Vestindo Autoestima

Roupa de academia: Seu guia completo 2024

Eu faço academia na Bodytech desde 2018, e a primeira coisa que eu fiz ao decidir começar a me exercitar (por conta de dores na coluna e ansiedade) foi pensar na minha roupa de academia.

Como eu sou consultora de imagem e estilo desde 2014, já entendia sobre tecido, modelagem, como combinar as cores e o meu estilo pessoal, então não tive problemas, mas nesse texto eu vou dar todas as dicas necessárias pra você comprar bem a sua roupa de academia – e cuidar bem das peças depois!

Como escolher a roupa de academia?

Não existe uma roupa de treino certa para todo mundo, e apesar de ser consultora de estilo, eu não estou falando só sobre o seu estilo pessoal, e sim sobre a roupa certa para o tipo de exercício que você faz, o seu tipo de corpo e a sua rotina de cuidados com as peças também. Também vou indicar onde comprar roupa de academia barata nesse texto!

1- Pense nos seus movimentos

A roupa de academia precisa ser aliada dos seus movimentos, e te dar flexibilidade e liberdade nas medidas certas. Pensar nos movimentos que você vai fazer também vai te ajudar a multiplicar os looks de academia:

Nos dias de malhar perna, vale usar aquela blusa ou top que te incomoda nos braços (ou não te deixa transpirar por causa do tecido errado) mas você adora, e nos dias de braços e costas dá pra ir com um shorts mais curtinho ou com um macacão que te deixa desconfortável em algumas posições, sabe?

2- Escolha modelos e tecidos confortáveis

Quando a gente fala de conforto, isso inclui o toque do tecido na sua pele, se ele é flexível e se deixa o seu corpo respirar, além da sensação térmica também. Assim como a roupa de yoga e pilates é diferente da roupa da musculação e lutas, a roupa de academia de quem faz crossfit num galpão não vai usar a mesma roupa de quem malha no ar condicionado!

É importante dizer que o melhor tecido para as roupas de academia vai depender do tipo de exercício que você vai fazer, se é um exercício em academia ou outdoor, e temperaturas que você vai pegar. Para os looks pra usar na musculação e pilates, por exemplo, os tecidos mais indicados são a poliamida e a microfibra com elastano, que apesar de serem sintéticos, deixam o corpo transpirar e são confortáveis (e por isso também são usados para produção de lingerie).

Decathlon roupas esportivas

Na foto acima, eu estava na Decathlon, que tem muitas opções de roupas esportivas separadas por tipo de atividade física ou tipo de clima, pra ajudar na compra!

O poliéster também é muito usado, e apesar de secar rápido e durar bastante, deve ser evitado na legging feminina (porque não permite a troca de temperatura e deixa a região íntima muito abafada) e nos tops sem forro também, pelo mesmo motivo.

Peças de poliéster também tendem a reter o cheiro de suor, então, se você transpira muito, vale investir numa peça mais fresquinha como a poliamida ou a microfibra! Para dias mais frios, peças mais largas e atividades que exigem pouco esforço físico (e consequentemente menos suor), pode ser de poliéster sim!

Alguns tecidos têm tecnologias específicas, como proteção UV, tecnologia anti-odor, proteção térmica e modelagens que favorecem o conforto e a flexibilidade que os esportes exigem, com a beleza que a gente gosta! Eu falei tudo que você deve saber sobre tecidos nesse outro texto aqui.

3- Considere o seu estilo pessoal

Você sabe que a endorfina é o hormônio da felicidade liberado durante os exercícios e responsável pela sensação de bem estar que a gente sente, né? Um outro hormônio da felicidade chamado dopamina pode ser estimulado usando peças coloridas para treinar!

Bora fazer a sua análise de coloração pessoal e descobrir sua cartela de cores comigo? Assim é muito mais fácil as peças combinarem entre si e você conseguir multiplicar os seus looks de academia!

Além das cores, vale pensar se você prefere peças lisas ou estampadas, top ou regata / camiseta, calça legging ou bermuda / shortinho, usar conjuntinhos ou combinar peças que você comprou separadas?

Onde comprar roupa de academia barata?

Quando alguma cliente da consultoria de estilo pede indicação de roupa de academia barata, eu indico duas marcas que eu também uso:

Como lavar a roupa de academia?

Toda roupa vem com um “manual de instruções” na etiqueta, e com a roupa de academia não é diferente. E apesar de terem alguns cuidados mais gerais, como as 4 dicas que eu citei abaixo, é mais eficaz seguir as instruções da etiqueta da peça, que é sobre essa peça específica!

1- Lave a roupa de academia à mão ou no ciclo delicado da máquina de lavar (sem água quente);

2- As roupas fitness geralmente têm poliéster, poliamida e elastano na sua composição, e por isso o uso de amaciante não é muito indicado;

3- Não centrifugue as roupas esportivas e nem torça com força. O ideal é espremer essas peças com delicadeza, para tirar o excesso de água;

4- Deixe secar à sombra. Nada de colocar as roupas de academia na máquina de secar ou no sol.

Por último, mas não menos importante: Não coloque as peças molhadas de suor no cesto de roupa suja. É importante deixar a peça secar completamente antes, se você não for lavar imediatamente depois de chegar em casa. Lembre que cuidar da peça e fazer ela durar mais também é uma forma de praticar o consumo consciente!

Sair da versão mobile