icone-site-vestindo-autoestima
governante sem blazer

Governante sem blazer

Uma das coisas que mais me incomoda no discurso das outras consultoras de estilo é associar o blazer à elegância (por vários motivos que eu vou falar a seguir), e a mesma coisa acontece quando falam sobre o arquétipo da governante, e por isso eu vim falar que dá pra ser governante sem blazer sim!!

Eu já falei sobre os 12 arquétipos de Jung nesse texto aqui, e como o texto de hoje não vai ter todas as informações sobre o assunto, vale ler esse também para complementar a sua leitura. Vamos focar no arquétipo da governante.

O arquétipo da governante

A governante é um dos 12 arquétipos de personalidade relacionados ao poder, e é o famoso líder clássico, aquele que garante segurança e mantém a ordem – e por isso o “mito” de que deve usar blazer para parecer poderosa ou transmitir autoridade no assunto / na sua área de atuação.

Outra característica importante sobre o arquétipo da governante é que ela quer fazer o bem para todos, quer fornecer uma estrutura para a sua família ou equipe, tornando ela melhor – através do seu status, poder e empatia.

Por isso, a governante também precisa transmitir confiança. A confiança dessas pessoas e´importante para que ela tenha status, poder e prosperidade (suas palavras-chave).

Quando eu falo que dá pra ser governante sem blazer é pensando também numa imagem mais próxima desse grupo, pra transmitir empatia e carisma, já que looks com blazer (em geral) causam um certo afastamento.

Mas, o que usar para parecer alguém poderoso e carismático ao mesmo tempo? É o que eu vou falar a seguir.

Governante sem blazer

É importante dizer que nem todo blazer vai passar mensagem de autoridade e poder, porque existe blazer de cores, modelagens e tecidos diferentes, além, é claro, do fator mais importante, que é a combinação / forma que cada pessoa vai usar o blazer, que também ajuda a passar mensagens diferentes.

Assim como existe o blazer mais indicado para os outros arquétipos, para passar mensagens diferentes, também existe a governante sem blazer. Imagem é uma construção, uma soma de vários fatores, e esse texto é pra dizer que o blazer sozinho não vai te fazer parecer poderosa e vender mais, e que não existe uma única maneira de parecer poderosa e vender mais.

Nesses meus looks aqui em cima, por exemplo, eu estou de blazer de linho sem a intenção de passar uma mensagem de poder, e o fato de ser um tecido mais fluido, sem estrutura ou ombreira, de tecido natural e numa cor clara ajudam a quebrar a mensagem mais clássica do blazer.

As outras peças dos looks, que são todas mais informais, também ajudam a complementar a mensagem que eu gosto de passar no meu estilo, que é mais criativo, confortável e informal. Eu sempre mostro meus looks e falo sobre a explicação / escolha deles lá no meu instagram.

Já pra essa minha cliente da consultoria de estilo presencial aqui no Rio de Janeiro, essa sensação de poder é importante pro estilo e personalidade dela, e aí, mesmo em looks mais casuais / fora do trabalho, a ideia é ela se sentir mais forte e poderosa.

Não estou dizendo que o arquétipo dela é governante, tá? Mas o blazer que ela usa fora do trabalho é mais estruturado, em tecido plano, e em cor mais neutra e escura, deixando até o look de tênis e shorts jeans mais forte.

Consegue ver a diferença entre os looks dela e os meus? Se não conseguir, não tem problema. Eu expliquei nesse texto aqui que arquétipo não é pra ser visto, e é sinal de que a forma como você vê esses elementos visuais é diferente da dela – e é justamente por isso que eu não uso a teoria dos sete estilos universais e defendo que existe governante sem blazer!

Como transmitir poder e autoridade sem blazer?

Como eu falei, o blazer é associado à imagem de poder e autoridade, e isso vem tanto por ser uma peça originalmente do guarda-roupas masculino (que é sinônimo de poder e autoridade numa sociedade machista e patriarcal) quanto por outros elementos da peça, que era feita apenas em alfaiataria, com corte clássico, cor neutra e tecido estruturado.

Hoje existem vários tipos de blazer, em tecidos, modelagens e cores diferentes e também existem outras formas de transmitir poder e autoridade sem blazer, repetindo alguns elementos presentes nesse “blazer das pessoas poderosas” do senso comum: linhas retas, tecido estruturado e sofisticado, modelagem bem feita e cores neutras e mais escuras, por exemplo.

Esse assunto é muito complexo e vale um texto só falando sobre essas possibilidades do arquétipo da governante sem blazer, então, fica de olho por aqui e lá no meu instagram que vou complementar essa informação em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!