icone-site-vestindo-autoestima
o que levar na mala de inverno

O que levar na mala de inverno

A temperatura começa a cair e eu já fico monotemática, porque ODEIO O FRIO! E se fazer mala de verão já é um problema por causa do peso da mala, decidir o que levar na mala de inverno é ainda pior, já que os tecidos são mais pesados e grossos, e ocupam mais espaço – além, é claro, de precisar de mais peças para fazer os looks em camada.

Nesse texto eu vou falar sobre o que levar na mala de inverno de acordo com os tecidos, e além de salvar a sua mala, e evitar excesso de bagagem, eu te ajudo a se manter bem aquecida! E lembre-se que eu tenho um serviço de malas inteligentes pra te ajudar a fazer a mala e você não se preocupar com isso, tá?

Porque pensar nos tecidos para a mala de inverno?

O tecido certo faz muita diferença na sensação térmica, tanto para a gente não sentir muito calor e transpirar, quanto para se proteger do frio – especialmente os frios mais rigorosos, como o frio da Europa, e por isso é importante falar disso quando o assunto é o que levar na mala de inverno.

Como eu sou filha de costureira e consultora de estilo desde 2014, estou sempre estudando sobre tecido e depois dessas dicas o seu único trabalho vai ser olhar a etiqueta interna da peça pra ver se é um dos tecidos para levar na mala de inverno que eu indiquei aqui.

E apesar de tricô não ser um tecido (existem peças de tricô de vários tipos de fibras diferentes), vou começar falando sobre como escolher o tricô que você vai levar na mala de inverno:

O tricô mais levinho, que você vai usar como blusa ou por baixo de um casaco mais pesado pode ser de fibras naturais como o algodão, a seda e a lã, para ficar mais confortável e deixar a sua pele respirar, ou de viscose, que é uma fibra artificial leve também.

roupa de frio pra levar na mala de inverno

Para o tricô mais pesado, que você vai usar por cima de uma segunda pele ou blusa, o ideal é que ele seja de uma fibra mais sintética, como o poliéster e o acrílico, para esquentar mais.

melhores tecidos para a mala de inverno

Também é importante observar o espaçamento entre os fios, porque isso vai interferir na passagem do vento frio. Com os tricôs mais abertos, use uma peça por baixo.

Tecido para cada camada do look

Montar uma mala de inverno enxuta é mais difícil que a mala de verão porque os looks de frio demandam mais camadas de roupas, e aqui eu vou explicar qual o melhor tecido para levar na mala de inverno para cada camada do look – e essa é a parte mais importante desse texto!!

Muita gente acha que casacos pesados e volumosos protegem mais do frio e esquentam mais, mas se for do tecido errado, vai só ocupar espaço na mala e te fazer pagar excesso de bagagem ou despachar a mala.

Nesse post aqui lá do instagram eu falo sobre essas camadas dos looks de inverno:

Primeira camada

A primeira camada deve ser a mais quente e confortável, e por isso vale a pena investir numa peça térmica de qualidade. Essas peças são sinalizadas com um símbolo de fogo e/ou a palavra WARM (aquecer).

roupa térmica na mala de frio

Como elas não criam volume nem na mala nem na silhueta, são conhecidas como “segunda pele”, e são elas que vão garantir que o seu corpo fique aquecido. Não esquece de ler esse guia da roupa térmica que eu também deixei aqui no blog!

Segunda camada

Para a segunda camada do look, você pode escolher a peça de acordo com a sua necessidade de proteção térmica. Tem muito vento? Uma peça de acrílico, poliamida ou o poliéster na composição. Se não precisar dessa proteção extra, pode ser uma peça de algodão (e essa segunda peça pode ser uma camiseta ou um tricô, como eu mostrei acima).

Terceira camada

A terceira camada do look de frio vai te proteger de fatores externos como o vento e a umidade. Para locais com vento, o couro é o mais indicado. Para dias chuvosos ou com mais umidade, o poliéster e a poliamida, dos casacos acolchoados (puffer jacket), que secam com mais facilidade.

o que levar na mala de frio - puffer jacket

Echarpe, cachecol e pashmina: Qual levar na mala de inverno?

Vou começar falando da diferença entre echarpe, cachecol e pashmina porque além de eles serem visualmente diferentes, são feitos de tecidos diferentes – que é o que interessa aqui hoje.

  • Echarpes: São sempre retangulares, largas e compridas, e feitas de tecidos mais leves. A echarpe do inverno é feita de poliéster, e as de algodão, seda, linho e viscose são para usar no calor.
  • Cachecóis: São compridos e estreitos, e feitos de tecidos mais pesados e quentes, sendo ideais para o inverno. Os de poliéster são mais finos, e os de lã e de fleece são mais grossos. Na hora de escolher, vale a pena pensar na temperatura que você vai pegar, porque quanto mais grosso e fechado for o tecido, mais vai te proteger do frio. Para frios mais rigorosos, o ideal é o cachecol de fleece (um tecido com toque aveludado, muito parecido com a flanela), que além de serem térmicos, também ajudam a cortar o vento.
  • Pashmina: É um tipo de echarpe mais comprida e larga, mas tem esse nome porque é feita de uma lã de cabra (muito macia e leve) da região da Caxemira, no norte da Índia.

diferença entre echarpe, cachecol e pashmina - mala de inverno

Lá no meu instagram tem sempre posts com dicas de mala de viagem, looks de viagem das minhas clientes e feedback delas sobre o serviço de mala. Me segue lá pra ver – e se precisar da minha ajuda, me manda uma mensagem por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!