icone-site-vestindo-autoestima
os 4 tipos de mensagens que as cores passam

4 tipos de mensagens que as cores passam

Tudo que a gente veste passa mensagens sobre o nosso estilo e personalidade, e a cor é um dos elementos que mais chama a atenção.

No texto de hoje eu vou falar sobre os 4 tipos de mensagens que as cores passam, pra você escolher o que usar de acordo com o seu objetivo de imagem.

4 tipos de mensagens que as cores passam

Apesar de o texto ser sobre os 4 tipos de mensagens que as cores passam, é importante dizer que essas mensagens podem ser potencializadas ou diminuídas de acordo com os outros elementos da roupa, como a modelagem, por exemplo.

Um blazer preto super clássico e tradicional não passa a mesma mensagem que um blazer preto mais moderno / na moda, cropped e com manga bufante, como você pode ver nessa comparação abaixo:

Mas, como esse é um assunto pra outro texto, vamos aos 4 tipos de mensagens que as cores passam.

As mensagens das cores escuras

Um look com cores escuras passa mensagens de poder, autoridade, seriedade, sofisticação, credibilidade e distanciamento, então, se o seu cargo exige essa imagem, vale investir em looks mais escuros.

As cartelas de outono e inverno são as cartelas mais escuras, e por isso passam essas mensagens de forma geral. No final desse texto eu vou falar melhor sobre a mensagem das cores das cartelas de coloração pessoal.

As mensagens das cores claras

Já as cores claras passam mensagens de delicadeza, fragilidade, sensibilidade e suavidade e combinam com pessoas mais tímidas e cargos que exigem mais proximidade e confiança, como psicóloga, por exemplo.

Trouxe, de propósito, looks mais formais, com blazer e alfaiataria, pra mostrar que dá pra diminuir o impacto dessas mensagens caso você tenha uma cartela de coloração pessoal de cores claras (como verão e primavera) mas quer passar uma mensagem mais forte.

As mensagens das cores neutras

As cores neutras são muito associadas a looks elegantes porque passam mensagens de discrição, formalidade, seriedade e naturalidade.

Caso você seja a pessoa das cores neutras, vale a pena ler esse texto aqui sobre as cores neutras coloridas e aumentar o seu repertório, saindo do preto e branco!

As mensagens das cores coloridas

Um look feito com cores coloridas passa mensagens de criatividade, originalidade e descontração, e são boas opções para cargos de interação com pessoas e em áreas criativas, além de mostrar mais acessibilidade em locais como um barzinho, por exemplo.

Dependendo do tipo da cor, o impacto dessas mensagens também podem ser diferentes. As cores coloridas frias passam mensagens diferentes das cores coloridas quentes, assim como as opacas passam mensagens diferentes das intensas, mas ainda assim, elas passam mensagens de criatividade, originalidade e descontração.

Clica aqui pra entender o que é uma cor quente e uma cor fria! Vou falar das mensagens das cores das cartelas de coloração pessoal a seguir.

As mensagens das cores das cartelas de coloração pessoal

Quando a pessoa faz a análise de coloração pessoal comigo (presencial aqui no Rio de Janeiro ou online pro mundo todo), ela vai descobrir quais são as cores que mais harmonizam com a sua beleza natural, mas essas cores podem não combinar com a sua personalidade e o seu estilo, e o material que eu entrego, com mais de 40 páginas, não inclui os 4 tipos de mensagens que as cores passam que eu citei aqui.

Além disso, esses 4 tipos de mensagens que as cores passam tem a ver com a Psicologia das cores, ou seja, como as cores são percebidas, e saber essa informação é importante na hora de você escolher um look ou decidir se vai aderir ou não às cores da sua cartela no trabalho, por exemplo.

Quando a cartela não combina com a mensagem que a cliente gostaria de transmitir, a gente usa outros elementos das roupas para que ela possa usar as cores da cartela quebrando essas mensagens, como em alguns exemplos que eu dei hoje.

Para saber a mensagem das cores das cartelas de coloração pessoal clica nesse link aqui.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!