icone-site-vestindo-autoestima
disfarçar barriga

Como disfarçar a barriga?

Das quase 60 mulheres que já atendi nesses 2 anos e meio (desde Fevereiro de 2014), posso contar nos dedos das mãos quantas delas não queria aprender a disfarçar a barriga. Umas se incomodavam mais, outras menos, mas até eu que visto roupas PP e 34 queria que a minha barriga fosse menor e uso alguns truques para disfarçar ela de vez em quando.

No artigo de hoje eu juntei todas as dicas e truques que ensino para as minhas clientes da consultoria de estilo para elas aprenderem como disfarçar a barriga, então, pega papel e caneta ou salva o link aí pra consultar sempre que precisar!

Existem algumas peças que você pode evitar para disfarçar a barriga, peças que ajudam a disfarçar e alguns truques de estilo que serão seus aliados, mas é importante dizer que NENHUMA PEÇA tem o poder de engordar ou emagrecer ninguém, assim como aumentar ou diminuir alguma parte do corpo SOZINHA, porque o efeito dela depende de como ela está sendo usada.

O que evitar para disfarçar a barriga

Se você tem alguma dessas peças que eu vou citar abaixo, pense em evitar usá-las, ou tente saber como quebrar o efeito que elas causam (é super possível, eu faço isso o tempo todo com o guarda-roupas das minhas clientes!):

Calça jeans justa

Quando a peça vai apertando uma parte do corpo, toda a gordura ou carne extra que ela está apertando vai para algum lugar, e nesse caso, ela junta bem na barriga, aumentando a sua circunferência abdominal.

Além disso, ao deixar as pernas muito finas, a parte de cima automaticamente parece maior, então, evite os modelos skinny.

Blusa ou vestido de malha justo

No texto que eu falei sobre as vantagens e desvantagens da malha, eu mostrei que esse tipo de tecido marca muito o corpo, e quando as peças são mais justas, o efeito é ainda maior, então, coloca aí na listinha de coisas para não comprar e nem usar mais por enquanto!

Blusas de cores claras

Quando eu falo de cores eu sempre peço pra cliente ou leitora pensar que o conceito de cor clara e escura deve ser SEMPRE na comparação com a outra peça a ser usada. Exemplo: Marfim é mais claro que cinza e mais escuro que branco, então, você pode usar uma blusa marfim (mesmo sendo uma cor clara), se na parte de baixo estiver usando uma calça, saia ou shorts branco, porque a parte de baixo vai ficar mais clara, e automaticamente, maior. Entende?

Estampas grandes

Muitas pessoas falam que “listras horizontais engordam” mas a verdade é que toda linha horizontal aumenta visualmente no sentido horizontal (como os cintos, que vou falar a seguir), e todas as estampas grandes aumentam visualmente. Se você usar uma blusa com listras fininhas, vai ver que o efeito não é tão ruim assim! Experimenta! 🙂

Cintos

Não precisa evitar todos os cintos, mas, como falei ali sobre a listra horizontal e nesse texto sobre a influência dos acessórios na silhueta, o cinto também faz esse efeito, e se ele for de uma cor muito chamativa ou contrastante com a roupa, vai aumentar visualmente a área da barriga.

Colares longos

Ao usar um colar longo, que para bem na altura da barriga, você puxa os olhares exatamente pra esse ponto que quer disfarçar, principalmente se o colar tiver um pingente grande ou colorido.

Nessa foto, estava mostrando para a cliente no dia da montagem de looks sobre a influência dos acessórios na silhueta e nas mensagens de estilo, e apesar de ela não ter barriga, é possível perceber que o colar direciona o olhar para onde ele está.

Terceiras peças que terminem na altura da barriga

Aqui a ideia é a mesma do colar longo: Quando a terceira peça (colete, jaqueta, casaco, blazer, etc.) termina na altura da barriga, chama a atenção pra essa área do corpo – principalmente se a terceira peça for de uma cor muito contrastante com a blusa.

O que usar para disfarçar a barriga

Agora anota aí as peças que vão te ajudar a disfarçar a barriga, e coloca na listinha de compras se você não tiver alguma coisa dessas no guarda-roupas!

Blusas ou vestidos de tecido plano

As peças de tecido plano (todo tecido que não estica) cobrem o corpo com um caimento melhor (mais estruturado), e por isso, escondem as gordurinhas e marcam menos.

Blusas de cores escuras e opacas

O que eu falei sobre a comparação de cores claras e escuras na parte do que evitar também serve aqui, mas vamos acrescentar outra característica: quando a peça é brilhante, ela aumenta visualmente, e tudo que é mais opaco, retrai e diminui.

Vestido envelope

A peça que é a melhor amiga da silhueta é o vestido envelope. PRA MIM, seria a única peça que toda mulher deveria ter. Ele valoriza os seios, disfarça a barriga e deixa a cintura e o quadril bonitos.

Linhas transversais

O vestido envelope funciona da mesma forma como outras linhas transversais na altura da barriga, como listras e linhas da roupa, como blusas transpassadas, por exemplo: Elas levam o olho para as pontas, tirando a atenção do centro do corpo.

Vestido império

O vestido com decote império ajuda a disfarçar a barriga, mas precisa estar do tamanho certinho (nem grande demais e nem pequeno demais) pra não dar a impressão de que você está grávida.

Calças com abotoamento lateral

Esse tipo de calça é bom por dois motivos: Porque os botões chamam a atenção para o quadril, tirando o olhar da barriga, e porque não acrescentam volume na área central, onde já está volumosa.

Truques de estilo para disfarçar a barriga

Além das peças certas, vale a pena aprender alguns truques de estilo que vão ajudar a disfarçar a barriga:

Use o cinto na parte mais volumosa da barriga

Já viu que as mulheres grávidas colocam o cinto acima da barriga para valorizar a silhueta? Isso acontece porque quando você usa o cinto acima ou abaixo da parte maior (mais volumosa) da barriga, você ressalta esse volume, então, se quiser ou tiver que usar cinto sobre a barriga (num vestido, por exemplo), coloque ele exatamente onde ela for mais volumosa.

Prender a frentinha da blusa

Ao invés de colocar a blusa toda pra dentro, ou deixar ela toda pra fora da calça, saia ou shorts, experimenta prender só a frentinha da blusa (a parte que fica na direção do umbigo) pra dentro da peça de baixo, deixando o resto soltinho.

Além de disfarçar a barriga, essa dica também diminui visualmente o quadril!

10 comentários

  1. Amei as dicas, são realmente em valiosas para mim, já que sou torturada toda vez que vou sair , falta agora ver a cor de roupa ideal para cada cor de pele, seria bem legal!

    • Oi lindona, que bom que gostou das dicas! Obrigada pelo feedback!
      Vamos fazer a análise de coloração pessoal!!! 🙂
      Beijo

  2. Eu aqui desesperada com o que vestir na festa de fim ano do trabalho 😱. Mas agora tô mais tranquila, acho que vai ser mais fácil, rs. Obrigada 🙏🏽

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!