icone-site-vestindo-autoestima
gaveta de lingerie

Como é a sua gaveta de lingerie?

Ultimamente algumas clientes têm trazido questões com a lingerie para a consultoria de estilo com mais frequência que antes, e por isso eu tenho feito mais postagens no instagram e aqui no site sobre o assunto. Vamos falar de como é a sua gaveta de lingerie?

O que deve ter na sua gaveta de lingerie?

Assim como eu sou contra a lista de “peças essenciais que toda mulher deve ter”, eu também não vou dar uma lista sobre o que deve ter na sua gaveta de lingerie, nem sobre a quantidade de peças, e nem sobre o tipo de lingerie que você deve comprar, porque isso varia muito de pessoa pra pessoa.

Num texto mais genérico aqui no site pra quem não é minha cliente, o que eu posso fazer pra te ajudar a organizar e ficar mais feliz com a sua gaveta de lingerie é te ajudar a pensar no seu estilo de lingerie e nas peças que fazem sentido pra você, além de te explicar o que você deve se desfazer (e falar os motivos).

Na semana passada eu falei aqui sobre as calcinhas descartáveis da Jade Picon no BBB, e também não é uma coisa que eu indico, e estou explicando lá no texto porque você não deve comprar uma.

O que tirar da gaveta de lingerie?

Existem algumas dicas mais genéricas que eu sempre dou para as minhas clientes sobre o que tirar da gaveta de lingerie, independente do estilo pessoal dela:

  • Lingerie apertada: aquela que você insiste em manter na gaveta e acaba usando de vez em quando, mesmo não sendo confortável e nem do seu tamanho, causando desconforto, malefícios à sua saúde e prejudicando o look, já que vai fazer marcas no seu corpo.
  • Lingerie relaxada / furada / sem elasticidade / manchada: toda peça que não te faz se sentir bonita te deixa com a autoestima baixa, e vestir uma lingerie bonita mesmo quando ninguém além de você vai ver é se lembrar, todos os dias, que você deve se vestir pra você!
  • Lingerie colorida: sabe aquela peça que você comprou porque estava na moda ou em promoção, e insiste em manter na gaveta de lingerie mesmo achando que ela não é útil, pois não está na sua cartela de cores ou você nunca gosta de como ela aparece nos looks? Pois ela não vai fazer falta se você se desfizer dela!
  • Lingerie que ainda está com etiqueta: Se você comprou uma lingerie há algum tempo e ainda não usou, provavelmente é uma peça fora do seu estilo e da sua rotina, e pode ser a hora de repensar se vale a pena manter ela ou não.
  • Lingerie da moda: sabe aquele modelo de sutiã ou o conjunto que você comprou por estar na moda e que não é seu estilo? Só está ocupando espaço na gaveta de lingerie!
  • Peça que perdeu o par: Você só usa conjuntinho e jogou fora a calcinha depois que ela perdeu a elasticidade mas mantém o sutiã com a intenção de achar outra calcinha que combine? Coloque esse objetivo no papel, pra lembrar de fazer a reposição e se dê um prazo para fazer isso. Se não conseguir dentro desse prazo, tire a peça da gaveta.
  • Calcinha sem forro de algodão: eu já falei nesse texto aqui sobre os melhores tecidos para lingerie, e o forro de algodão na calcinha é muito importante para a saúde íntima, já que permite que a pele respire e evita a umidade da região vaginal, que ajuda na proliferação de fungos e bactérias.
  • Sutiãs com numeração errada: usar sutiã no tamanho errado pode causar dor nas costas, má postura e arruinar aquele lookinho incrível, que vai ficar marcado com a lingerie por baixo. Você pode resolver isso substituindo por sutiãs com letra e número, pra vestir melhor.

Como descartar lingerie?

O descarte é um assunto muito sensível na moda, e precisa ser feito ainda com mais cuidado quando é descarte de lingerie, e reuni aqui algumas opções pra você:

  • Doar para o projeto “Reciclar para reinventar” da marca Leninha Roupa de baixo, que aceita calcinhas, cuecas e sutiãs de todas as marcas e em qualquer estado de conservação, e cria novos produtos e todo o lucro obtido é reinvestido no projeto, que inclui pessoas envolvidas na cadeia dessa produção. Clique aqui pra saber mais sobre o projeto e como enviar as suas lingeries usadas.
  • Doar para o “Ouseuse – Projeto Amiga Recicla” da marca Ouseuse, que higieniza e doa as lingeries para mulheres necessitadas (já pensou na quantidade de mulheres em condição de rua, que não tem dinheiro pra comprar lingerie?). Clique aqui pra saber mais sobre o projeto e como doar as suas peças.
  • Algumas marcas de lingerie fazem logística reversa, e você pode deixar as suas lingeries usadas na loja e eles fazerem o descarte da forma correta, enviando para ONGs e empresas que vão picotar as peças e transformar em enchimento de almofadas e bonecas, por exemplo.

Também falei um pouco sobre esse assunto no texto sobre as calcinhas descartáveis da Jade Picon no BBB, pra você entender o impacto que tem o descarte ideal de lingeries.

Lingerie como expressão de estilo

Eu já falei nesse texto aqui sobre os sete estilos universais na lingerie, que fala sobre os tipos de lingerie para a mulher de cada estilo, porque escolher a sua lingerie também é uma forma de expressar o seu estilo pessoal e se sentir bem com a sua imagem – mesmo que só você vá ver a sua lingerie, tá? Lembre que a gente precisa se vestir pra gente e pra estar bem com a gente em primeiro lugar!

Vale lembrar que a lingerie toca o seu corpo antes da roupa, o dia todo, todos os dias, e que por isso é tão importante investir em peças boas e manter uma gaveta de lingeries saudável e que seja a sua cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!