icone-site-vestindo-autoestima
trabalhar no verão 6

Elegante no calor: Dicas de roupa de trabalho

Muitos perfis de moda e estilo na internet (especialmente no instagram) explicam como parecer elegante no calor sem levar em consideração que moramos no Brasil, e não na Europa, mas eu definitivamente não sou dessas.

Caso você tenha chegado ao meu site através desse texto e ainda não conhecia o meu trabalho, também é importante dizer que além de eu ser consultora de imagem e estilo desde 2014, eu trabalhei por 12 anos em recursos humanos e roupa de trabalho é o meu assunto! Além disso, eu sou carioca e moro no Rio de Janeiro, e por isso calor também é um assunto que eu entendo!

Para dar essas dicas de roupa de trabalho para ficar elegante no calor, a única coisa que eu estou considerando é o fato de que tem looks que são mais indicados pra cada tipo de dress code, de acordo com a formalidade da empresa.

Se você não sabe qual é o nível de formalidade do seu trabalho / profissão / empresa, clica aqui pra ler o texto onde eu explico melhor cada um deles antes de ler as dicas de hoje!

Elegante no calor: Dicas pra quem trabalha numa empresa muito formal

Em uma empresa muito formal não existe muita variedade de modelos e cores, já que você vai precisar continuar se vestindo de forma clássica e com cores neutras, como no resto do ano.

Então, aqui o grande diferencial é a escolha do tecido na hora de comprar a roupa de trabalho, e deixar a sua pele mais fresquinha mesmo de calça e blazer sob um calor de 50 graus que costuma fazer aqui no Rio de Janeiro e em outros lugares do Brasil! Nesse texto aqui eu falo sobre os 10 melhores tecidos para o calor, e vale a pena ler antes de ir às compras.

elegante no calor: dicas de roupa de trabalho numa empresa muito formal

Nesse texto aqui eu falo sobre as principais diferenças entre as peças de algodão e as peças de poliéster, e posso garantir que olhar a etiqueta interna das peças é mais importante e faz mais diferença que olhar a etiqueta do preço.

Também é importante dizer que apesar de na última foto a mulher estar de sandália, numa empresa muito formal, só é permitido o uso de sapatos fechados.

Elegante no calor pra trabalhar numa empresa formal

A empresa formal já permite um pouco mais de variação nas modelagens, então, dá pra substituir a calça comprida pela pantacourt, a saia lápis pela saia midi e a camisa de manga comprida por uma de mangas curtas ou sem manga, desde que sejam de tecido plano, que deixa os looks mais arrumadinhos e menos informais.

elegante pra trabalhar no calor

Se for optar por vestidos, prefira os modelos mais larguinhos, para deixar a pele respirar melhor, e troque as peças pretas por cores neutras coloridas (como marinho, cinza, mostarda, verde militar e vinho) para deixar o look elegante e criativo na medida.

looks de trabalho com cores neutras coloridas

Looks elegantes pra trabalhar no calor numa empresa semi formal (ou semi casual)

Quem tem um emprego semi formal ou trabalha numa empresa com dress code semi casual já pode variar nas cores e nos modelos das roupas, e pra não ficar com uma cara muito informal, parecendo que está indo passear, vale combinar peças mais clássicas com peças mais informais, ou comprar peças mais clássicas em cores mais coloridas, por exemplo, para equilibrar as mensagens.

trabalhar elegante no calor

Se você sabe a sua cartela de coloração pessoal, vale investir em terceiras peças com cores que te valorizem, como blazers ou coletes de alfaiataria, e não esqueça de olhar a etiqueta para saber a composição do tecido: Quanto mais algodão ou outras fibras naturais (como seda e linho, por exemplo) a peça tiver, mais fresquinha ela será!

Se acessórios como pulseira e colar te incomodarem por causa do calor, tente deixar o look mais colorido com um maxi brinco ou com um lenço substituindo o cinto. As cores neutras coloridas também são ótimas opções!

acessórios no calor

Roupa de trabalho no verão numa empresa casual

A empresa casual conta com o bom senso dos funcionários, e na hora de escolher a roupa pra trabalhar no verão não se deixe cair na tentação e usar peças curtas demais ou muito decotadas por causa do calor. Veja algumas dicas:

  • Se puder usar shorts, prefira os de alfaiataria ao invés do jeans, e coordene com camisetas de malha, para ficar mais casual.
  • Se for usar calça jeans, prefira as mais escuras e sem rasgos, e coordene com blusas de tecido plano ao invés de camisetas de malha.
  • Nos pés, vale usar sandálias abertas e sem salto, mas prefira as flat com fecho no tornozelo, que parecem menos com um chinelo e por isso deixam o look mais “arrumadinho”.
roupa de trabalho elegante no verão

Aqui tem algumas inspirações de looks para trabalhar elegante no calor usando bermudas de alfaiataria, que pode ser uma boa opção para não passar calor e juntar dress code e estilo!

Eu sempre falo sobre roupa de trabalho e tecido também lá no instagram, além de mostrar mais sobre o meu trabalho como consultora de estilo. Me segue lá para ter mais dicas!

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!