icone-site-vestindo-autoestima
mala de viagem

10 erros na hora de fazer a mala

A época de férias é quando eu mais faço o serviço de malas inteligentes, justamente porque as pessoas gostam de viajar, mas não gostam de fazer as malas (e/ou não sabem fazer), mas as viagens curtinhas de final de semana prolongado também podem ser bem gostosas (e dar trabalho com a mala) por isso eu trouxe os 10 erros na hora de fazer a mala que você não pode cometer.

É importante dizer que esses 10 erros na hora de fazer a mala podem acontecer tanto em viagens longas quanto em viagens mais curtinhas, e eu tenho alguns textos aqui no site com textos que podem complementar essa leitura. Nesse link você consegue ler todos os textos que eu falo sobre mala!

10 maiores erros na hora de fazer a mala

Eu resolvi juntar esses 10 erros na hora de fazer a mala aqui nesse texto ajudar pra quem não pode me contratar, e porque eu sei que é uma tarefa que causa muita angústia e frustração – além de poder gerar gastos extras, no caso de despachar a bagagem. Anota aí e me segue lá no instagram, onde eu também dou dicas sobre o assunto (e tem um destaque com vários posts só sobre mala de viagem, e feedbacks de clientes que já contrataram esse serviço!).

1 – Fazer a mala de última hora

Se você é brasileira, provavelmente tem a mania de deixar tudo pra cima da hora, e com a mala não é diferente.

Fazer a mala de última hora vai te fazer esquecer coisas importantes, levar coisas desnecessárias e perder muito mais tempo na hora de se vestir durante a viagem – perdendo um tempo que você poderia estar descansando ou aproveitando.

2 – Não planejar o roteiro da viagem

Eu sei que tem gente que é mais espontâneo e gosta de pensar no que vai fazer de acordo com o tempo ou o humor, mas um mínimo de planejamento vai evitar levar roupas chiques demais se você souber que os restaurantes e baladas do lugar são mais simples ou casuais, ou salto alto se você tiver que andar muito (ou o lugar for cheio de pedras, como Paraty e cidades históricas de Minas Gerais, por exemplo).

Pense nas possibilidades de passeio (a cidade tem muitos museus? Tem um safári? É uma cidade que tem praia ou o hotel tem piscina?) pra ter roupa para as situações e não precisar comprar nada lá porque esqueceu uma peça igualzinha em casa.

3 – Não olhar a previsão do tempo

Eu sei que a previsão do tempo erra de vez em quando, mas é importante entender como é o clima do lugar que você vai na época da sua viagem, porque um dos maiores erros na hora de fazer a mala é levar um casaco para o caso de fazer frio, uma bota de neve para usar se nevar, uns vestidinhos leves para o caso de fazer calor… e nisso a mala já excedeu o peso, sem garantia de que vai funcionar.

Sabendo a média de temperatura que você vai pegar, dá pra pensar melhor nas peças e nos tecidos das roupas. Eu falo sobre tecidos de frio para a mala pra Europa (pensando nos tipos de roupa para usar em temperaturas mais baixas.)

4 – Levar todas as roupas que gosta

É muito comum a gente querer levar todas as roupas que a gente mais gosta na viagem, especialmente quando a viagem é mais longa. Dá pra levar as suas peças favoritas sim, mas desde que ela renda looks!

O ideal é montar os looks pensando em peças que você consegue usar muito pra versatilizar ao máximo cada peça e precisar de poucas peças.

10 erros na hora de fazer a mala

Consegue ver que um blazer vermelho pode render muitos looks e que não precisa levar só peças neutras pra ter uma mala versátil? Esses looks foram para a mala de uma cliente que me contratou em 2017, e pediu que o blazer vermelho não ficasse de fora. Missão dada é missão cumprida!

5 – Levar roupas que nunca usou

Levar aquele vestido, blusa ou (principalmente) sapato que já está no guarda-roupas há um tempão e você nunca usou é um dos maiores erros na hora de fazer a mala, porque se a peça está parada no seu guarda-roupas, o risco de você tentar usar durante a viagem e colocar ela de volta na mala é muito grande.

Esse erro fica ainda pior se o item que você nunca usou for um sapato. Ninguém merece sentir dor no meio de uma viagem, e correr o risco de ter que comprar outro sapato ou deixar de fazer alguma coisa que estava no planejamento por causa disso!

6 – Não fotografar os looks no corpo

Não fotografar os looks no corpo talvez seja um dos maiores erros na hora de fazer a mala. Lá em cima eu mostrei os looks da cliente do blazer vermelho arrumados em cima da cama, porque eu queria ter os looks pra mostrar aqui e no instagram e ela não queria aparecer.

O ideal é vestir as roupas e fotografar os looks da viagem NO CORPO, porque você pode gostar da combinação em cima da cama (ou na sua cabeça) e as peças não funcionarem bem juntas quando você vestir, por causa da modelagem, cor ou outras características das peças – e nesse caso você só vai ficar sabendo no destino.

7 – Não entender a cartela de cores da sua mala

Enquanto estiver separando as peças que quer levar na viagem, perceba se tem cores que se repetem muito ou se está levando alguma peça que você não sabe combinar por causa da cor e só vai usar com outra peça específica.

Isso acontece muito com peças estampadas, que você só consegue usar com uma outra peça neutra, sabe? Mas, se você gosta de cor como essa cliente aqui, que contratou o serviço de malas inteligentes em 2021 (por isso a foto usando máscara), a sua mala pode / deve ser colorida também!

melhor jeito de fazer a mala - combinar cores

Nesse texto sobre como combinar cores usando o círculo cromático (esse círculo na mão da Lila, aqui em cima) você vai aprender algumas opções.

8 – Levar produtos de beleza e de higiene pessoal nas embalagens originais

Eu viajo super pouco, mas uma coisa que eu aprendi mesmo antes de ser consultora de estilo e trabalhar fazendo malas é que o espaço precisa ser otimizado e tudo que é pesado pode ser substituído por alguma coisa mais leve. Os kits de viagem são ótimos para itens de higiene pessoal como shampoo, condicionador, hidratante e protetor solar, por exemplo.

Se você gosta de maquiagem e viaja com frequência, também vale a pena investir em kits menores para levar na mala, e, claro, levar só o necessário ao invés de levar todos os itens que gosta e várias opções de batom, por exemplo.

9 – Levar muitos sapatos

Provavelmente os sapatos serão os itens mais pesados na mala, e vão ocupam muito espaço, e por isso um dos maiores erros na hora de fazer a mala é levar mais sapatos do que o necessário.

Para viagens mais curtas, vale a pena levar uma opção para os looks de dia, e um sapato para os looks de noite que combine com todos os looks (principalmente se você usar sapatos muito diferentes pro dia e para a noite, como flat de dia e salto alto à noite, por exemplo).

Na hora de fotografar os looks, é importante estar de sapato, tá? Assim você consegue ver se gosta ou não do resultado final.

serviço de malas inteligentes

Ainda falando em sapato, vale ir com o mais pesado ou maior no aerolook, pra liberar a mala, como eu fiz com a Lila, do blog Fui ser viajante nessas fotos acima, quando ela contratou o serviço para uma viagem mais longa, com o objetivo de usar mais as cores da cartela de coloração pessoal dela e ter muitos looks sem precisar levar muitas roupas.

10 – Não lembrar do poder dos acessórios

Acessórios são leves e ocupam pouco espaço (dá pra colocar brincos, anéis e colares dentro dos sapatos ao invés de usar mais uma necessáire) e podem ajudar a mudar a cara do look, te dando mais possibilidades.

serviço de mala inteligente

Viajar em férias é pra ser gostoso, leve, divertido e fácil, e se você não conseguir fazer a sua mala de viagem sozinha, me chama que eu te ajudo – pessoalmente aqui no Rio de Janeiro, ou online pro mundo todo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!