icone-site-vestindo-autoestima
organizar o guarda-roupas

Como desapegar de roupas que você não usa: 5 perguntas pra te ajudar

Que tal aproveitar esse início de ano, com aquela vontade de fazer tudo diferente, de fazer tudo funcionar e ser melhor e pensar no seu guarda-roupas?

Pra te ajudar nessa missão, eu vou falar 5 perguntas pra te ajudar numa tarefa que é MUITO difícil, que é desapegar de roupas que você não usa e ficam paradas aí, no guarda-roupas.

Tudo que você precisa fazer é olhar peça por peça e responder sinceramente à cada uma dessas cinco perguntas e saber se está na hora de desapegar delas ou não.

Como desapegar de roupas que você não usa

Essas 5 perguntas que eu trouxe hoje sempre ajudam às minhas clientes da consultoria de imagem e estilo na etapa que a gente chama de “revitalização”, quando a cliente vai decidir se vai desapegar de uma roupa que está parada no guarda-roupas depois que a gente coloca na pilha de dúvidas.

guarda-roupas da cliente da consultoria de imagem

Anota essas perguntas num papel ou salva esse texto pra ler no final de semana enquanto faz aquela faxina pra aprender como desapegar de roupas que você não usa (especialmente se a peça tem valor sentimental).

1. Você compraria essa roupa de novo hoje?

Esse texto sobre como desapegar de roupas poderia se resumir a essa pergunta, mas como eu sei que não é uma atividade muito fácil, vamos por partes.

Abra o seu guarda-roupas e olhe peça por peça como se estivesse “dando uma olhadinha” na arara de uma loja e separe as peças que você não compraria hoje de novo. Aquelas peças que você não teria curiosidade de olhar a etiqueta de preço, pedir pra vendedora ver se tem o seu número ou que realmente não chama a sua atenção, sabe?

Esse é o tipo de peça que entraria na pilha de doação / venda / descarte (dependendo do estado dela), porque ela funcionou em algum momento da sua vida passada, mas não faz mais sentido hoje.

Na foto abaixo, as pilhas de roupas de uma cliente da consultoria de estilo online (lá do Uruguai), com a identificação certinha pra ela saber o que fazer com elas!

revitalização do guarda-roupas

Se alguma peça for “a sua cara”, e você compraria de novo, mas teve o impulso de dizer que não compraria de novo porque não sabe como combinar, aí você mantém, porque eu posso te ajudar.

Aqui no site e no meu instagram tem várias dicas que eu uso com as minhas clientes, como com essa, que contratou a montagem de looks para multiplicar as possibilidades que ela tinha no guarda-roupas, e ficou feliz da vida em poder usar as peças que ela amava de novo (e estavam paradas no guarda-roupas). Mostrei os 6 looks novos que eu fiz com a saia vermelha dela lá no instagram também, e tem o feedback dela nos comentários também:

montagem de looks na consultoria de imagem

Se você não compraria essa roupa de novo hoje, provavelmente ela não combina mais com você, o que já responde à segunda pergunta, mas vou explicar ela melhor a seguir.

2. Essa roupa ainda combina com você?

Na maioria das vezes, uma peça fica parada no guarda-roupas porque não combina com a pessoa ou a pessoa não sabe como combiná-la (o que eu vou explicar a seguir).

É muito comum o nosso gosto ou o nosso estilo mudar, assim como o nosso corpo, a nossa rotina e as nossas prioridades de vida, e aí aquela peça que um dia fez todo sentido, hoje não combina mais com você, não tem mais lugar na sua vida.

E quando a nossa vida, o nosso corpo e o nosso estilo muda, o guarda-roupas precisa mudar junto. Pode até ser de uma forma mais simples, como usar as mesmas peças de formas diferentes, mas ainda assim, ser uma mudança no guarda-roupas que reflita essa mudança interna.

Com essa cliente abaixo, a proposta foi “desconjuntar” os conjuntinhos dela, pra ela ter mais opções de looks e diminuir a formalidade no novo emprego, usando as mesmas roupas do emprego anterior, que exigia looks mais formais.

desconjuntando a roupa de trabalho para aumentar as possibilidades

Depois de fazer esse exercício e pensar se aquela peça que você acha bonita ainda tem potencial para fazer sentido ou não, você vai ver como desapegar de roupas que você não usa vai ficar mais fácil!

3. Você consegue montar quantos looks diferentes com ela?

Eu já falei aqui várias vezes (e nesse texto sobre como ter um guarda-roupas versátil) que uma boa roupa precisa render pelo menos 3 looks diferentes para valer a pena.

Para essa cliente abaixo, o exercício foi para uma mala de viagem planejada, e como ela é bem colorida, não vale pensar em fazer 3 looks com peças neutras, porque não vai fazer sentido pra ela. Roupa colorida também pode render muitos looks!

roupa que funciona

Se você não consegue pensar em 3 possibilidades com as peças que você já tem em casa na hora de comprar uma peça, repense a compra, porque se não, ela vai ter 3 possibilidades depois:

  • ela vai virar uniforme (você só vai usar de um jeito, sempre combinando com a mesma peça),
  • ela vai ficar parada no guarda-roupas,
  • vai te dar um prejuízo ainda maior, porque vai te “obrigar” a comprar outras peças pra fazer ela render.

Se a peça já está no seu guarda-roupas e apresenta um desses 3 sintomas, vale a pena desapegar. Você não tem a roupa que fica parada no guarda-roupas, porque ela não está disponível pra uso. Não vai fazer falta, mas vai aliviar a sensação de guarda-roupas lotado e nada pra vestir!

4. Sempre troca ela por outra peça na hora de sair?

Se toda vez que você pensa em usar uma peça, acaba mudando de ideia e trocando por outra peça que te deixa mais a vontade (ou dentro da sua zona de conforto), provavelmente essa peça não combina com você.

Tem cliente que descobre que não usa uma peça por causa da coloração pessoal, porque percebe que a peça não valoriza a sua beleza. Sabe aquela peça que veste bem e você compra uma de cada cor mas só usa uma delas?

Mas pode ser por causa do seu corpo, do seu estilo, da sua rotina ou por vários outros motivos, que eu só posso te ajudar a entender se você virar minha cliente da consultoria de imagem e estilo! Pra essa cliente, por exemplo, os looks com a camiseta do Piu-Piu, que ela tinha memória afetiva, não funcionaram pra ela se convencer de que poderia continuar usando depois dos 40 anos, e ela resolveu desapegar.

como desapegar de roupas que você não usa

O ideal é você ter um guarda-roupas só com peças que seriam sua primeira opção. Peças que você ama, que combinam com tudo, que te deixam linda. Parece difícil? Não é não, e eu faço isso todos os dias com o guarda-roupas das minhas clientes da consultoria de imagem e estilo desde 2014!

Mas, se você não pode me contratar, tenta deixar no guarda-roupas o máximo de peças que você vê como uma possibilidade.

5. Esqueceu que tinha a peça e nem sentiu falta?

Levanta a mão quem nunca comprou uma peça e depois “descobriu” que tinha uma parecidíssima no fundo da gaveta ou num cabide! Até eu já fiz isso (antes de ser consultora de imagem e estilo, claro!) e sei que é super normal, principalmente se você tem um guarda-roupas lotado, quando você não consegue ver tudo que tem.

revitalização do guarda-roupas na consultoria de imagem e estilo

Todas as roupas que eu tiro do guarda-roupas da cliente na etapa de revitalização, não faz falta nenhuma depois, porque ela já não usava, já não contava com elas, já não fazia sentido. Agora, deixam espaço no guarda-roupas, e quando são doadas, vestem outras pessoas que precisam.

Porque é difícil desapegar de roupas que você não usa?

Quando compramos uma roupa, colocamos nela várias expectativas, sejam elas funcionais (como se proteger do frio) ou de estilo / estilo de vida, como parecer mais elegante ou mais sexy por exemplo. É um investimento emocional e financeiro, e por isso desapegar de roupas / se desfazer dessas peças é complicado!

É importante dizer que o meu papel como consultora de imagem e estilo é te ensinar como desapegar de roupas que você não usa e não faz mais sentido, e a aproveitar ao máximo o potencial de cada peça que fica.

O que fazer com roupas que não quero mais?

Existem vários destinos diferentes para fazer com as roupas que você não quer mais, dependendo do estado delas e do quanto você precisa vender ela para comprar outra. É isso que vai definir se você vai doar, vender ou jogar a peça fora na hora de desapegar de roupas.

Se você decidir vender, dá pra levar em algum brechó perto da sua casa ou anunciar em algum brechó online. Se for doar, vale pesquisar instituições sérias e ONGs que você se identifique, e não se esqueça que roupa a gente não joga fora em lixo comum! Algumas marcas como a C&A e a Zara recebem peças velhas nas suas lojas para fazer o descarte correto!

Lá no instagram eu falei de um caso onde pessoas se aproveitaram de uma enchente para desapegar de roupas que não estavam em boas condições e acho importante reforçar que doação é uma coisa, e descarte é outra! Vale lembrar disso na hora de fazer o desapego!

Se você achou difícil se desapegar de roupas paradas mesmo depois dessas 5 perguntas e das dicas, me manda uma mensagem por aqui que eu te ajudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!