icone-site-vestindo-autoestima
fibra de bambu

Roupa de fibra de bambu é boa?

Eu falo muito sobre tecidos aqui, e como hoje é o início do verão, resolvi falar sobre algumas opções de tecidos para os dias mais quentes, e vou começar pela fibra de bambu.

Apesar de a indústria têxtil já usar a fibra de bambu na produção de roupas há uma década, muita gente só ouviu falar de produtos feitos com essa matéria-prima na decoração ou até mesmo nos colchões, e além de falar de como é a roupa feita de fibra de bambu, também vou falar da polêmica que envolve esse assunto.

O que é a fibra de bambu?

Eu sempre falo para olhar a etiqueta interna das peças para entender do que é feita a peça que você está comprando e como cuidar dela, mas você não vai ver “fibra de bambu” escrito na etiqueta, e sim viscose, porque esse é o nome comercial do tecido.

A viscose é uma fibra artificial feita da celulose, assim como a fibra de bambu, que também passa por processos químicos para ser transformada em fios têxteis.

Como o tamanho da fibra de bambu é menor que o necessário para o processo de fiação (tem de 2 a 6 mm de comprimento, enquanto um fio necessita de, no mínimo, 30 mm) a fibra de bambu pura não serve para a tecelagem, e por isso precisa ser misturada a outras fibras, naturais ou sintéticas. Em geral, essas fibras são:

  • o poliéster (sintética e mais quente),
  • o algodão e o linho (naturais); ou
  • a viscose (sintética).

É essa mistura que vai definir se o tecido é fresquinho ou não e se é um bom tecido para a sua rotina de cuidados, como o modo de passar e lavar a peça, que muda de acordo com o tecido.

Roupa feita de fibra de bambu é boa?

Esse conjuntinho de loungewear (que é meio pijama, meio roupa de ficar em casa / home office), por exemplo, é MUITO fresquinho, macio e confortável, porque a sua composição é 95% algodão e 5% linho.

Nesse caso ele é ótimo para o verão, porque tanto o algodão quanto o linho são fibras naturais, e deixam a roupa com um toque macio, leve e confortável, além de deixar o corpo respirar.

A dica na hora de comprar uma roupa de fibra de bambu é olhar a etiqueta e ver a composição do tecido, lembrando que quanto mais fibras naturais (como o algodão e o linho) ou viscose (que também é uma fibra sintética como a fibra de algodão), mais fresquinha vai ser a roupa, e quanto mais poliéster, mais quente o tecido vai ser.

Nesse texto aqui eu faço uma comparação entre o algodão e o poliéster e vale a pena ler pra entender melhor.

Fibra de bambu é sustentável?

No começo do texto eu falei que ia contar uma polêmica, e a questão é em torno da suposta fama de sustentabilidade do tecido feito com a fibra de bambu.

Como eu falei, a fibra de bambu é uma viscose produzida de forma sintética, e precisa passar por um processo químico muito prejudicial à natureza para virar um fio têxtil, ou seja, é um tecido é sintético. Além disso, a fibra de bambu normalmente está misturado com poliéster, e por isso não é considerada sustentável ou ecológica.

Mas, o bambu é uma matéria-prima de fácil plantio e, como a planta volta a crescer naturalmente sem precisar de agrotóxicos, a plantação pode ser considerada mais sustentável.

Mas e então? A fibra de bambu é ou não é sustentável? Sim e não! A sua forma de cultivo e plantio é sustentável, mas a manipulação da fibra para virar tecido só vai ser sustentável se não passar por processos químicos que agridem a natureza e demoram anos para se decompor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!