icone-site-vestindo-autoestima
minimalismo colorido

Minimalismo colorido

Eu te desafio a jogar “look minimalista” no google imagens e ver quantos looks coloridos você vai ver. É muito esquisito ver que ainda hoje a maioria das pessoas pense que pra ter um guarda-roupas minimalista você precisa abrir mão das cores, e eu resolvi fazer esse texto de hoje para defender a ideia de um minimalismo colorido.

Eu já falei sobre ter um estilo minimalista interessante num texto em 2017, mas resolvi atualizar o assunto nesse texto de hoje por causa de uma cliente da consultoria de estilo online, que quer ter um armário cápsula mas gosta de cores e estampas. Vou explicar todos esses termos a seguir.

O que é o minimalismo?

O minimalismo é um estilo de vida que defende que você pode viver só com o que é realmente essencial e importante, mas apesar de ter um monte de manuais e “especialistas” dizendo quantas peças você pode ter no guarda-roupas ou o que você pode ter ou não na sua casa, quem deve decidir isso é você.

Você é quem sabe o que é essencial e importante na sua vida, e é assim que você vai sentir que está vivendo o minimalismo. O minimalismo também é aplicado no guarda-roupas e é o que chamam de estilo minimalista.

Estilo minimalista

Para ter um estilo minimalista você vai ter só o que é realmente essencial e importante no guarda-roupas (usando o conceito do minimalismo), e evitar comprar novas peças o tempo todo para substituir peças mais antigas.

Para isso, as peças precisam ser de boa qualidade, para que durem mais tempo. Além disso, é importante que essas peças sejam versáteis, ou seja, que você tenha só peças que combinem com tudo que você tem no guarda-roupas, que é o que vai fazer render muitos looks.

Como eu falei no começo do texto, é comum encontrar looks com cores neutras e peças clássicas e com linhas mais simples, como esses da imagem acima, para ilustrar o estilo minimalista, mas é possível sim aderir ao minimalismo colorido, ou seja, ter poucas peças e elas serem coloridas e ainda assim serem versáteis! Vou dar algumas dicas a seguir.

Minimalismo colorido

Quando falamos em looks coloridos, é comum que as pessoas associem a cores extravagantes e mais chamativas, mas a verdade é que você pode começar pelas cores neutras coloridas, assim:

  • Substitua o preto por cores neutras coloridas escuras, como o vinho, marrom, cinza chumbo e vinho
  • Troque o branco por cores neutras coloridas claras, como o off white, rosê, mescla e bege

Você também não precisa fazer só looks monocromáticos para ser minimalista. É claro que o estilo minimalista tem a ver com a quantidade de informações do look, mas se forem peças mais básicas e com poucos detalhes visuais, você pode usar até três cores neutras coloridas juntas, que não vai parecer colorido demais!

Eu sou uma entusiasta dos looks neutros coloridos, e se você quiser experimentar, tem uma pasta lá no meu pinterest só com looks em cores neutras coloridas. Segue lá pra se inspirar!

Pode usar estampa no minimalismo?

Como eu falei no começo desse artigo, você é a melhor pessoa pra dizer o que é ou não essencial pra você, tanto na sua vida quanto no seu guarda-roupas, e por isso, se você gosta de peças estampadas e acha que elas podem render bons looks, pode sim (inclusive pode ter estampas no armário cápsula também!).

Essa minha cliente adora peças estampadas, mas não faria mix de estampas. Então, as estampas precisam ser dentro da cartela de coloração pessoal dela ou também em cores neutras coloridas, para combinarem com o máximo de peças possíveis.

Nesse exemplo, que rendeu 30 looks com 13 peças, dá pra ver que algumas delas são estampadas, mas respeitam a mesma cartela de cores e por isso combinam bem entre si.

Consegue entender que o conceito de estilo minimalista e minimalismo são diferentes? A minha cliente é minimalista e quer ter poucas peças, mas não necessariamente vai ter looks minimalistas, já que ela gosta de cores e de estampas!

Minimalismo no inverno

Essa minha cliente mora em um lugar frio, e no frio a gente usa mais camadas de roupas, ou seja, o look tem mais informação. Mas, ainda assim, dá pra ter um guarda-roupas minimalista e eu falei sobre isso nesse texto aqui, com dicas sobre como montar um armário cápsula para o inverno.

Nesses dois looks acima, a textura acrescenta informação e dependendo do seu conceito de minimalista, você pode usar texturas num look monocromático ou num look mais colorido.

Mala de mão colorida

Esses dias eu falei sobre mala para uma viagem curta e disse que podemos levar poucas peças na mala e fazer render muitos looks mesmo levando peças coloridas, o que confirma a teoria desse texto de hoje, já que uma mala enxuta vai ser um guarda-roupas versátil para poucos dias, como se fosse uma versão ainda mais reduzida do armário cápsula. 

Então, mesmo que você não vá viajar agora, vale a pena dar uma lidinha no texto e se inspirar! Olha alguns looks de uma cliente bem colorida que contratou o serviço de malas inteligentes:

O estilo dela não é minimalista (porque tem muita informação de cor, textura, estampa e modelagem), mas a mala foi minimalista, porque tinha só o essencial e tudo combinava entre si!

Se precisar da minha ajuda para incluir o minimalismo colorido no seu guarda-roupas, me manda uma mensagem por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!