A frase “cooperar é melhor que competir” nunca foi tão real no mundo da moda quanto agora. Com a pandemia, ficou ainda mais difícil manter uma loja física e pagar aluguel e todos os custos sozinho, e dividir um espaço com outras marcas resolveu não apenas essa questão quanto reforçou a ideia de que a gente vai mesmo muito mais longe quando a gente caminha acompanhado.
No texto de hoje eu vou falar desse conceito de loja ainda pouco conhecido e explicar porque comprar em um coletivo de marcas.
O que é um coletivo de marcas?
Antes de responder à pergunta, vale explicar o que é um coletivo de marcas, e como o próprio nome sugere, é um espaço colaborativo, que reúne várias marcas (geralmente slow fashion e autorais) no mesmo espaço físico.
Coletivo Zaab
Marina Dolabella, que está a frente do Coletivo Zaab, em Ipanema (zona sul do RJ), é a pessoa responsável por fazer uma curadoria criteriosa, com marcas autorais e uma pegada sustentável, junto com a sua mãe e sócia, a arquiteta Monica Dolabella.
A loja, criada em 2017 na Barra da Tijuca, reúne marcas com estilo fiel ao lifestyle carioca, com um moda descontraída e atemporal, além do viés sustentável, que combina com os conceitos de vida da Marina, que é vegana.
Atualmente, além de roupas, biquínis, sapatos e acessórios, produtos de skincare também fazem parte da carteira de produtos.
Algumas marcas presentes no Coletivo Zaab:
Cada participante paga um aluguel de acordo com o espaço e a posição que ocupa na loja (hoje localizada em Ipanema, na Zona Sul do Rio), o que possibilita que as marcas tenham uma visibilidade e um espaço físico de acordo com as suas possibilidades e objetivos, valendo o custo-benefício.
Os contratos são trimestrais, e por isso, existe uma rotatividade maior de marcas em alguns momentos, e essas marcas estavam no Coletivo Zaab em Março/2021, quando estive na loja pela última vez. Eu mostrei lá no instagram quando eu conheci o espaço, lá em Ipanema.
1- Eze Denim
De longe uma das marcas mais interessantes da loja, a Eze Denim é uma marca sustentável e tem peças jeans recicláveis e numeração que começa no tamanho 34!
2- Makai Bikini
Uma das marcas onde você consegue comprar biquíni de tecido biodegradável, e nadar no mar sem poluir a natureza!
3- Zaab Shoes
A Zaab Shoes é uma marca própria da loja, onde todos os sapatos são veganos!
4- Y.m.p.a.r.
A y.m.p.a.r é uma marca de acessórios coloridos que tem como matéria prima principal a cerâmica plástica, conhecida em outros países como polymer clay. É um material atóxico, pode ser reciclado e resinificado em outros produtos, por isso toda a confecção é feita de maneira consciente para que tenha desperdício mínimo. É leve, flexível, resistente, a prova d’água e pra durar a vida inteira!
5- Varal circular
O varal circular é a parte que vende peças usadas, o brechó do coletivo.
Além dessas marcas, existem outras marcas de biquíni, marcas masculinas e femininas, outras marcas de acessórios e produtos para skincare. Para saber mais sobre as marcas presentes, vale a pena ficar de olho no instagram do Coletivo Zaab!
Assim que a quarentena permitir, eu vou mostrar lá no instagram tudo que eu e o Coletivo Zaab estamos planejando para deixar a experiência de compras das mulheres cariocas mais interessante!
Porque comprar em um coletivo de marcas
Quem acompanha o meu trabalho aqui e no instagram sabe que eu sou militante do locavorismo, que é o conceito de consumir do pequeno produtor / empreendedor local, e por isso eu estou sempre conhecendo e divulgando marcas pequenas para as minhas clientes e seguidoras.
Eu também sou a favor do consumo consciente e de consumir marcas que pensam em moda sustentável e com propósito, além de incentivar o trabalho de outras mulheres empreendedoras. E comprar em um coletivo de marcas é como ir a um shopping onde todas as marcas têm esse mesmo perfil!
O coletivo pioneiro foi o Carandaí 25, que começou em 2013 com eventos itinerantes, e depois cresceu e foi trazendo mais marcas e fazendo showrooms nacionais e internacionais, workshops, pop up’s, campanhas e agora tem um marketplace online.
O movimento Carandaí 25 continua ajudando a movimentar o mercado nacional incentivando a produção independente, autoral e em pequena escala.
Aqui no Rio também tem o Coletivo Fértil, com o mesmo conceito, no Shopping Rio Sul, onde eu também já levei clientes na etapa de compras.
Também foi no Coletivo Fértil que eu fiz um trabalho sobre coloração pessoal junto com as meninas da Dupla Carioca, em 2019 (que também fizeram a coloração pessoal comigo, em 2015).
Olha essa carinha de neném que a gente tinha aqui, quando eu fiz a análise de coloração pessoal delas!
E foi através da Dupla Carioca que eu conheci a Marina, do Coletivo Zaab, e é assim, se unindo, que as mulheres estão ganhando mais força!