icone-site-vestindo-autoestima
análise-de-coloração-pessoal

O que é análise de coloração pessoal

A análise de coloração pessoal é uma das etapas da consultoria de estilo, e serve pra gente descobrir quais as melhores cores para cada cliente de acordo com a sua pele. Por “melhores cores” a gente entende que são as tonalidades e cores específicas que têm as características certas para harmonizar melhor com a beleza do rosto da cliente.

Eu sou consultora de imagem e estilo e faço esse serviço no método sazonal expandido para mulheres e homens desde 2014, tanto separadamente quanto dentro do processo da consultoria, (presencial, aqui no Rio de Janeiro ou online desde 2015 pro mundo todo), e eu vou explicar nesse texto o que é análise de coloração pessoal, e os seus benefícios para a autoestima e o seu estilo pessoal.

Como é feita a análise de coloração pessoal?

A análise de coloração pessoal é feita usando tecidos de cores específicas que fazem a cor do rosto reagir de formas diferentes, mostrando ou escondendo “defeitinhos” como marcas de expressão, espinhas, buço, manchas e olheiras.

Quando usamos o tecido que tem as mesmas características da pele dela, ele valoriza e harmoniza todos os seus traços, deixando com um aspecto saudável, como se uma luz boa estivesse iluminando o nosso rosto ou a gente estivesse maquiada. (Vale dizer que cor é luz, então, é exatamente sobre uma luz boa ou uma luz ruim iluminando o rosto).

o que é análise de coloração pessoal

Se a pele da cliente for quente, por exemplo, é provável que um tecido de temperatura fria faça com que ela pareça mais acinzentada, pálida ou apagada. Se a pele da cliente for fria, ela vai reagir e parecer amarelada ou esverdeada no teste com os tecidos de cor quente.

Mas, cada pele reage de um jeito à análise de coloração pessoal, podendo reagir bem pouco ao teste de temperatura se a cliente tiver uma pele neutra.

Como saber se minha pele é quente ou fria?

Na análise de coloração pessoal a primeira coisa que a gente descobre é a temperatura da pele da cliente, que pode ser quente ou fria. Mas essa definição só acontece se a temperatura for a característica mais importante da coloração pessoal dela.

Se não for, o resultado de temperatura vai dar “neutra”, e assim a gente chama de pele neutra quente ou neutra fria, mas a gente analisa outros fatores, como a profundidade (tons delicados /claros ou profundos) e a intensidade (tons vivos / intensos ou opacos / suaves), por exemplo, pra descobrir a sua cartela de coloração pessoal.

Na aula de educação artística, quando a gente aprende a misturar as cores primárias (misturando verde e amarelo faz azul) para fazer outras cores ou tons diferentes, e que as cores quentes têm mais pigmento amarelo (como os amarelos, laranjas, marrons e verdes) e as cores frias têm mais pigmentos azuis (como os azuis, rosas, lilases e cinzas).

temperatura das cores na cartela de coloração pessoal

Mas, apesar de o único jeito de descobrir a sua cartela de coloração pessoal seja fazendo a sua análise, muitas pessoas conseguem ter uma pista da temperatura da sua pele olhando pro guarda-roupas e itens de maquiagem:

Quem se sente mais bonita (com cara de saudável, radiante) usando pink, preto, tonalidades de azul e lilás pode ter a coloração mais fria, e quem se sente mais maravilhosa quando usa peças alaranjadas, douradas, salmão ou turquesa, pode ter a coloração mais quente.

Aqui a gente percebe porque outro mito relativo às cores não faz sentido: Dizem que loiras não ficam bem de amarelo, mas têm loiras com pele quente e loiras com pele fria, e várias tonalidades de amarelo (inclusive amarelos quentes e amarelos frios)! O mesmo acontece com as mulheres negras, que também podem ter a pele fria e não ficar bem de laranja. Eu falo melhor sobre coloração pessoal na pele negra nesse outro texto.

Como entender o nome da cartela de coloração pessoal?

No método sazonal expandido (o método que eu faço a análise de coloração pessoal desde 2014) existem 12 cartelas, baseadas nas 4 estações do ano (Primavera Verão, Outono e Inverno). Cada estação tem 3 cartelas, que junta as características daquela estação (temperatura, intensidade e profundidade), e recebe o nome da estação + a característica principal.

Eu já expliquei melhor a relação das cartelas com as estações do ano, e vale muito a pena ler para entender melhor como funciona a análise de coloração pessoal.

cartelas de coloração pessoal - características das estações do ano

Eu falei ali em cima que a pele reage melhor aos tecidos de teste de temperatura se a pele for quente ou fria, mas se a pele for neutra, a característica principal vai ser a intensidade ou a profundidade da cor, e é dessa característica principal que vem o nome da cartela.

A minha cartela, por exemplo, é Outono Profundo / Outono Escuro porque a minha pele é neutra quente, opaca e escura, com a profundidade como característica principal, sendo a mais escura / profunda das 3 cartelas de Outono.

minha cartela de coloração pessoal Outono Escuro

As outras duas cartelas de Outono são a Outono Quente / Outono Puro / Outono Verdadeiro, que é a mais quente das 3 cartelas da estação, e a Outono Suave / Outono Opaco, que é a mais opaca das 3. O mesmo acontece com as outras estações e suas cartelas, e nesse outro texto eu explico como entender a cartela de coloração pessoal.

Como usar as cores que não estão na cartela

Uma das maiores dúvidas que as clientes têm ao fazerem a análise de coloração é quanto às cores que elas mais gostam, e se vão precisar jogar fora as roupas de cores que não a favorecem (como é o caso do preto, que só está em cinco cartelas). O que eu ensino pra elas, eu vou ensinar pra vocês aqui.

Os efeitos das cores “certas” ou “erradas” acontecem no nosso rosto, então, existem três formas de usar as cores que você gosta e que não estão na sua cartela:

  • Usando maquiagem, para alterar as características da pele e proteger a pele da iluminação errada;
  • Usando as cores ou tonalidades que não estão na sua cartela na parte de baixo do corpo (calças, saias, shorts, sapatos); ou
  • Usando uma terceira peça de uma cor da sua cartela por cima, para sobrepor a informação da cor de baixo e proteger a pele da iluminação errada.

Nessas fotos abaixo, vamos voltar ao exemplo da loira e o amarelo. Se ela gostar de uma tonalidade do amarelo que não esteja na cartela dela, ela pode usar longe do rosto (como na calça e na bolsa) ou com uma terceira peça (da sua cartela) sobrepondo a cor.

como usar cores fora da cartela de coloração pessoal

Na terceira imagem existe ainda um lenço no pescoço, que fica ainda mais próximo ao rosto que a blusa, e ajuda a diminuir ainda mais o efeito negativo da peça na coloração do rosto. Você pode substituir o lenço ou a terceira peça por um maxi colar colorido ou metalizado (prateado ou dourado, de acordo com a sua cartela).

Nesse texto que eu fiz sobre como burlar a sua cartela, eu falo mais sobre esses truques pra você usar aquela cor que você gosta e está fora da sua cartela.

Porque fazer a análise de coloração?

Como eu sempre tive dificuldade em encontrar roupas pra mim (eu tinha que me vestir mais social para trabalhar como psicóloga organizacional, e sempre vesti 34/36  e PP), quando eu encontrava uma roupa que me vestia bem, eu comprava uma de cada cor, e me sentia mais bonita com uma que com as outras, mesmo que elas fossem iguais. A diferença estava na cor e no efeito delas na minha pele:

As cores certas para você terão efeitos positivos como:
•Pele iluminada
•Suaviza olheiras
•Disfarça o aspecto de cansaço
•Harmoniza o rosto
•Disfarça pequenas imperfeições e manchas na pele
•Deixa o rosto com um contorno bonito
•A pela fica com aspecto saudável
•Os traços ficam mais finos e bonitos

Já quando as cores não valorizam sua pele, você terá os seguintes efeitos:
•Pele apagada ou escurecida
•Falta de harmonia
•Sombras e marcar no rosto
•Coloração amarelada, acinzentada e um aspecto de “doente” ou cansada
•Aparência envelhecida

As blogueiras Mari e Nanda da Dupla Carioca fizeram a análise de coloração comigo em 2015, logo quando eu comecei a trabalhar nessa área!

Nanda Dupla carioca fazendo coloração pessoal

Em 31/03/2018 saiu no Youtube o vídeo que eu falei sobre a análise de coloração pessoal lá pro canal Espaço Dicas, enquanto fazia a análise na Joici. Vê aqui:

Dá pra fazer análise de coloração pessoal online?

Dá pra fazer análise de coloração pessoal online sim, e além de eu fazer para as minhas clientes da consultoria de estilo online, também faço para quem me contrata apenas para esse serviço específico, desde 2015 – tendo sido pioneira desse processo!

A análise de coloração pessoal online é feita através do envio de fotos, que são analisadas para que eu chegue à cartela que tem as mesmas características da coloração pessoal da pessoa – o que vai fazer o visual dela ficar mais harmônico.

Em 2018 uma cliente querida do Mato Grosso me deixou divulgar as fotos que usamos para fazer a análise de coloração pessoal online lá no instagram:

Homem também faz análise de coloração pessoal?

Outra dúvida que muita gente tem, e que eu já expliquei aqui no blog, é sobre a análise de coloração pessoal em homens. Esse serviço também está incluído na consultoria de estilo masculina, e também pode ser feita individualmente, tanto pessoalmente quanto online.

Se você quer saber quais as cores que mais te favorecem, entre em contato e marque a sua análise de coloração pessoal comigo (presencial aqui no Rio de Janeiro ou online onde você estiver)!

4 comentários

  1. Achei sensacional o post! Você faz análise com cores de batom também? Tenho muita dificuldade nesse aspecto!

    • Oi Lorena, depois que descubro a cartela de cores eu mando um manual para a cliente que inclui todas as características da pele dela e das suas cores, e inclui dicas de roupas, acessórios e maquiagem!!
      Se for do Rio e quiser marcar me manda um email!
      Beijos

Os comentários estão encerrados.

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!