icone-site-vestindo-autoestima
onça pobre e onça rica

Onça pobre e onça rica: Sabe a diferença?

Se você consome informação de moda, já deve ter ouvido falar sobre onça pobre e onça rica. E quem não ouviu, infelizmente vai passar por isso, porque em pleno 2024, as pessoas ainda produzem conteúdo sobre isso.

“Ah, mas esse texto não é pra falar sobre a diferença entre onça pobre e onça rica?”. Também! Mas não só isso, e nem do mesmo jeito que a maioria das outras consultoras de imagem e estilo e blogueiras de moda fazem. Fica comigo pra ver!

Estampa de onça pobre e onça rica

A estampa de onça é um clássico, e não sai nunca de moda, mas, apesar disso, é uma das tendências de moda de 2024, e por isso vai ser vista com mais frequência nas ruas e vitrines.

A estampa, que é a preferida da “Mob Wife Aesthetic” (algo como a estética de esposa de mafioso italiano), que eu citei sobre como usar essa estampa (que chamamos de “estampa de oncinha”), sem ter mencionado essas categorias, e as diferenças entre a onça pobre e onça rica.

Você consegue identificar qual dessas imagens abaixo tem um look com estampa de onça pobre e qual delas tem uma estampa de onça rica?

estampa de oncinha

Pelos requisitos de quem acredita nessa diferença, o segundo look representa uma onça pobre, mas esse não seria o único exemplo. O primeiro look, apesar de ter uma peça clássica e bem estruturada, também pode ser considerada assim, já que a cor da oncinha é um pouco mais escura que o “normal”.

É importante explicar para quem chegou a esse texto e não conhece o meu trabalho aqui e lá no meu instagram que eu sou consultora de imagem e estilo desde 2014 e não uso termos e rótulos que são elitistas como dizer que existe a “onça pobre e onça rica”, e essas imagens completamente diferentes que eu usei aqui em cima já é um sinal desse meu desinteresse para falar sobre isso com clientes e seguidoras. Vou explicar porque:

Como diferenciar onça pobre e onça rica

A classificação de onça pobre e onça rica se dá pela semelhança com a pele do animal, ou seja: as peças que são mais parecidas com a “estampa” natural dele, são consideradas ricas, enquanto as diferentes são consideradas pobres. Isso acontece porque o animal tem as pintas / manchas dentro de um padrão específico.

Onça rica

A onça rica tem as manchas maiores e iguais em toda a peça, e estão espalhadas de forma igual. A cor da peça também vai fazer diferença, já que o animal real é sempre nas cores camel, preto e marrom.

look estampa onça rica

A imagem abaixo compara a pele do animal com a estampa onça rica, e não me parece que as manchas são tão iguais. Dependendo do “pedaço da pele” que a peça fosse feita, poderia ter pintas maiores ou menores. Concorda comigo?

onça pobre e onça rica

Se a peça tiver textura de pelo (como os casacos que eram feitos com a própria pele de animal – e eram caríssimos, e obviamente, considerada uma onça rica rsrs), muito melhor! Vai parecer que você está vestindo a pele do animal, que aparentemente ainda é super cool na cabeça das pessoas que usam esses termos, em pleno 2024.

Onça pobre

Já a onça pobre é aquela que não vai parecer a pele do animal. Existem versões com as pintas menores, de tamanhos, formatos e espaçamentos irregulares, e até mesmo peças de oncinha colorida.

onça pobre

Se essa for a sua escolha (provavelmente por ter um estilo mais criativo), vai obviamente mostrar que você não está usando a pele do animal como roupa! E aí, se parece uma peça falsa, vai parecer que está usando uma peça barata, e você ficará com cara de pobre!

estampa feia onça pobre

Para finalizar, também vale dizer que a estampa de onça rica é chamada de “onça bonita” ou de estampa bonita, e a estampa de onça pobre é chamada de “onça feia” ou de estampa feia. Beleza e dinheiro andam juntos, né? E não dá pra parecer bonita usando uma estampa pobre. Ai, ai…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!