Search
Close this search box.

Não gostou da sua cartela de coloração pessoal?

Nem todo mundo que faz a análise de coloração pessoal vai gostar da cartela ou se identificar com as cores dela, e desde 2014 eu já vi isso acontecer algumas vezes com as minhas clientes. Então, se você não gostou da sua cartela de coloração pessoal e chegou a esse texto buscando uma solução, eu posso te ajudar nisso!

Eu sempre falo que isso pode acontecer para as minhas clientes, afinal, a cartela de cores pessoal fala das cores que fazem harmonia com a sua pele, e não do seu gosto / estilo pessoal e do que você acha bonito ou feio.

Mas, é importante saber que você pode:

  • aprender a gostar da sua cartela de cores pessoal, por ver os benefícios que ela oferece (eu, por exemplo, comecei a usar marrom desde que descobri que eu fico bonita usando essa cor na roupa ou na maquiagem)
  • burlar a cartela (nesse texto eu te ensino 4 jeitos simples)
  • usar as cores que você gosta e não estão na sua cartela (como o preto, por exemplo, que só está em 5 das 12 cartelas).

Nesse texto, eu vou falar desses 3 pontos pra te ajudar.

Porque você não gostou da sua cartela de coloração pessoal?

Cada cartela tem várias cores em tons diferentes, e é importante entender porque você não gostou da sua cartela de coloração pessoal.

Pode acontecer de você achar ela muito intensa / viva, muito apagadinha / opaca, muito clara, muito escura, preferir cores mais frias ou mais quentes, sentir falta de cores que você gosta, ou simplesmente achar que ela não combina com o seu estilo pessoal e com a mensagem que você quer passar.

não gostou da sua cartela de coloração pessoal

Depois que eu entendi que marrom funcionava pra mim, eu uso vários tons, na roupa, nos acessórios, esmalte, maquiagem e é fácil gostar de uma pessoa que gosta da gente, né? Fácil gostar de alguém que quer o nosso bem e nos oferece benefícios. Concorda?

Então, se você não gostou da sua cartela de coloração pessoal, a minha primeira dica é você dar uma chance para as cores que você gosta mais dessa cartela de cores pessoal e observar como que você fica mais bonita com essas cores.

Note como as cores da sua cartela deixam a sua pele mais viçosa, com um aspecto mais saudável e um ar descansado e jovial (com linhas e marcas de expressão suavizadas).

Também é legal lembrar que as cores da sua cartela tem 3 características dela (temperatura, intensidade e profundidade), e que a sua cartela tem uma característica principal (que é o sobrenome da cartela, como a minha, que é outono escuro / outono profundo porque a característica principal da minha coloração é a profundidade escura). Se você tem uma cartela neutra como a minha, vale tentar com as cores da sua cartela de transição, que também te favorece.

E se eu não gostar da minha cartela de coloração pessoal?

Se você não gostar da sua cartela de coloração pessoal, você não pode trocar de cartela, mas pode usar as cores que você gosta e não estão na sua cartela, burlando os efeitos negativos que as cores “erradas” causam.

Como burlar a cartela de coloração pessoal?

Se você não gostar da sua cartela (ou usar muito uma cor que não está nela), não tem problema, por que existem várias formas de burlar a cartela de coloração pessoal, e eu vou listar aqui pra você:

  • Usando maquiagem (especialmente com as cores da cartela), que altera a pele
  • Com um maxi acessório da coloração perto do rosto (colar, brinco, echarpe, etc) ou no metalizado ideal, pra iluminar a pele, e quebrar o efeito negativo da peça fora da cartela
  • Incluindo uma terceira peça da cartela por cima da peça fora da coloração
  • Abusando do decote (porque deixa mais pele de fora e é a própria pele que reflete no rosto)
  • Usando as cores que você gosta (e não estão na cartela) na parte de baixo do corpo, mais longe do rosto
cartela de coloração pessoal com acessórios

Nesse texto aqui eu falo melhor sobre como burlar a cartela de coloração pessoal.

Gostar do que você vê no espelho é mais importante que cumprir regras

Eu sempre falo isso para as minhas clientes e pessoas que acompanham o meu trabalho lá no instagram, e digo que é possível se gostar usando uma cor fora da sua cartela de coloração pessoal, e isso é o mais importante.

Você só precisa refletir se gosta de usar preto, por exemplo, porque emagrece, é elegante, é neutro, é clássico, fácil de achar e de usar, ou se ele favorece a sua beleza ou coloração, tá? É importante vestir o corpo, mas não esqueça de olhar para o seu rosto também. Se a cor “errada” te deixa bonita, ótimo! a ideia é essa mesmo, independente da cor estar na sua cartela ou não.

A cartela serve para te ajudar quando você NÃO SE GOSTA, ou seja, quando a cor da roupa está te prejudicando visualmente, como essa cliente viu quando fizemos a análise de coloração pessoal online.

análise de coloração pessoal online

A cartela de coloração pessoal não é uma ferramenta para proibir você de usar as cores que gosta e que te fazem se sentir bem / bonita, e sim o contrário.

Essa ferramenta serve pra você entender que não está se sentindo bem porque está usando a cor “errada”, e saber o que fazer nessa hora. Então, se você AMA usar preto e gosta do que vê no espelho quando usa preto, e não tem preto na sua cartela, tudo bem!

Lembre: Você se sentir bem, e usar as coisas que gosta é mais importante que seguir a cartela! E se você já fez a análise de coloração pessoal com outra pessoa e não gostou da sua cartela de cores pessoal, mas quer aprender a gostar dela ou usar as suas cores da forma correta, eu também posso te ajudar. Me manda uma mensagem por aqui que eu te explico como funciona o serviço específico para esses casos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!