Search
Close this search box.
marcas cariocas de moda feminina

8 marcas cariocas para conhecer

Em 2014, quando eu comecei a trabalhar como consultora de imagem e estilo, as pessoas diziam que eu era louca, que não ia dar certo porque as pessoas no Rio de Janeiro não se preocupam com moda. Ainda bem que eu sou carioca e sabia que isso era / é uma grande fake news e não desisti!

O carioca não só se preocupa com moda quanto tem um estilo incrível, que é desejado por pessoas do mundo todo. Hoje eu trouxe uma lista com 8 marcas cariocas de roupas femininas maravilhosas, que vale a pena conhecer.

Marcas cariocas de roupas femininas

A maioria das minhas clientes contrata a consultoria de imagem e estilo preocupadas com roupa de trabalho e imagem profissional, mas algumas chegam até mim sem saber o que fazer diante de tantas possibilidades e liberdade para se vestir do jeito que elas quiserem, em situações que não exigem dress code.

O Rio de Janeiro é um grande evento sem dress code definido, e é essa informalidade que muita gente confunde com “despreocupação com a moda”. E outra grande parte das pessoas reconhece esse estilo despojado como parte importantíssima do lifestyle carioca, fazendo com que as marcas cariocas façam sucesso no mundo todo!

Se você chegou até esse texto hoje (no 459º aniversário da Cidade Maravilhosa) em busca do segredo do estilo carioca, essa lista vai te ajudar:

1- Farm Rio

Não tem como falar de marca de roupa feminina carioca sem falar da Farm, que é conhecida no mundo todo como a cara do estilo carioca.

Em 2014, uma das minhas primeiras clientes, recém mudada para o Rio de Janeiro vindo de MG, estava preocupada em como “parecer carioca”. Aos seus olhos, ela parecia sempre arrumada demais para os lugares e eventos que ela frequentava, o que fazia ela se destacar de uma forma negativa e não ser vista como alguém que “não tinha se esforçado para pensar no que ia vestir”.

No exercício de referências que eu pedi que ela fizesse, ela trouxe várias imagens de looks da Farm (sem saber!), dizendo que era como ela queria parecer. Nas suas palavras, era um estilo despojado, solar, jovem e feliz – mensagens transmitidas por estampas coloridas e peças fluidas e leves, como se fosse o look de alguém de férias na praia.

Marcas cariocas de roupas femininas - FARM

Tem como parecer infeliz de férias na praia, morando numa das cidades mais bonitas do mundo? Usar uma roupa da Farm é comprar um pedaço do lifestyle carioca, e se sentir carioca em qualquer lugar do mundo – e por isso já tem lojas da Farm fora do Brasil e coleções com a identidade carioca inclusive para temperaturas abaixo de zero, o que é bem diferente do clima do Rio de Janeiro!

Nessa foto abaixo, dá pra ver o guarda-roupas de uma cliente que morava na Alemanha cheio de peças da Farm. Eu a atendi na consultoria de estilo online, e uma das demandas dela era manter a identidade carioca apesar de estar morando num lugar onde a cultura e as temperaturas eram completamente diferentes.

cliente Farmete consultoria de estilo online

Ela não estava incomodada em não parecer alemã – muito pelo contrário: Ser reconhecida como carioca fazia ela ficar feliz, e usar roupas da Farm era uma das ferramentas que a gente usou para isso.

Eu também falei sobre o que é ser Farmete (termo usado para falar das pessoas que só usam roupa da Farm) aqui.

2- Wymann Rio

A Wymann é simplesmente a marca carioca que eu mais amo na vida, e já postei alguns looks usando as peças deles lá no meu instagram (como esse vestido, as duas saias e a calça abaixo), mas só agora percebi que eles também carregam o “Rio” no nome, assim como a Farm. Orgulho de ser carioca, que fala, né?

Sempre que alguém vê uma peça da Wymann comenta que “é a minha cara”, porque eu sempre falo que eu gosto de assimetrias e peças mais estruturadas e arquitetônicas. Se eu tivesse que usar uma única marca a vida toda, com certeza seria a Wymann!

3- Haight Clothing

Não dá pra fazer uma lista de marcas cariocas sem uma representante de moda praia, né? E apesar de a Haight não ter peças que “pareçam carioca”, a modelagem diferentona, sofisticada e minimalista tem o meu coração.

Haight moda praia

4- Naloo

A Naloo também é uma marca carioca mais minimalista, e eu a minha experiência pessoal com ela foi meio frustrante: me apaixonei por uma peça e o tamanho PP não serviria em mim (ficaria grande). Ainda assim, já indiquei para algumas clientes, e agora que engordei um pouquinho, talvez a experiência seja diferente dessa vez.

marcas cariocas de moda feminina - Naloo

Eu sempre ensino às minhas clientes para ver as medidas das peças nas compras online, assim como a composição (tecido).

5- Cantão

A Cantão é mais antiga que a Farm (foi criada em 1967), e apesar de também ser bem colorida e estampada, sempre teve um público diferente: um pouco mais velho, com roupas para usar em eventos além da orla da praia (a marca nasceu na zona norte do Rio) e até mesmo no trabalho, em empresas com dress code despojado como a Cidade Maravilhosa – como o dessa minha cliente aqui!

Cantão - marca feminina carioca

Eu explico como eu seleciono as marcas que vou indicar para as clientes e levar na etapa de compras nesse texto aqui.

6- Gilson Martins

Para representar os acessórios nessa lista de marcas cariocas que você deve conhecer, não podia ser diferente: As peças do designer Gilson Martins parecem souvenirs representando os cartões postais do Rio de Janeiro.

7- Isabela Capeto

A marca carioca da estilista com o mesmo nome conquistou espaço no exterior no começo do século, e traz peças criativas e artesanais com a cara do lifestyle carioca!

Isabela Capeto marca carioca

8- Osklen

A Osklen também leva a moda carioca para o mundo afora há muito tempo, e apesar de ter se consagrado com a linha masculina, entrou na lista de marcas cariocas de moda feminina porque tem a linha feminina desde 1999, com a mesma pegada ecofriendly nas peças com estilo esportivo e sofisticado.

Como parecer carioca?

Se você der uma olhada nessas marcas cariocas que eu trouxe aqui, vai ver que o estilo descontraído e leve aparece sempre, e que apesar da fama de despreocupado com a roupa, mas se você prestar bem atenção, vai ver que é tudo intencional – como o estilo pessoal deve ser.

Para parecer carioca, vale abusar de peças com tecidos leves e com movimento, estampas coloridas e vibrantes (com influências tropicais das praias e florestas, urbanas e boêmias) e que sejam confortáveis e valorizem a beleza do corpo feminino.

A moda carioca mostra a essência da cidade, que é bonita, alegre, descontraída e vibrante, sem deixar a qualidade e a preocupação com a preservação do planeta de lado.

Eu adoro ser carioca, e apoiar as marcas cariocas faz parte do meu trabalho como consultora de imagem e estilo. Espero que tenha gostado dessa lista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!