Roupa de trabalho é a preocupação da maioria das pessoas que contrata o meu serviço de consultoria de estilo desde 2014, tanto pra entender os tipos de dress code profissional e saber o que usar em uma empresa que não tem um manual de vestimenta, quanto para se sentir mais segura na hora de comprar roupa ou vestir o que faz sentido para o seu estilo pessoal sem se sentir inadequada.
Estudos comprovam que quem se veste bem ganha mais, e do mesmo jeito que eu incentivo as pessoas a não se preocuparem com a opinião alheia sobre o que vestem nas suas horas de lazer e situações mais informais (como o que você vai usar pra ir ao teatro, por exemplo), eu falo da importância de investir na imagem profissional delas – e cumprir as regras quando elas existirem.
Vou falar dos 3 principais tipos de dress code profissional (ou dresscode) pra que você consiga identificar qual deles é o da empresa que você trabalha, e aumentar o seu repertório na hora de escolher a roupa de trabalho!
O que é dress code profissional?
Dress code é, literalmente, um código de vestimenta, ou seja, um manual de como os funcionários da empresa devem se vestir, incluindo instruções sobre o que não vestir também.
Antes de virar consultora de estilo em 2014, eu trabalhei 12 anos em recursos humanos, e por várias vezes (em empresas de diferentes ramos e tamanhos), eu fui a pessoa responsável por criar e apresentar o dress code para os novos funcionários. Acho que ter esse guia é importante, tanto para direcionar melhor os funcionários, que ficam perdidos ao entrar numa empresa nova, quanto para garantir que a imagem da empresa (que é representada pelos seus funcionários), seja coerente e adequada.
Mas, ao mesmo tempo, eu torço para que chegue o momento que coisas classistas como exigir que todo mundo use alfaiataria e salto alto não esteja mais nesses manuais, e que mais empresas prezem pelo conforto e bem estar dos funcionários, como aconteceu com a empresa aérea SkyUp Airlines, que investiu na calça e tênis para as comissárias de bordo, no lugar da saia lápis e salto alto que era utilizado.
Além disso é importante dizer que a lei trabalhista (CLT) prevê que exista uma razoabilidade da exigência, na compatibilidade da vestimenta com a função exercida e a proporcionalidade entre o valor da peça exigida e a remuneração do empregado, de modo que os valores gastos com roupas de trabalho não representem comprometimento significativo do seu salário. Vou falar mais sobre isso a seguir.
Os 3 principais tipos de dress code profissional
Todos os tipos de dress code profissional são flexíveis, ou seja, a empresa pode adotar um tipo e abrir mão de alguma exigência, formando “subtipos”, ainda que tenham o mesmo nome. Ou seja, a empresa pode ter um dresscode formal e permitir que as mulheres não usem salto alto!
Dress code formal
Quanto maior o nível de formalidade, mais exigências e menos flexibilidade, e esse tipo de dress code profissional é o mais rígido deles. Ainda assim dá pra colocar personalidade e estilo nos looks e obedecer as regras ao mesmo tempo, como eu já fiz com clientes juízas, advogadas e desembargadoras, por exemplo, que se incluem nessa categoria!
São exigências do dress code formal:
• Modelos clássicos em cores neutras escuras (preto, azul marinho, grafite e marrom), lisos ou em risca-de-giz, de corte estruturado (peças mais molengas / fluidas são mais informais) para terninhos e tailleur. Por baixo, camisas em cores lisas e em cores discretas.
• Sapatos fechados, de preferência de salto, em couro, e em cores neutras.
• Bolsas e pastas estruturadas, em couro liso e cores neutras e discretas.
• Acessórios discretos e mais clássicos.
Desde 2014 eu nunca tive cliente com dress code formal que fosse rígido desse jeito (porque esse conceito de formalidade é antigo e a moda e o mundo mudaram desde então). Mesmo com clientes que ocupam cargos muito formais (como no judiciário, atendendo juízas, promotoras e defensoras públicas), existe bastante flexibilidade.
Mostrei alguns looks de uma cliente que é juíza federal aqui no Rio de Janeiro lá no meu instagram, e expliquei o conceito de power dressing na legenda, pra contextualizar!
Achei importante falar isso aqui, porque muita gente acha que não pode usar cor e modelagens modernas e ser elegante e adequada ao mesmo tempo. O conceito de elegância e formalidade são muito antiquados e eurocêntricos em geral, mas vale a pena lembrar que estamos no Brasil, usar terceira peça nem sempre é possível (ou necessário) e o nosso país é mais informal que a Europa também.
Então, vale procurar saber, dentro da sua empresa, o que é permitido ou proibido dentro do dress code – principalmente se você for mais criativa e quiser se vestir de acordo com o seu estilo pessoal!
Dress code semi-formal
Com a formalidade um pouco menor, esse dress code profissional já libera o uso de mais cores (ainda neutras e escuras, mas com outras tonalidades, como o cinza médio, azul marinho e marrom). Eu falei sobre as cores neutras coloridas nesse outro texto e vale a pena ler pra aumentar o seu repertório na hora de pensar em roupa de trabalho!
Também é permitido usar peças com texturas e modelagens com alguma influência de moda, ou seja, peças menos clássicas (como um blazer mais alongado ou uma pantacourt por exemplo), mas sempre mais estruturadas.
Os tons claros já podem ser usados para as ocasiões mais informais, ou quando não tiver reuniões com clientes e fornecedores, assim como blusas de tecido no lugar da camisa. Os looks ainda são com sapatos fechados, poucos acessórios e estampas discretas e clássicas, como listras e poás.
Para algumas empresas, o dress code semi-formal já é quase informal / casual, e já vemos mistura de elementos formais com elementos casuais, como cores mais coloridas, calça jeans com blazer no lugar do terninho e sapatos sem salto (mas ainda fechados).
Algumas características e exigências do dress code profissional semi-formal:
• Terninhos em tecidos um pouco mais esportivos ou com cores, texturas e estampas, para quebrar um pouco a sisudez.
• As modelagens podem ser mais modernas e menos estruturadas.
• Looks com camisa ou blusa sem o blazer e usar jaqueta no lugar do blazer.
• As bolsas já podem ser em material mais flexível e em cores variadas.
• As bijuterias e acessórios podem chamar um pouco mais a atenção, dando um toque de cor ao visual.
Dress code casual
O dress code casual (também conhecido como dress code informal) geralmente é utilizado em empresas mais modernas e áreas mais criativas, e a lista de exigências é bem menor – contemplando, em geral, peças que não sejam vistas como adequadas no ambiente de trabalho, como decote e transparências para as mulheres, e evitar camisa de time de futebol para os homens.
Apesar de parecer fácil, já que não tem tantas exigências, muitas pessoas ficam “perdidas” com tanta liberdade, e contrata a consultoria de estilo para entender o que é certo e errado pelo ponto de vista da empresa, já que esses conceitos são muito subjetivos, assim como o bom senso.
Eu percebo tantas pessoas com essa dificuldade que eu escrevi um texto sobre como se vestir em empresa com dress code profissional casual, com dicas extras pra quem tem essa demanda e não pode ou quer me contratar agora!
Estilo pessoal e roupa de trabalho
Desde 2014 eu ajudo homens e mulheres a conciliar estilo pessoal e dress code profissional, para cargos, estilos, idades e corpos diferentes, e isso me deu repertório pra te ajudar nisso também.
Lá no meu instagram eu sempre mostro a solução que eu dou para as minhas clientes nessa situação, como pra essa cliente aqui, que trabalhava na parte administrativa de uma empresa semi-casual e podia usar looks mais criativos, obedecendo ao dresscode e ao seu estilo pessoal ao mesmo tempo!
Se você quiser minha ajuda para incluir seu estilo e personalidade ao dress code profissional e continuar se sentindo adequada sem precisar se fantasiar, me manda um email por aqui, pra saber mais sobre a consultoria de estilo!