icone-site-vestindo-autoestima
semana fashion revolution 2022

Semana Fashion Revolution 2022

No próximo dia 18 de abril começa a Semana Fashion Revolution 2022, e além dos posts diários que eu vou publicar lá no instagram falando sobre o assunto, vou deixar esse post aqui também, pra alcançar quem chegar aqui através das buscas pelo Google.

Pra começar o post de hoje e explicar o que vai ser a Semana Fashion Revolution 2022, eu preciso fazer uma introdução sobre o que é o movimento Fashion Revolution, que eu já falei aqui no site outras vezes.

O que é o movimento Fashion Revolution?

O Fashion Revolution é o maior movimento ativista global da moda já existente, e tem o objetivo de reimaginar coletivamente um sistema de moda justo e igualitário para as pessoas e o planeta, e nasceu depois do desmoronamento do edifício Rana Plaza, matando mais de 1.200 trabalhadores e ferindo outros 2.500.

fashion revolution day

Os proprietários das fábricas de roupas – que funcionavam de maneira irregular no prédio, produzindo peças para todo o mundo – ignoraram as rachaduras nas paredes percebidas no dia anterior da tragédia. Lá eram fabricadas roupas de marcas como Mango, Benetton, Primark, Walmart e várias outras que terceirizam a sua produção nesses locais em busca da mão de obra absurdamente barata.

Eu falei sobre o Fashion Revolution pela primeira vez aqui no site nesse texto aqui, em 2017, e contei que foi a partir desse acidente que a britânica Carry Somers e a italiana Orsola de Castro criaram o movimento Fashion Revolution (Revolução da Moda) com o objetivo de sensibilizar a sociedade e os agentes da indústria textil quanto ao verdadeiro custo de seus processos.

Fashion Revolution Day

O primeiro Fashion Revolution Day (Dia da Revolução da Moda) aconteceu no dia 24 de abril de 2014, um ano depois do acidente no edifício Rana Plaza. As hasthags da campanha daquele ano, #InsideOut (#DoAvesso) e #WhoMadeYourClothes (#QuemFezSuasRoupas) foram as hashtags mais usadas no twitter naquele dia.

semana fashion revolution 2022

Já em 2018, eu falei nesse outro texto aqui sobre a evolução do movimento, que tinha virado Fashion Revolution Week (Semana Fashion Revolution), e nesse mesmo texto eu falei da relação do meu trabalho como consultora de estilo com esse movimento, que fala diretamente do impacto da moda no mundo.

Pra complementar esse texto, vale a pena ler esse outro, que eu explico como ser um consumidor consciente e da diferença entre consumo e consumismo.

consumo consciente Vivienne Westwood

Também falei sobre isso (a relação de consumo e consumismo) na Semana Fashion Revolution em 2018 lá no instagram:

O movimento cresceu tanto de 2014 pra cá no Brasil, que atualmente está em 21 estados brasileiros, e mais de 90 cidades brasileiras.

Semana Fashion Revolution 2022

A Semana Fashion Revolution (SFR) é a principal campanha realizada pelo Fashion Revolution, e em 2022 a campanha será realizada de 18 a 24 de abril, datas próximas ao aniversário do acidente da fábrica Rana Plaza, em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013.

De acordo com o material enviado pela Natália, assessora de imprensa da Semana Fashion Revolution:

O tema Dinheiro, Moda e Poder se baseia no conhecimento de que a indústria da moda convencional depende da exploração do trabalho e dos recursos naturais. A riqueza e o poder estão concentrados nas mãos de poucos, ao passo que o crescimento e lucro são visados acima de tudo. Grandes marcas e varejistas produzem rápido demais e nos manipulam dentro de um ciclo tóxico de consumo excessivo. Enquanto isso, a maioria das pessoas que fazem nossas roupas não recebem o suficiente para atender às suas necessidades básicas e já sentem os impactos da crise climática — que a própria indústria da moda alimenta. O Brasil, fundado a partir de um sistema exploratório e colonial, carece de profunda conexão com a sua verdadeira cultura de moda, que reconheça e valorize os saberes de povos originários e saberes tradicionais.

Para Orsola de Castro, cofundadora e diretora criativa global do Fashion Revolution, “À medida que entramos no nosso 9° ano, vamos voltar para nosso tema central, expondo as profundas desigualdades e abusos sociais e ambientais nas cadeias produtivas da moda. Da distribuição desigual de lucros até os itens produzidos em excesso e descartados facilmente, passando pelos desequilíbrios de poder que são avessos à inclusão. Por outro lado, estaremos inspirando novos designers, pensadores e profissionais de todo o mundo que estão desafiando o sistema com soluções e modelos alternativos. A Semana Fashion Revolution é tudo isso, tanto uma análise profunda, como uma celebração da moda, global e localmente, onde você estiver.”

Programação Semana Fashion Revolution

Durante os sete dias, uma extensa rede de parceiros e colaboradores se unem para realizar ações digitais e presenciais em diversas cidades do Brasil. A Semana Fashion Revolution conta com uma programação voluntária, gratuita e diversa, tanto online como presencialmente, nos 21 estados brasileiros, e mais de 90 cidades brasileiras.

Em 2021 eu fiz outro texto aqui no site, falando sobre o que saber sobre a Semana Fashion Revolution.

Como participar da Semana Fashion Revolution 2022

Use os materiais interativos disponibilizados pelo Fashion Revolution Brasil, lá no site e redes sociais deles. Nas suas redes sociais, use as as hashtags abaixo:

  • #QuemFezMinhasRoupas
  • #DoQueSãoFeitasMinhasRoupas
  • #aCorDeQuemFezMinhasRoupas
  • #CânhamoéRevolução
  • #FashionRevolution

Em 2017, eu postei essa foto lá no instagram, participando da semana fashion revolution daquele ano, questionando a marca sobre a procedência da camiseta que eu tinha comprado.

semana fashion revolution

3 perguntas a serem feitas durante a semana fashion revolution 2022:

  • #QuemFezMinhasRoupas: As pessoas que fazem as roupas merecem condições dignas de trabalho
  • #DoQueSãoFeitasMinhasRoupas: Como seria o mundo se as marcas restaurassem os sistemas, em vez de esgotá-los?
  • #ACordequemfezminhasroupas: Vamos exigir que as empresas tenham ações com foco na promoção de igualdade racial entre seus funcionários

E não esqueça de me acompanhar lá no instagram! Todos os dias da Semana Fashion Revolution 2022 (entre 18 e 24 de abril) tem um post diferente pra ajudar nessa revolução da moda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!