icone-site-vestindo-autoestima
sutiã para mastectomizadas

O sutiã para mastectomizadas

A minha mãe teve câncer de mama aos 39 anos (em 1990) e morreu aos 49 (em 05/2000) e por isso, esse é um assunto que me comove, me incomoda e me mobiliza, e tudo que fala sobre facilitar a vida e a autoestima de mulheres nessa situação me interessa.

No texto de hoje eu vou falar sobre o sutiã para mastectomizadas (mulheres que fazem mastectomia por causa do câncer de mama), e levantar outros pontos sobre o assunto também, de acordo com a minha experiência pessoal e como consultora de estilo.

Na época que a minha mãe passou pelo câncer de mama, não existiam opções de roupa pensadas para essas mulheres, que têm a autoestima muito abalada nesse processo, e ainda hoje, apesar do sutiã pós mastectomia ajudar muito, a moda ainda precisa pensar em soluções!

O sutiã do Recomeço da Mariza

Chamado de “o sutiã do recomeço”, o sutiã para mastectomizadas da Mariza foi criado em 2018, depois que a empresa recebeu uma carta de uma cliente, chamada Elizabeth Tremmel, pedindo por um sutiã especial para as mulheres que, como ela, tinham passado pela cirurgia de retirada das mamas por causa do câncer.

A marca contou a história da criação do sutiã do recomeço nesse vídeo aqui:

Representando uma história de luta e superação de milhares de brasileiras, o sutiã para mastectomizadas da Mariza não tem aro, é 100% algodão, tem um compartimento interno para colocar a prótese móvel e tem as laterais mais largas para proporcionar maior conforto. Tudo criado com o apoio técnico da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Super confortável, mas ainda assim com detalhes especiais — existe um modelo pink bem feminino, e peças com barras de rendas, para você se sentir sensual —, o sutiã do recomeço foi inteiramente pensado para essas pacientes. Esses dois foram os primeiros modelos laçados, na época:

sutiã do recomeço - sutiã para mastectomizadas

Quem explica melhor são as estilistas da Marisa, Renata Teixeira e Ivana Galvão. “A matéria-prima desse sutiã é diferente. Ele é feito com uma microfibra mais encorpada, que dá mais sustentação. O toque acetinado ajuda no contato com a pele mais sensibilizada”, conta Renata. Ainda, ela destaca que a parte da frente é forrada com algodão e tem costura embutida, para evitar o contato direto. 

Hoje (Outubro de 2022), o site da Mariza hoje tem mais de 20 opções de sutiã para mastectomizadas, em tamanhos, cores e modelos diferentes, não só para garantir o conforto e o encaixe da prótese móvel, mas também a autoestima dessas mulheres – coisa que também é muito importante!

sutiã para mastectomia

Em 2021, a Mariza decidiu ampliar a linha de produtos para este público e lançou a versão em maiô e top esportivo, além de novos modelos de lingerie.

Eu já falei sobre os melhores tecidos para lingerie, e é claro que conforto é importante, mas eu lembro bem de como foi pra minha mãe, há 32 anos atrás, lidar com o câncer de mama, e ter um sutiã confortável, funcional e bonito é o mínimo que a moda pode fazer por essas mulheres. Vou falar mais sobre isso a seguir.

Onde comprar sutiã para mastectomizadas

O sutiã para mastectomizadas (mulheres que passam pela mastectomia) é um item necessário tanto para o conforto quanto para a saúde e a autoestima das mulheres com câncer de mama.

A Mariza, felizmente, não é a única marca que fabrica e vende sutiã para mastectomizadas. Na Hope, você encontra o sutiã pós mastectomia com o nome de “Sutiã Esperança”, também em vários modelos e tamanhos, assim como em outras lojas.

Em 1991, quando a minha mãe fez a mastectomia da mama esquerda (aos 40 anos), o sutiã para mastectomizadas era muito caro, e como ela era costureira, fez a adaptação em outras peças para colocar a prótese, que ela usou até 05/2000, quando ela morreu, já que ela não quis passar pela cirurgia reparadora e colocar silicone.

A moda e o câncer de mama

Como eu falei, em 1991, quando a minha mãe teve câncer de mama, já existia um sutiã para mastectomizadas. É óbvio que nesse período muita coisa mudou, e tem mais opções num preço mais acessível que naquela época, mas a moda ainda precisa evoluir muito quando o assunto é câncer de mama, e eu vou citar algumas coisas que acho que as marcas deveriam pensar:

  • Blusas para mulheres mastectomizadas ou em tratamento do câncer de mama: A minha mãe não podia usar alcinha por causa do sutiã, mas precisava usar uma blusa decotada ou com botões para fazer a quimioterapia, que era feita através de um cateter, pouco abaixo da clavícula. Precisa ser um tecido confortável e com elasticidade. A moda para grávidas já conseguiu pensar em opções e variedades para a amamentação, com recortes e carinha de roupa “comum”, que dá pra usar depois, e as mulheres com câncer de mama também precisam e merecem ter opções de blusas para essas situações.
roupa para amamentação
  • Saias, calças e vestidos confortáveis e fáceis de tirar, tanto por causa de sonda quanto por causa de remédios que dão vontade de fazer xixi toda hora. Lembro que minha mãe só usava pijama nessas situações, e como ela era muito vaidosa, isso incomodava ela, que queria estar arrumadinha.
  • Ainda na questão do conforto, hoje já existe o que a gente chama de loungewear, mas é preciso atenção com os tecidos, pra não agarrarem nos pontos ou soltarem pêlos nos acessos (como no cateter) pra evitar inflamações. Moletom, por exemplo, não é uma boa opção nesse caso.
loungewear - roupa de ficar em casa

Já falei várias vezes lá no meu instagram que a minha mãe tinha uma boa autoestima (inclusive durante o tratamento e tendo ficado 10 anos sem a mama esquerda), e ela se preocupava muito com a forma como ia chegar, ficar e sair do hospital (ou em casa, quando ia receber visitas, por exemplo).

Como consultora de estilo, acho que é meu papel ajudar a levantar essa questão, para que outras mulheres sejam beneficiadas. Não basta fazer sutiã para mastectomizadas! Essas mulheres precisam ter opção de escolha para manterem a autonomia, a autoestima e a dignidade durante esse processo tão difícil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!