Search
Close this search box.

Dicas de como se vestir pra trabalhar em home office

Desde Junho de 2015, quando eu saí da última empresa que trabalhei com carteira assinada, eu trabalho em home office. É a primeira vez que trabalho em casa, mas como eu já tinha trabalhado muito tempo em RH, eu já tinha lido bastante sobre o assunto, e mesmo antes de trabalhar como consultora de estilo eu já sabia que a roupa usada durante o expediente influenciaria a produtividade e até mesmo a qualidade do trabalho entregue.

Além disso, eu já tive duas clientes que trabalham em Home Office. Uma presencial aqui no Rio, e uma da consultoria de estilo online, que mora no Tocantins. Beijo suas lindas, eu sei que vocês me leem sempre! ♥

Precisa se arrumar pra trabalhar em home office?

Sim. Independente de você morar sozinha como eu, com seu marido, filhos ou com seus pais, você precisa se arrumar pra trabalhar em home office, porque esse comportamento simbólico (trocar de roupa, passar uma maquiagem e se preparar para começar o dia de trabalho) é importante, e estudos indicam que até a qualidade do trabalho é melhor quando você faz isso.

Eu estudei isso na faculdade de Psicologia muitoooooo antes de descobrir que ia trabalhar com moda. A teoria é chamada de “cognição indumentária”, e fala sobre o efeito das roupas no nosso comportamento e na nossa cognição: Se uma pessoa veste um avental branco e acha que é de um médico, vai automaticamente se concentrar mais do que a pessoa que associar esse avental branco ao uniforme de um pintor, por exemplo. É mais ou menos o que acontece quando o Peter Parker coloca a roupa de homem aranha! 🙂

Eu falo mais sobre a teoria da cognição indumentária e de como a roupa afeta as nossas habilidades cognitivas (comportamento, sensação e pensamento, por exemplo), nesse vídeo lá no instagram:

Roupa para home-office precisa ser confortável

Como eu atendo muitas clientes online, nos dias que eu tenho reunião no Skype ou no Hangout agendada, eu me certifico de estar maquiada, mas no dia-a-dia, se eu não for sair, eu não passo nem batom.

Mas, estou sempre arrumada de uma forma confortável, o que significa que eu evito tanto os shorts jeans que uso para ficar em casa assistindo às minhas séries quanto as roupas que me deixariam desconfortáveis (eu não tenho nenhuma, porque a minha prioridade é conforto e no meu guarda-roupas tudo funciona de acordo com as minhas prioridades ♥).

O meu “uniforme” geralmente é formado por peças de algodão (pra não me deixar derreter no calor do Rio de Janeiro), e looks que me façam me lembrar da minha profissão, ou seja, precisa ter um toque de moda e criatividade, e geralmente peças de tecido plano ao invés de malha, pra me sentir mais arrumadinha mesmo, por causa do caimento da peça. Tem um look mais atual num outro post meu lá no instagram também:

Pra mim, roupa de trabalho é isso: Precisa passar a mensagem de que estou trabalhando e não me divertindo ou de folga, e de preferência, que fale da minha profissão. Você imagina uma advogada de jeans e camiseta no escritório? Uma diretora de design com calça de alfaiataria preta e camisa branca? Pode não ser proibido ou impossível, mas o discurso e a mensagem passada pela roupa vão ser muito incoerentes, principalmente num primeiro contato profissional.

Cada pessoa tem a sua roupa pra trabalhar em home office

Apesar de essas serem as minhas demandas e prioridades na hora de escolher a roupa pra trabalhar em home office, quando vou atender uma cliente, eu penso nas regras e técnicas que vão servir para elas, e não para mim ou para todo mundo em geral.

A demanda das duas clientes que eu falei no começo do texto era ter roupa de trabalho que fosse tão confortável quanto o pijama (pra conseguir resistir à tentação de continuar com ele ao acordar) e menos formal que roupa usada em empresa, já que não existia um dress code definido por outra pessoa ou instituição, apenas o que elas achavam certo e errado como “roupa pra trabalhar em home office”, independente de quando estavam sozinhas ou com clientes.

A montagem abaixo mostra 3 looks que sugeri para uma delas (que mora no Tocantins), que além de receber clientes e fornecedores no escritório (que fica na sua casa), ela precisava parar o trabalho para buscar os filhos na escola e não podia perder tempo trocando de roupa. Não é um look de home office que funciona para todo mundo, e sim, especificamente para as demandas e o estilo dela.

O blazer mostarda, que é uma cor neutra colorida (como falei aqui) era uma peça que ela não conseguia usar e esses looks foram pensados pra ela usar ele no trabalho, além dos looks que renderam pra ela usar fora do trabalho também! Peça boa é peça que a gente usa muito, né? Eu falo mais sobre os benefícios da consultoria de estilo aqui.

Atualmente (03/2020) eu tenho uma cliente da consultoria de estilo online que mora no Uruguai e trabalha em home office dando aulas de português para crianças e adultos por vídeo, e a demanda dela é diferente. Os looks dela precisam ser confortáveis e transmitir autoridade e acolhimento, então os elementos dos looks dela são diferentes.

Na época que fiz esse texto, em 2017, eu postei essa foto no meu instagram mostrando o meu #lookdodia enquanto estava trabalhando em home office, e como eu sabia que essa é uma dúvida de muita gente que sabe que precisa estar produtiva em casa mas de um jeito confortável, eu resolvi fazer esse texto.

Quando eu vou almoçar na rua, ou vou atender ao entregador ou o correio no portão, ele não vai imaginar que eu estou no sofá vendo TV, e sim que eu estou com visita em casa ou acabei de chegar do trabalho (e que já tirei o sapato, porque é a única coisa que eu abro mão).

Esse conceito de conforto pode variar de pessoa pra pessoa (assim como o conceito de feio, bonito, certo, errado, sexy, vulgar, adequado, etc), e você pode se sentir confortável e adequada com uma roupa diferente da minha – pelo seu estilo, personalidade e profissão. Mas o que é importante aqui é lembrar que você não precisa estar de pijama para se sentir confortável.

Loungewear: moda pra trabalhar em home office

Como eu disse, o conceito de conforto pode variar de pessoa pra pessoa, mas em geral, a sensação de conforto está ligada ao material, o caimento e a modelagem das peças, ou seja, as peças confortáveis são feitas de tecidos naturais (como o algodão, lã, linho e seda) e com modelagem mais ampla e com caimento ajustado, nem largo demais, nem justo demais. Esse conceito serviu para algumas marcas criarem as suas linhas de loungewear, que são roupas arrumadinhas para quem quer ficar bonita em casa, pra receber uma visita, trabalhar, ou quem prioriza beleza e conforto.

Olha a etiqueta interna da peça pra ver a composição do tecido, e descubra o que é importante pra você, mesmo dentro de casa, em home office, e se precisar de ajuda, me manda uma mensagem!

OBS: Se você chegou nesse artigo durante a quarentena do Coronavírus, onde muitas pessoas precisaram fazer home office pela primeira vez na vida, aproveita pra ler esse artigo aqui, com dicas extras para te ajudar nesse período, que eu escrevi em 03/2020!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!