Search
Close this search box.

8 motivos para alugar roupas

O aluguel de roupas de festa sempre foi uma opção (já que a peça geralmente é usada uma única vez e alugar fica mais barato), mas de uns 4 anos pra cá (desde 2016), alugar roupas “comuns”, para usar na rotina do dia-a-dia também é uma possibilidade cada vez mais acessível, e nesse texto vou te dar 8 motivos para alugar roupas ao invés de comprar:

8 motivos para alugar roupas

Quem acompanha o meu trabalho por aqui e lá no instagram sabe que eu sou entusiasta do consumo consciente e nesse texto eu vou te dar 8 motivos para alugar roupas e economizar enquanto ajuda a conservar e recuperar o planeta!

1. Poder usar é melhor que ter

Se a gente for considerar a nossa realidade antes da quarentena, viver experiências já estava sendo mais valorizado que ter coisas, e por isso eu coloquei sobre pensar que usar é melhor que ter como o primeiro dos 8 motivos para alugar roupas!

Podemos considerar o Airbnb para ficar em lugares diferentes nos finais de semana ao invés de ter uma casa de praia e uma casa de campo, e a Netflix, que permite ver vários filmes ao invés de comprar DVDs.

Ter coisas sempre foi uma forma de mostrar status, e há muito tempo as pessoas já podiam alugar carros para uma situação específica (como um casamento ou viagem), e já existe um mercado de luxo para aluguel de bolsas (algumas custam o mesmo que um carro rs), para quem quer usar algo mas não pode ou não quer ter.

2. Ter mais variedade de peças sem gastar muito

O guarda-roupa compartilhado é uma realidade em algumas cidades desde 2015, e eles oferecem pacotes com mensalidades de valores diferenciados, de acordo com a quantidade de peças e o tempo que você vai ficar com as roupas que vai alugar.

Na imagem abaixo, a foto do acervo da Roupateca em Novembro/2018, quando eu aproveitei a viagem à São Paulo para conhecer um pouco mais do serviço deles.

Vale a pena experimentar por algum tempo para conhecer a curadoria, para ousar mais no estilo, para levar peças diferentes para uma viagem para a Europa durante o frio, por exemplo, sem precisar comprar roupas de frio que você não vai usar morando no Rio de Janeiro.

3. Economizar nas viagens

Agora que tem limite de peso nas bagagens e despachar mala é bem caro, a ideia é você aprender a fazer uma mala compacta, contratar o serviço de malas inteligentes (que eu faço tanto presencial aqui no RJ quanto online) para levar poucas peças e render muitos looks, ou alugar roupas já no seu destino – que funciona muito melhor para viagens longas e em situações específicas, como frio intenso.

Em dezembro de 2019 a W Hotels se uniu ao serviço de moda por assinatura Rent the Runway para disponibilizar mais uma comodidade em hotéis selecionados (como o W Aspen, W South Beach, W Washington D.C. e W Hollywood).

Ao fazer a reserva, os hóspedes têm acesso a mais de 15 mil looks femininos da empresa Rent the Runway, além de uma curadoria de roupas e acessórios para cada destino.

Esse serviço também funciona com uma taxa única de US$ 69 (R$ 320), dando direito a quatro itens por até oito dias. Você pode reservar via internet, pra encontrar tudo passado e pronto para vestir quando chegar. Ao fazer check-out, basta devolver os itens alugados na recepção do hotel. Cômodo, prático, simples e barato.

4. Alugar roupas mantém o closet mais enxuto

Alugar roupas é também uma boa opção para quem tem pouco espaço em casa e quer manter um closet mais enxuto, mantendo em casa só o necessário, só o que usa todo dia, o tempo todo.

5. Poder usar peças statement só uma vez

Esse é, dos 8 motivos para alugar roupas, o que vai falar com pessoas que gostam de moda e querem usar tudo que é tendência!

Assim como acontece em casamentos, pode ser que você queira usar aquela peça bafônica (conhecida como statement, no mundo da moda), mas não queira investir muito numa peça que vai ser usada só uma vez.

6. Ousar em momentos específicos

Nem sempre a gente quer vestir um personagem que demanda um figurino mais sexy ou criativo, e alugar roupas permite que a gente possa ousar em momentos específicos sem gastar muito e nem ter um guarda-roupas lotado.

7. Sobra dinheiro pra investir no que vai usar usar muito

Você já deve ter percebido que a maioria dos 8 motivos para alugar roupas fala sobre economia, né? E aqui vai mais um: As peças que você vai usar muito precisam durar muito, e por isso, geralmente são feitas de materiais de melhor qualidade, que são, na maioria das vezes, mais caros.

Se você começar a alugar roupas, vai poder investir nessas peças sem comprometer o orçamento.

Assim, vai sobrar dinheiro que você gastaria em “brusinhas” em quantidade ou para substituir as peças de qualidade inferior que já estão gastas.

8. Alugar roupas é uma forma de consumir mais consciente

Um dos pilares do consumo consciente defende a redução da produção de novas peças para reduzir o impacto ambiental, tanto na hora da produção (já que a indústria da moda é a segunda maior poluente do mundo), quanto na hora do descarte.

Dessa forma, vimos que alugar roupas também é uma forma de consumir mais consciente, que finaliza o texto e resume bem todos os 8 motivos para alugar roupas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!