icone-site-vestindo-autoestima
como-se-vestir-para-cada-ocasiao

Como se vestir para cada ocasião

Uma das frases que eu mais repito para as minhas clientes da consultoria de estilo desde 2014 é que só existe certo e errado na hora de se vestir quando existe um dress code, ou seja, quando a situação ou o ambiente têm uma regra de vestimenta.

Mas, ainda que eu fale isso pra elas e pra quem me segue lá no instagram, eu sei que a maioria das pessoas quer saber como se vestir para cada ocasião para se sentir adequada e pertencente a um grupo, que é uma necessidade natural dos humanos, que vivem em sociedade, né?

Então, para te ajudar a saber como se vestir para cada ocasião, eu trouxe os principais tipos de dress code e em que situações cada um deles é solicitado com mais frequência, pra você não errar mais e se sentir mais segura na hora de escolher a sua roupa! Mas antes, vou falar sobre o que é dress code e porque é importante obedecer à essas regras de vestimenta.

O que é dress code?

O dress code é um código de vestimenta que define como se vestir para cada ocasião, eventos ou em alguns ambientes, e respeitar essas regras vai fazer você se sentir adequada, por estar dentro do que se espera / exige.

Esse conjunto de regras reflete normas culturais, valores e até mesmo tradições de determinados grupos de pessoas ou organizações, e saber como se vestir para cada ocasião de acordo com o dress code vai fazer você se sentir mais segura com o seu look e te deixar mais confortável nessa situação e na interação com outras pessoas – o que reflete diretamente na nossa postura e autoestima, né?

Que situações têm dress code?

O exemplo mais comum de situação com dress code definido é o casamento, e eu já fiz um texto sobre como se vestir em casamentos aqui no site, porque a gente também fica preocupado em agradar aos noivos, que nos convidaram e prepararam a festa com muito carinho, né?

como se vestir em casamentos

Em casamentos e em outras festas e situações com dress code definido é muito comum que o tipo de traje esteja descrito no convite, e isso facilita bastante as coisas (ainda mais com esse guia que eu preparei pra te ajudar!). Mas se não tiver, a ideia é usar o bom senso e se vestir pensando no lugar, no horário e no tipo de evento, para evitar erros.

Apesar de poder variar bastante, em geral, cada tipo de dress code é mais usado em tipos específicos de eventos e situações, e eu fiz esse resumo aqui embaixo, em ordem de formalidade (e vou falar sobre cada um deles a seguir):

  • Traje casual: almoços e festas informais, além de eventos mais descontraídos.
  • Esporte fino: coquetéis, casamentos diurnos, eventos corporativos descontraídos, jantares descontraídos e vernissages.
  • Passeio completo: casamentos noturnos, eventos sociais, formaturas e jantares menos descontraídos.
  • Black tie: Eventos de gala, festas beneficentes e óperas.
  • Traje a rigor: Bailes de gala, eventos diplomáticos e recepções oficiais de grande porte.

Como se vestir para cada ocasião

Agora eu vou explicar como se vestir para cada ocasião de acordo com o dress code. Lembre-se que o resumo que eu fiz não é uma regra, tá? Vale o que está definido no convite, e caso não tenha essa informação, vale perguntar aos noivos / organizadores.

1- Traje casual

O traje casual é o mais informal de todos, e você pode usar jeans, camiseta, tênis, sandálias abertas e vestidos mais levinhos, além de investir em looks mais coloridos, de acordo com o seu estilo.

2- Esporte Fino

O traje esporte fino é algo intermediário entre o traje casual / informal e o social, e você pode colocar um macacão, uma calça de alfaiataria com blazer em cores coloridas ou neutras coloridas (pra não ficar muito formal), um vestido curto e as sandálias abertas ainda podem funcionar, junto com sapatos de salto

Eu gosto de trazer exemplos “fora da caixinha” porque o meu trabalho como consultora de estilo é aumentar o repertório de quem me contrata e de quem me lê aqui e no instagram, e por isso dei prioridade para os looks com calça e macacão ao invés de vestidos, tá?

3- Passeio completo

O traje passeio completo também pode ser chamado de passeio ou traje social e é mais formal, pedindo um vestido longo, acessórios poderosos, e até mesmo algum brilho (além de decotes e saltos).

passeio completo de cada cartela de coloração pessoal

Nessa seleção, eu trouxe um look de cada cartela de coloração pessoal, em ordem: primavera, verão, outono e inverno – pra mostrar que dá pra obedecer ao dress code sem ficar presa ao pretinho básico – até porque, só 5 das 12 cartelas têm preto, né?!

4- Black tie

Eu já falei aqui que as atrizes têm usado tênis, rasteirinha e roupas mais informais em eventos de red carpet como o Oscar (que são black tie), mas o mundo do entretenimento, em geral, é mais informal e muitas atrizes trabalham com moda também, o que acaba flexibilizando um pouco isso.

black tie sem salto alto

Na vida de meras mortais como nós, o vestido longo de tecidos nobres, salto e acessórios mais finos é o mais recomendado, porque o black tie é um dos tipos de dress code mais formais. É aqui que os homens costumam usar smoking ao invés de terno.

Ainda assim, dá pra ousar um pouco (se fizer sentido para o seu estilo pessoal), usando um vestido mais curto, cores neutras coloridas (diferentes do preto) e modelagens diferentes de vestido (como um macacão longo), mas vale a pena perguntar antes ao organizador do evento, tá?

5- Traje a rigor

O traje a rigor é o mais formal de todos, e tanto o vestido quanto o sapato e os acessórios devem ser mais sofisticados, e o ideal é que eles sejam cuidadosamente escolhidos, por causa da rigidez do dress code.

Muitas pessoas contratam a minha consultoria de estilo para saberem como se vestir respeitando o dress code sem abrir mão do seu estilo pessoal – e é super possível, tá?

E se precisar da minha ajuda para comprar roupa para um evento com dress code específico, me manda uma mensagem por aqui que eu te explico como funciona o serviço de personal shopper – que pode ser presencial aqui no Rio de Janeiro ou online pro mundo todo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!