Como é a sua gaveta de lingeries? Você compra as peças aleatoriamente ou pela beleza, conforto ou outro fator (como preço ou funcionalidade)?
Eu já contei que eu não uso a teoria dos sete estilos universais na minha consultoria de estilo, mas a teoria funciona para categorizar algumas coisas, e como eu fui contratada para dar uma palestra para uma marca de lingeries aqui no Rio, coloquei um tópico sobre os sete estilos universais na lingerie e resolvi trazer pra cá também.
É importante dizer que escolher a lingerie é tão importante quanto a roupa, tanto pra gente se sentir bonita e confiante quanto para a nossa saúde. Além disso, a lingerie errada pode detonar qualquer look bem pensado. Mas, no texto de hoje vou falar apenas sobre os sete estilos universais na lingerie e te ajudar a comprar de acordo com o que faz sentido pra você!
Sete estilos universais na lingerie
Para quem não sabe ainda quais são os sete estilos universais, vou falar aqui pra uma introdução, mas esse outro texto explica melhor cada um deles!
- clássico / tradicional
- criativo
- elegante
- esportivo / natural
- moderno / dramático
- romântico
- sexy
Na foto acima, eu estava explicando a teoria dos sete estilos universais na lingerie para a marca que me contratou, e vou falar um pouco sobre a lingerie de cada estilo universal:
Lingerie do estilo clássico / tradicional
É o estilo da mulher mais conservadora e formal, e na lingerie ela também vai optar por peças com cores neutras (preto, branco e nude) e poucos detalhe – no máximo uma renda aplicada, na mesma cor da peça.
Essa mulher vai escolher lingerie feitas com tecidos refinados, como a seda, algodão, renda e a microfibra, por exemplo. Eu já falei sobre os melhores tecidos para lingerie também.
Lingerie do estilo criativo
A mulher do estilo criativo vai querer a lingerie nas cores da moda e ousar nos modelos mais diferentes. Também pode fazer mix de estampas, ou coordenar peças de cores diferentes, como a gente vê na praia, nos biquínis.
Eu sou SUPER da lingerie colorida e diferentona, e fiquei apaixonada por esse terceiro modelo, mas infelizmente não tinha no meu tamanho – apesar de ser da Loungerie, que é uma das marcas que eu mais compro minhas lingeries, porque lá tem sutiã pra peito pequeno.
Lingerie do estilo elegante
A lingerie elegante é muito funcional, sem muitos detalhes, geralmente em cores neutras e tecido que permita conforto e – principalmente -, não marque ou apareça na roupa, como a microfibra e a poliamida, e modelos sem costura também pode ser uma boa opção.
Lingerie do estilo esportivo / natural
Sabe aqueles comerciais clássicos da Calvin Klein, que foram um marco na história da lingerie com modelos em outdoors gigantes usando calcinha e sutiã de algodão, super confortáveis? É a cara da pessoa que tem o estilo esportivo / natural.
As calcinhas são mais largas e os sutiãs parecem tops esportivos. Peças sem costura também vão aparecer na gaveta de lingerie dessas mulheres.
Eu sempre falo que minha prioridade é conforto, e existe conforto além dessas lingeries mais básicas, assim como também existe conforto num sapato de salto alto. O conforto está na modelagem, no toque e no tecido, e tem peças de renda, calcinha fio dental e até mesmo sutiã com aro que podem dar essa sensação de conforto.
Lingerie do estilo moderno / dramático
A mulher que tem o estilo moderno / dramático vai curtir umas lingeries com uma pegada de couro, peças mais estruturadas como os corset, para mostrar força e intimidação. A cor desse estilo é o preto, tanto nas roupas quanto na lingerie.
Fiquei tentadíssima pra comprar esse último, mas também não tinha no meu tamanho! 🙁
Lingerie do estilo romântico
No estilo romântico a lingerie é mais delicada, com cores mais claras e em tecidos fluidos e gostosos. Pode ter uma estampa mais feminina, como floral, e detalhes em renda e laços também.
Lingerie do estilo sexy
Quando a gente fala em lingerie, a gente já associa a uma coisa mais sexy, né? Mas nem todas as lingeries são sexies, como vocês viram aqui.
Mas para as mulheres que têm o estilo sexy, elas são sim, e inclusive podem ser uma ótima ferramenta para dar a sensação de sensualidade por baixo de uma roupa mais formal ou séria, por causa de dress code, por exemplo. Eu sempre dou essa dica para as minhas clientes, e funciona, viu?
Quem tem o estilo sexy vai investir em lingeries que valorizem a silhueta, que tenham detalhes no decote (como as tiras do sutiã strappy bra) e calcinhas mais cavadas ou com modelo menor, em tecidos como a renda ou que tenham um toque gostoso como a seda, por exemplo.
Os bodys de renda e o espartilho (que está na moda de novo!!) também podem ser peças usadas nos looks, à mostra mesmo, e também é uma forma de as mulheres do estilo sexy usarem a lingerie.
Conseguiu descobrir qual dos sete estilos universais na lingerie te representa?