Search
Close this search box.

Guia de tecidos para compra online

Estamos no verão e comprar roupa online é um problema porque o tecido faz toda a diferença na sensação térmica e conforto nos dias mais quentes, e por isso eu pensei nesse guia de tecidos para compra online e te ajudar nessa missão, enquanto você não contrata o meu serviço de personal shopper para te ajudar nesse processo!

Esse guia de tecidos para compra online vai te ajudar bastante para comprar em lojas que falam das características e composição das peças, que infelizmente ainda não existe em todas as marcas – mesmo sendo obrigado por lei!

Guia de tecidos para compra online

Eu sou consultora de estilo desde 2014 e como a minha mãe era costureira, eu cresci vendo ela fazendo roupas e falando sobre tecidos e acabamentos, e é o que eu mais estudo e presto a atenção na hora de comprar as minhas roupas – e na hora de ensinar a cliente na etapa de compras (inclusive na etapa de compras online) e incluo algumas informações sobre tecidos que eu vou incluir nesse guia de tecidos para compra online aqui pra você.

É importante dizer que nenhum tecido é sempre bom ou sempre ruim, e por isso eu já fiz esse texto aqui falando sobre o melhor tecido para cada necessidade (não amarrotar, não precisar passar, ser fresquinho, aquecer, etc.) e vale a pena dar uma lida lá para complementar a leitura desse guia de tecidos para compra online.

Mas, como estamos no verão, anote os 7 melhores tecidos para o calor:

  • Linho (fibra natural)
  • Algodão (fibra natural)
  • Viscose (fibra artificial)
  • Seda (fibra natural)
  • Viscolinho (mistura entre viscose e linho)
  • Liocel (fibra artificial considerada sustentável)
  • Modal (fibra artificial – nome genérico para o raiom)

Eu já falei lá no instagram que todas as minhas peças 100% seda foram compradas em brechó, que é uma boa opção para quem quer comprar roupas feitas com fibras naturais mais sofisticadas e nobres sem gastar muito.

Lojas de departamento como a Renner, C&A e Riachuelo, lojas autorais e lojas mais baratas como a Hering (e até mesmo na Shein), vendem peças feitas com fibras naturais com composição 100% algodão, ou 50% linho e 50% algodão, por exemplo, e sempre tem promoções, então, se é uma necessidade sua, não desanime!

Nessa foto acima, alguns produtos da linha sustentável da Renner, com peças de algodão e viscose certificadas, que eu contei um pouco melhor nesse texto aqui.

Entendendo as fibras dos tecidos

Na lista dos 6 melhores tecidos para o verão que eu trouxe nesse guia de tecidos para compra online estão fibras naturais e artificiais, porque as fibras sintéticas (como o poliéster, cetim, acetato e o acrílico, por exemplo) são feitas de plástico e processos químicos, e por isso esquentam muito, enquanto as fibras naturais são extraídas de recursos animais e vegetais.

As fibras sintéticas não amassam muito e exigem menos cuidado na hora de lavar e passar, mas nem sempre duram muito e acabam não valendo muito o custo benefício.

Já as fibras naturais duram mais e deixam o corpo com melhor sensação térmica (tanto no calor, com as fibras mais fresquinhas como o linho, quanto no frio, com a lã e a cashmere, por exemplo), duram mais e são mais confortáveis, mas podem ser mais caras e exigir mais cuidado, justamente para que elas durem mais.

Vale lembrar que todas essas informações abaixo devem estar na etiqueta interna das roupas, mas na compra online, você vai ter acesso apenas à composição da peça na maioria das lojas. Algumas lojas incluem também alguns cuidados como “não lavar na máquina”, então, fique de olho na descrição do produto, indo além das fotos e do guia de medidas.

Eu falei sobre as vantagens e as desvantagens do algodão e do poliéster nesse texto aqui.

Comprando roupas pelo instagram

Essas dicas do guia de tecidos para compra online também serve pra quando você for comprar roupa numa loja pequena no instagram. Manda mensagem na DM e pede pra verem a etiqueta de composição da peça que você se interessou, para saber que fibras compõem o tecido, antes de comprar.

Muitas vendedoras e donas de lojas pequenas não entendem sobre tecido (e nem a diferença entre fibras e tecido), e falam coisas muito superficiais na hora de mostrar as peças, como “tecido fininho” ou “tipo uma sedinha”, por exemplo.

Veja que no exemplo acima, a marca chama o tecido de “malha tricô” mas na composição está dizendo 96% poliéster e 4% elastano – e é essa informação que é importante, que é sobre as fibras usadas para fazer o tecido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!