icone-site-vestindo-autoestima
como usar cor fora da cartela de coloração pessoal

Cores da essência: Cores fora da cartela de coloração pessoal

Várias vezes nesses 7 anos e meio (desde 02/2014) de consultoria de estilo e muitas análises (presenciais e online) a cliente não se identifica com a cartela de coloração pessoal por ter um estilo ou um desejo de imagem diferente da mensagem das cores da sua cartela, que a gente chama de cores da essência. E nesse caso, o que fazer?

Atualmente eu estou com duas clientes nessa situação, e vou usar a história de uma delas para ilustrar esse post e explicar tudo pra vocês. Mas antes, eu preciso explicar umas coisas pra vocês.

Cartela de coloração pessoal não é sobre estilo

Muita gente faz a análise de coloração pessoal por curiosidade mas não entende muito a teoria e o principal objetivo do serviço, que é encontrar dentro das 12 cartelas do método sazonal expandido a cartela que tenha a mesma combinação das 3 características das cores (temperatura, intensidade e profundidade) para trazer uma harmonia visual para a cliente.

Então, se a cliente tem a pele opaca, quente e escura como eu, ela vai ser de uma das 3 cartelas de outono. A cartela vai ser definida de acordo com a característica principal da sua pele. A minha cartela é outono profundo porque a característica principal da minha coloração é a profundidade escura.

Consegue ver que essas cores da minha cartela combinam comigo? Coloração pessoal fala de harmonia, então, repetindo as nossas características nas cores de roupas, acessórios, maquiagem e cabelo, temos um visual harmônico. E isso não tem nada a ver com o seu estilo pessoal e sim com o método sazonal expandido, que eu explico nesse texto aqui e mostro a relação das cartelas com a natureza e as estações do ano.

E felizmente eu gosto dessas cores (e da minha cartela de transição, que é inverno profundo), mas podia ser que eu quisesse uma cartela de cores frias e intensas, como é o caso da minha cliente aqui da consultoria de estilo presencial aqui no Rio, que é de uma cartela de verão (fria, clara e opaca) e queria ter a cartela da Juliette, que é fria, escura e intensa.

Se você não sabe o que são essas 3 características, dá uma paradinha nesse texto e lê esse aqui, que eu explico melhor tudo isso, e vai ficar mais fácil entender o resto!

A mensagem das cores

Existe uma teoria chamada psicologia das cores, que fala sobre a mensagem que elas passam e como influenciam a nossa imagem (pra gente e pro outro, que interage com a gente). E às vezes, a mensagem das cores da nossa cartela não combina com a mensagem que a gente quer passar (ou que o nosso cargo exige, por exemplo).

Aí a gente tem 2opções:

  • usar a cartela de transição (que é a nossa segunda melhor cartela), como é o caso da minha cliente da Bahia que eu vou mostrar aqui, ou
  • ignorar a harmonia da cartela e usar as cores da cartela que passa as mensagens desejadas (como é o caso da cliente aqui do Rio).

Vou explicar agora porque a Naiane Pechir, que é psicóloga lá na Bahia, optou pela cartela de transição ao invés da sua cartela principal.

Usando a cartela de transição

A cartela de transição é a segunda melhor cartela pra quem tem pele neutra, e elas têm apenas a característica principal em comum, tendo as outras duas características opostas.

A cartela da Naiane é Inverno Profundo, que é uma cartela fria, escura e intensa. A cartela de transição dela é Outono Profundo, que é uma cartela quente, escura e opaca. A única característica em comum que elas têm é a profundidade escura, que é a característica principal da coloração dela.

A Naiane escolheu usar a cartela de transição por causa das cores da essência dela, e eu vou explicar a seguir.

A mensagem das cartelas de coloração pessoal da Naiane

Como eu também sou psicóloga, vou incluir aqui a teoria do Wundt, que dividiu as cores quentes e frias de acordo com a mensagem subjetiva delas.

Para Wundt, as cores quentes são estimulantes como o fogo e o sol, e sugerem proximidade, porque elas parecem ter velocidade. Enquanto isso, as cores frias parecem afastar e se retrair, e são estáticas, suaves e tranquilizantes, como o gelo.

Considerando apenas a temperatura, as cores quentes sugerem proximidade e energia, enquanto as cores frias são suaves e tranquilizantes, mas podem afastar e retrair. Como a Naiane é psicóloga, ter uma imagem suave e que tranquiliza é bom, mas demonstrar proximidade e energia também!

As cores mais intensas passam mensagens de desafio, diversão, energia, entusiasmo, jovialidade e ousadia. As cores mais opacas passam mensagens de acolhimento, conforto, maturidade, sofisticação e tradicionalismo.

No quesito intensidade, a escolha pela cartela de outono foi muito assertiva, pois acolhimento, conforto, maturidade, sofisticação e tradicionalismo são características importantes na profissão dela.

Como as duas cartelas tem as cores profundas, ambas passam essas mensagens:

  • Autoridade
  • Credibilidade
  • Força
  • Formalidade
  • Poder
  • Seriedade

Todas as mensagens de profundidade também são positivas para a profissão dela. Consegue entender que tem coerência ela usar a cartela de transição ao invés da cartela principal, para conseguir passar uma mensagem profissional adequada?

A Naiane gosta e tem peças das duas cartelas, mas outra coisa também pesou na sua decisão: a cartela de cores da identidade visual do seu feed de trabalho. Se você visitar o instagram dela, vai ver que é todo em cores mais quentes, tons terrosos, opacos e escuros.

Vale lembrar que o marketing também trabalha com a mensagem das cores, e com os looks dentro da cartela da identidade visual, tudo fica mais harmônico também!

Cores da essência

Toda cor tem um significado e esse significado pode ter um significado positivo ou negativo pra você, dependendo da sua personalidade, estilo e outros fatores, como o lugar que você mora, por exemplo. Eu falei sobre as cores do luto em alguns lugares do mundo nesse post aqui, lá no instagram.

As suas cores preferidas / cores da essência também podem ter sido escolhidas de acordo com algum desses fatores (ou a mistura de alguns / todos os fatores). E se essas cores te representam, não faz sentido nenhum você não as usar, certo? Assim como não faz sentido nenhum não usar uma cor que você se sente gata. Por isso eu ensino a usar preto se você não tem preto na cartela, nesse texto aqui.

Na consultoria de estilo, além de incentivar a cliente a usar as cores que gosta (cores de essência), eu também sugiro que ela use cores fora da cartela em situações específicas, como no trabalho, pra impulsionar a sua imagem profissional.

Quem me acompanha lá no instagram viu quando eu comprei esse casaco, que é muito fora da minha cartela, que é quente, escura e opaca, enquanto ele é quente, claro e intenso (lembrando que a minha cartela é Outono profundo e nesse caso, o ideal seria que a peça fosse profunda).

Mas, eu comprei porque além da modelagem dele ser linda com essa assimetria, a cor intensa transmite características importantes na minha profissão, que é a criatividade e a ousadia, ou seja, é uma das cores da essência da mensagem profissional que eu quero transmitir. A outra opção dessa peça na loja era preta, que é sério e sóbrio demais. Entende?

Se pode usar todas as cores, porque fazer a análise de coloração pessoal?

Aposto que você está se perguntando isso agora, mas a resposta é muito simples: a sua cartela de cores é tecnicamente um grupo de cores que valorizam a sua beleza pessoal, mas isso não significa que você não vai se sentir bonita com outras cores e nem que deva parar de usar as cores que você gosta – por isso eu sempre ensino a quebrar o efeito das “cores erradas” aqui e lá no instagram, como nesse vídeo aqui!

Além disso, olha só quantos motivos pra fazer a análise de coloração mesmo assim:

  • a cartela de coloração pessoal é pra aumentar o seu repertório e te ajudar a comprar melhor
  • usar as suas cores permite que você se arrume mais rápido e faça mais combinações de peças, porque as cores da cartela se combinam entre si
  • eu não acredito em empoderamento sem conhecimento (e muito menos sem autoconhecimento!!) e saber que uma cor não é tão boa mas escolher usar porque você gosta é empoderador sim
  • escolher uma cor sabendo que ela é potencialmente errada te permite saber como agir. Exemplo: vai usar uma blusa de uma cor fora da cartela? Acorda mais cedo pra maquiar a pele e corrigir o que ela vai ressaltar e você não gosta, ou coloca um acessório ali em cima!

Mais dicas sobre quebrar o efeito das “cores erradas”?

Se as cores da cartela de coloração pessoal são as melhores para a nossa beleza, quando a gente escolhe usar cores da essência ou fora da nossa cartela, a gente pode usar as dicas que eu dei no texto sobre como usar preto quando essa cor não está na cartela, porque essas dicas servem para todas as cores!

Se todas essas dicas não forem suficientes, entra em contato que eu te ajudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!