icone-site-vestindo-autoestima
melhores tecidos para o verão

Os 10 melhores tecidos para o calor

Ainda estamos na Primavera, mas na última semana todos os dias tiveram sensação térmica de mais de 50 graus aqui no Rio de Janeiro!! E das coisas que eu ensino para as minhas clientes na consultoria de estilo, acho que entender de tecido é o mais importante para comprar bem.

No texto de hoje eu vou falar sobre os 10 melhores tecidos para o calor, pra você conseguir ficar bem nos dias de temperaturas mais altas, e se sentir bem arrumada ao mesmo tempo.

Melhores tecidos para o calor

Antes de falar quais os 10 melhores tecidos para o calor, é importante dizer que tecido é diferente de fibra têxtil, tá? O que a gente vê na etiqueta interna das roupas é a composição do tecido, ou seja, o nome das fibras usadas, e não o nome do tecido, que é o “nome comercial”, sabe?

Camiseta de malha, moletom e calça jeans são, em geral, 100% algodão. A gente não vai ver escrito “malha”, “moletom” e nem “jeans” na etiqueta, tá?

O tricô pode ser de acrílico, de algodão, de poliéster, de lã e ter uma composição mista, com várias fibras ao mesmo tempo, e na etiqueta vai estar escrito o nome dessas fibras, e não “tricô”, como eu mostrei nesse post aqui do instagram! Mas, alguns tecidos levam o mesmo nome que a fibra têxtil, como é o caso do linho e da seda, por exemplo!

melhor tecido etiqueta

À seguir eu vou falar os melhores tecidos para o calor (em ordem de “refrescância”) e vou explicar se é o nome da fibra ou do tecido, pra te ajudar!

1- Linho

O linho é uma fibra natural de origem vegetal que absorve e evapora a umidade de forma muito rápida, permite a respirabilidade e a respirabilidade, e por isso é o tecido mais indicado para os dias mais quentes.

Vale a pena você ir além da textura da roupa, e não comprar a peça só porque tem “cara de linho”, tá? Como o linho é uma fibra mais cara e amarrota muito, é comum ver peças que tem “cara de linho” (e até com preço de linho!!) mas ser um tecido misto, misturado com poliéster, algodão, viscose ou outras fibras, e até com pouco linho na composição, como nesse caso aqui:

10 melhores tecidos para o calor

Se você for comprar um blazer de linho, vale a pena prestar a atenção na composição do forro também. Se o forro for de poliéster, o blazer de linho não vai ser fresquinho, e você não vai ter os benefícios do linho na sua pele. O ideal é que o forro seja de algodão, poliamida ou acetato (que é uma fibra artificial).

no meu instagram eu vivo mostrando os flagras que eu dou nas lojas. Me segue lá também pra ficar de olho nas dicas e saber mais do meu trabalho de consultoria de estilo!

2- Algodão

Como eu falei ali em cima, a fibra de algodão está na composição de vários tipos de tecidos diferentes, e além disso, existem vários tipos de algodão diferentes, como o algodão orgânico, o algodão egípcio e o algodão pima, e a qualidade e durabilidade das peças de algodão podem variar bastante.

tecidos para o verão - algodão

Eu falei sobre os benefícios do algodão e comparei com o poliéster nesse texto aqui.

3- Seda

A seda é uma fibra natural de origem animal e é uma das fibras mais caras e também mais sofisticadas. É comum as marcas anunciarem peças como “sedinha” ou dizer que a peça tem “toque de seda” para dizer que tem qualidade e até justificar o preço mais alto, mas aqui a indicação é a mesma: ficar de olho na etiqueta de composição!

Também contei lá no instagram que todas as minhas peças 100% seda são compradas em brechó, que é uma forma de comprar peças de qualidade a um preço mais baixo!

Como a seda é uma fibra, também é possível ver a seda na composição de outros tecidos, como a organza, o crepe de seda e o cetim, por exemplo.

4- Rami

O Rami é uma fibra natural de origem vegetal (de uma planta de origem na China) e tanto a sua textura quanto o seu aspecto são bem parecidos com o linho.

O rami é um dos melhores tecidos para o calor porque além de ser uma fibra natural e ser bem fresquinha, tem ótima absorção.

Eu já vi peças como camisas (inclusive masculinas) e vestidos de rami sendo vendidos em lojas como a Renner, Zara e Hering, e você vai ver escrito Rami na etiqueta de composição!

5- Poliamida

A poliamida é um dos melhores tecidos para o calor pelo seu conforto e respirabilidade, e por isso é muito usada para a fabricação de lingerie e biquinis, além de forros e peças de academia também.

Eu também falei sobre os melhores tecidos para lingerie aqui.

tecido para lingerie

Também é importante dizer que apesar de ter ficado conhecida por essa característica, nem toda poliamida é biodegradável. Para saber se é ou não, tem que ficar de olho na etiqueta de composição.

6- Viscose

A viscose é uma das fibras mais utilizadas nas roupas, e apesar de ser uma fibra artificial, com origem celulósica (extraída da madeira, do bambu ou dos galhos do algodão), é considerada um dos melhores tecidos para o calor.

Eu indico muito as peças feitas com viscose para os clientes da consultoria de estilo por ela também amarrotar bem menos que o linho, o rami e o algodão, que são fibras naturais.

viscose certificada Renner melhores tecidos para o calor

Na Renner tem peças feitas com viscose certificada, que significa que o processo de extração da madeira foi controlado, ou seja, a celulose não tem origem no desmatamento e os químicos usados para extrair a celulose não agridem o meio ambiente. É uma versão mais sustentável da viscose!

7- Modal

O modal também é uma fibra artificial de origem celulósica como a viscose. Também é uma fibra considerada sustentável e pode substituir as peças de algodão nos dias de temperaturas mais altas.

tecidos para o calor

8- Viscolinho

O viscolinho é o nome comercial do tecido que tem a mistura de linho com viscose (ou até mais fibras), e é um tecido super popular porque foi um jeito de deixar o linho mais barato e com aspecto menos amarrotado.

Assim como o linho, vale a pena olhar a etiqueta de composição pra saber se realmente vai ser uma peça boa para os dias de calor.

9 – Liocel

O modal também é uma fibra artificial de origem celulósica como a viscose e o modal, e é considerada uma fibra sustentável e biodegradável, além de ter um toque macio, ótima respirabilidade e poder de absorção.

10 – Microfibra

A microfibra vai aparecer na etiqueta de composição da peça e é o nome genérico dado aos tecidos de poliéster e poliamida feitos com fios extremamente finos e leves (e por isso são chamados de micro fibra)!

Apesar de ser um tecido sintético, a microfibra é considerada um tecido de alta tecnologia, o que garante muito conforto, troca térmica, respirabilidade, durabilidade e resistência – e por isso eu trouxe para a lista de melhores tecidos para o calor.

Crepe é um tecido bom para o calor?

Como dica extra, pra finalizar esse texto sobre os melhores tecidos para o calor, eu trouxe o crepe, que é bem conhecido e bastante usado, e pode ser bom ou não para o calor, dependendo da composição do tecido.

Isso porque o crepe pode ser feito com fibra de seda, lã, algodão, viscose e poliéster. Se for um crepe de poliéster, melhor usar nos dias mais fresquinhos!

Etapa de compras para aprender sobre tecidos

Tanto na consultoria de estilo completa quanto na etapa de compras contratada separadamente (personal shopper), eu mostro peças parecidas em diferentes tipos de tecido para a cliente entender porque eles são mais confortáveis, porque a modelagem fica diferente, o que funciona melhor para o corpo e o estilo dela, qual vale mais o custo benefício, e muito mais!

melhor tecido etiqueta

Se quiser passar por esse processo, me mande uma mensagem por aqui, que eu te explico melhor como funciona!

2 comentários

  1. Gostei muito desse artigo. Já caí nessas ciladas por não olhar a composição do tecido. Às vezes, eu me empolgo com a roupa e esqueço disso, e o que é pior, tenho alergia a nylon. Mas eu fiquei com dúvida sobre a poliamida, se há nylon em sua composição. No momento, estou com dificuldade em comprar lingeries. Você pode me esclarecer?

    • Olá Maria, obrigada pelo feedback! Fico feliz que tenha gostado!
      Quanto à sua pergunta, o nylon e a poliamida são a mesma coisa. Poliamida é só o nome usado aqui no Brasil! Eu indicaria comprar lingerie de algodão, por causa da alergia. Tem algumas opções de poliamida biodegradável que também é antialergênica, mas precisa ver se funciona pra você, tá? Espero ter ajudado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!