano, mas isso não é verdade, já que a maioria das marcas usa um tipo de cola de origem animal, feita a partir de cascos de porcos e bois.
Então, vale a pena pesquisar sobre essa informação na hora de comprar o seu sapato vegano com as marcas tradicionais e optar, sempre que possível, por uma marca vegana, se isso for tão importante pra você quanto é para essa minha cliente!