Tenho visto alguns perfis e portais de moda falando sobre o Quiet Luxury como se fosse algo que está na moda e que todo mundo pode aderir / copiar, quando na verdade, é algo bem longe de ser uma tendência.
Quiet Luxury é sobre luxo, e o luxo não é pra todo mundo. E esse tipo de luxo, especificamente, é pra bem poucos, já que a grande minoria da população mundial tem dinheiro o suficiente pra isso. Mas, vamos por partes.
O que é Quiet Luxury?
Como o próprio nome já diz, Quiet Luxury é o “luxo silencioso”, que é justamente o contrário da ostentação de logo nas peças mais caras como a Gucci, Louis Vuitton e a Prada que têm um apelo popular maior (e justamente por isso é tão desejada, a ponto de ter falsificação em massa, tanto em lojas online, como a Shopee, quanto em lojas populares no mundo todo.
Eu já falei aqui sobre os motivos que levam alguém a comprar uma bolsa falsificada, e entre esses motivos está o status que essas peças dão pra quem as usa, porque as outras pessoas reconhecem o valor que a pessoa pagou nelas.
Dá pra entender o quanto as marcas que são consideradas luxo são de outro nível justamente porque só essa pequena parcela de pessoas consegue reconhecer as peças dessa estética “Quiet Luxury”, e perceber quanto que aquela pessoa pagou na peça, ao contrário do que acontece quando vemos alguém com uma bolsa Chanel, por exemplo, que é uma marca de luxo e todo mundo sabe que é cara, mas que é acessível porque a maioria das pessoas consegue reconhecer a sua logo e algumas características das suas peças mais clássicas.
O que tem num look Quiet Luxury?
Se esse luxo ostentado é mais visível, porque a logo e as referências visuais das peças são mais conhecidas, como identificar um look considerado Quiet Luxury?
Algumas características do Quiet Luxury são mais identificáveis, e o minimalismo é o mais citado nos textos e posts sobre o assunto.
É importante dizer que apesar de o Quiet Luxury ser minimalista, nem todo minimalismo é luxuoso ou caro. Não basta usar uma camiseta branca e uma calça jeans para estar dentro dessa “tendência”. A camiseta e a calça jeans precisam ser caras, tão caras que só você vai saber quanto pagou nelas e o quanto as peças são boas, se você estiver num lugar onde as outras pessoas não têm essa referência.
O Quiet Luxury é muito sobre a qualidade das peças. É a qualidade das peças que faz que ela pareça uma peça boa, porque o caimento é perfeito no corpo (mesmo não tendo sido feita sob medida), a modelagem é bonita, o tecido e os detalhes (como botão, zíper, etc) são bem feitos, e na maioria das vezes discreto / silencioso.
E enquanto o minimalismo está acessível pra todo mundo, a qualidade nem tanto, porque muitas coisas de qualidade são mais caras – o que não significa que tudo que é bom seja caro, e muito menos que tudo que é caro seja bom. E aí quando alguém diz que Quiet Luxury é uma tendência, tá vendendo a ideia de que é algo que a gente pode ter se quiser, mas a grande maioria da população mundial não tem acesso à essas peças e a esse conceito em geral. O Quiet Luxury é sobre inacessibilidade. Se essas peças ficarem populares, serão substituídas por outras ainda mais caras, que só poucas pessoas terão acesso de novo.
Vale dizer aqui que a moda sempre foi uma ferramenta de separação social, para mostrar poder e status desde a antiguidade. A maior parte da população vai ter acesso às tendências em lojas de departamento, com qualidade inferior, ou vai comprar peças falsificadas para se sentirem pertencentes, mas isso não vai acontecer com o Quiet Luxury, já que são marcas com pouco apelo comercial, justamente porque o luxo é para poucos terem acesso, e ainda que sejam falsificadas, o fato de serem baratas já elimina o luxo da peça.
Falar que Quiet Luxury é tendência só faz a gente desejar mais uma coisa que a gente nunca vai ter, e gerar mais angústia nas pessoas, e é essa a parte que eu menos gosto na moda.
Marcas Quiet Luxury
Como eu falei lá no início do texto, marcas de luxo como a Prada e a Chanel são luxuosas, famosas e caras mas não são consideradas marcas da estética Quiet Luxury por conta dessa identidade visual mais acessível, seja por causa da logo ou por terem modelos clássicos que são peças de desejo há tanto tempo que já são falsificadas para que mais pessoas tenham a sensação de terem essas peças – que é exatamente o oposto das marcas Quiet Luxury, que querem se manter inacessíveis e conhecidas apenas por quem é o seu público alvo, e consome suas peças sem a necessidade de muita publicidade – de novo, sendo mais silencioso. Mas, pra quem tem curiosidade de saber quais marcas são vistas assim, vou citar algumas:
- Bottega Veneta (que eu falei nesse post aqui, lá no meu instagram)
- Brunello Cucinelli
- Celine
- Gabriela Hearst
- Hermés
- The Row (marca fundada pelas gêmeas Olsen)
E se você não conhece nenhuma delas, tá tudo bem. Nem eu, que trabalho como consultora de estilo desde 2014 e estudo moda conheço o mercado de luxo, por não ser a minha realidade e nem a realidade da maioria das minhas clientes, como eu contei aqui.