Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre a linha atelier das lojas de departamento, mas já tenha percebido que tem um departamento / uma parte da loja que tem peças mais caras e diferentes do resto da loja, porque essa é a ideia, e como é uma coisa relativamente nova, eu resolvi falar um pouco sobre isso aqui pra vocês.
A linha atelier das lojas de departamento
Só pra contextualizar, o termo “linha atelier” não é formalizado, mas explica bem o conceito, já que roupa de atelier sempre foi vista como roupa de mais qualidade, remete à coisa boa, quase uma roupa feita por um alfaiate, ou um prêt-à-porter, que é a linha mais comercial de marcas internacionais que aparecem em semanas de moda, e por isso é o nome usado pela Renner e pela Zara.
Vou começar falando da linha da Renner, e depois falo das outras lojas de departamento que também estão com essa linha de peças com uma carinha de “loja de marca”.
Linha atelier da Renner
Como eu falei, o setor de peças de mais qualidade da Renner é chamada de Atelier, e foi por causa do desfile que aconteceu essa semana com as peças da linha que eu decidi falar sobre esse assunto aqui.
Quem vê essas fotos, não imagina que sejam roupas de uma loja de departamento, que é sempre associada a peças mais simples e com uma carinha mais “comum”, e é justamente essa a ideia da linha atelier das lojas de departamento: alcançar um público que não quer peças muito simples, mas que ainda não pode comprar em lojas “de marca” – ou acha que não pode!
Muitas das minhas clientes se surpreendem na etapa de compras vendo que algumas marcas que elas nunca nem entraram têm peças mais baratas que as lojas de departamento! Mas, também tem as que gostam das lojas de departamento por não precisar lidar com vendedores, por exemplo. Mas, isso é assunto pra outro texto.
Vale dizer que apesar de serem peças mais caras que a maioria das peças dos outros departamentos da Renner, o custo benefício dessas peças é muito legal, já que essa linha usa tecidos de fibras naturais, como o linho, e materiais mais sustentáveis, que acaba deixando as peças mais caras, mas também com um acabamento mais bonito.
Mas atenção: Eu sempre falo pra ficar de olho na etiqueta, e enquanto olhava as peças da coleção, vi alguns problemas, como essa “calça flare em linho”, que na verdade é de viscose.
A chamada de capa induz a pessoa a achar que está comprando uma coisa diferente! Com apenas 14% de linho na composição, ainda é uma peça boa, mas poderia ser mais barata, já que a quantidade de linho é muito pequena!
Nesse texto aqui eu falo sobre como comprar bem pela internet!
Mindset C&A
A marca Mindset da C&A é o setor mais fashionista da loja, e traz muita informação de moda, com parcerias com estilistas (que a marca já faz há muito tempo) em forma de coleções cápsula confeccionadas em pouca quantidade.
O mais legal da Mindset é que apesar de ser um setor que traz mais tendências, não tem um estilo de roupas específico. Cada coleção traz coisas diferentes, abrangendo todos os públicos – incluindo tamanhos plus size. Você pode ver a coleção Mindset da C&A clicando aqui e comprar com o meu cupom VESTINDOAUTOESTIMA!
A coleção atual, por exemplo, tem várias peças esportivas com tecidos tecnológicos e também mais sustentáveis, que também fazem as peças terem um custo benefício legal, já que as peças têm mais qualidade e duram mais. Inclusive, eu ensino a calcular o custo benefício das peças nesse texto aqui.
Enquanto fazia a pesquisa para o texto, comprei esse cropped que tem muitas coisas que eu gosto: assimetria, recortes, numa cor da minha cartela de coloração pessoal, o tamanho PP me atende, e com forro de poliamida – que é MUITO raro em peças esportivas, que geralmente usam poliéster, que é um material mais barato e que não deixa o corpo respirar – e aí você transpira fazendo exercício e o cheiro fica na peça pra sempre, fazendo com que você substitua as peças com mais frequência, pra não ficar fedendo por aí!
Falei dos benefícios da poliamida nesse texto aqui, e vale a pena dizer que está entre os melhores tecidos para lingerie!
Linha Zara Atelier
Apesar de muita gente esquecer disso algumas vezes, a Zara também é uma loja de departamento, e já tem as peças mais caras por ter status de “grife”. E assim, claro que a linha Atelier deles também tem preço de loja de grife, com peças que ultrapassam, com facilidade, os 4 dígitos!
Fui olhar a composição das peças, e não achei o preço justo para um vestido de viscose. Existem marcas autorais, que fazem peças manualmente com material melhor com preços parecidos ou até menores.
O uso do termo “jóias” também é usado aqui pra parecer que a peça é realmente valiosa, mas é, no máximo, uma semi-jóia.
Vale a pena comprar na linha atelier das lojas de departamento?
Eu não quero generalizar dizendo que vale a pena ou não comprar na linha atelier das lojas de departamento, porque assim como no resto das marcas dessas lojas e em qualquer outra loja em geral, sempre vai ter coisas boas e ruins, peças que valem a pena e outras que não, então o meu conselho é sempre avaliar todos os requisitos que são importantes pra você!
Esses requisitos podem ser preço, caimento, acabamento, preço, exclusividade (peças com produção menor, e menos chance de “esbarrar” com alguém usando a mesma roupa), estilo, cor… e quanto mais desses seus requisitos as peças cumprirem, mais ela vai valer a pena!