icone-site-vestindo-autoestima
Compras na Shein

Vamos falar das compras na Shein?

Nos últimos meses eu tenho visto várias blogueiras, youtubers e até mesmo pessoas “comuns” (não públicas) mostrando as suas compras na Shein, e depois que uma cliente da consultoria de estilo online me perguntou o que eu achava sobre a loja, resolvi fazer esse texto.

Quem acompanha o meu trabalho aqui no blog ou lá no instagram sabe que eu falo muito sobre consumo consciente e em 2016 eu falei sobre o que eu achava sobre comprar na Forever 21 e a minha opinião sobre a Shein é exatamente a mesma, então, vale a pena ler esse outro texto clicando aqui.

Compras na Shein: Por que faz tanto sucesso?

Desde o início da quarentena, as compras online aumentaram bastante, e o fato de as compras na Shein poderem ser feitas por um aplicativo no celular ou pelo site ajudou muito no sucesso da marca – que entrega no Brasil desde 2018.

Mas, existem outros fatores que explicam o sucesso da Shein:

  • Assim como outras lojas de Fast Fashion, as últimas tendências estão sendo oferecidas lá;
  • Tem uma grande variedade de numeração, com roupas para a família toda e facilidade tanto pra quem veste PP quanto para quem veste plus size (até o tamanho 6XL). Ao lado de cada peça, a Shein oferece uma tabela de medidas bem completa, então não deixe de comparar com as suas medidas para decidir qual numeração comprar.
  • As roupas são muito baratas
  • As compras chegam muito rápido

E é exatamente sobre esses fatores de sucesso que eu vou falar.

Comprar tendências na Shein

As lojas de fast fashion surgiram com o objetivo de tornar acessível o que é tendência no mundo, tendo uma rotatividade de ofertas muito grande. Se você for em lojas como a C&A, Renner e Zara, ou entrar no site da Shein toda semana, você vai encontrar novidades e talvez já não tenha mais aquela peça que você gostou na semana anterior.

Essa quantidade de novidades causa uma necessidade de comprar com mais frequência, e além de ser uma armadilha (chamando a atenção pelo preço baixo de cada peça e fazendo você não perceber que está comprando mais do que precisa e gastando mais do que deveria), a produção de tantas roupas novas o tempo todo vai na contramão do consumo consciente.

Vale a pena ver esse documentário no youtube, que fala sobre comportamento de consumo:

Comprar roupas plus size na Shein

Eu acompanho muitas blogueiras e influenciadoras plus size, e já vi várias delas falando sobre a facilidade de comprar roupas que estão na moda a um preço que a maioria das mulheres consegue pagar.

A realidade é que o mercado plus size ainda precisa melhorar MUITO, e a maioria das lojas não tem muita numeração, ou oferece roupas que não valorizam o corpo da mulher gorda (que só tem a intenção de cobrir / vestir o corpo), sem considerar que mulheres que vestem numeração plus size também gosta de estar na moda.

Shein Plus Size

A quantidade de marcas pequenas e autorais voltada para o público plus size aumentou bastante, mas em geral essas peças são mais caras, já que o custo é maior para o pequeno empreendedor.

Dessa forma, podemos dizer que a Shein é mesmo uma boa opção para comprar roupas plus size, mas não posso deixar de dizer que o preço baixo e a grande variedade de opções não é uma justificativa para comprar em excesso!

As peças da Shein são muito baratas

É impossível não questionar como as peças da Shein são tão baratas, e não lembrar de tantos episódios com trabalho análogo à escravidão na indústria da moda.

No entanto, a Shein afirma em seu site que tem fabricação e designers próprios para pensar nas modelagens das roupas, e que para não aumentar o preço dos produtos, “encontrou o equilíbrio ideal entre custo e qualidade numa colaboração estável e sã” com os produtores.

As compras da Shein chegam rápido

Apesar de a marca ser da China, eles dizem ter armazéns de estoque também nos Estados Unidos e em Dubai, o que facilitaria a distribuição mais rápida das mercadorias no mundo todo.

De acordo com a empresa, o tempo estimado de envio para o Brasil é de, em média, 35 a 50 dias úteis a partir do momento que o pacote sai do estoque, “podendo levar mais tempo do que o esperado devido a endereços inválidos, liberação na alfândega, entre outras causas”, mas algumas pessoas dizem ter recebido as compras em até 15 dias!

OBS: Eu não vou falar sobre procedimento de alfândega, e dar dicas sobre como não ser taxada, por que não é o meu foco!

O que as pessoas falam sobre as compras na Shein?

Se você fizer uma busca no Youtube, Instagram ou Tik Tok, vai ver um monte de gente mostrando as suas compras (geralmente em grande quantidade) e dando a sua opinião sobre o caimento, tecido, tamanho, e fazendo um comparativo entre a expectativa (foto do site) e a realidade (como a peça vestiu).

As produtoras de conteúdo também mostram como estão usando as maquiagens, roupas e acessórios da loja (o famoso #Lookdodia) e dão dicas sobre como não ser taxado nas compras.

Algumas consumidoras enviam fotos vestindo o que compraram, para ajudar outras usuárias a decidirem sobre o produto, então vale a pena ler as opiniões das clientes, que ficam nas avaliações das peças, para saber como o produto é “na vida real”.

Como comprar bem na Shein?

As dicas que eu posso dar para comprar bem na Shein são as mesmas que eu já dei em outro texto, falando sobre como comprar bem na internet. Se você ainda não leu, vale a pena ler!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!