icone-site-vestindo-autoestima
tipos-de-corpos-masculinos

Os 5 tipos de corpos masculinos

Apesar de eu também fazer consultoria de estilo masculina, eu falo muito pouco para os homens aqui, e eu resolvi falar sobre os 5 tipos de corpos masculinos para normalizar que homens também falem sobre isso.

Toda vez que eu atendo um homem na consultoria de estilo, falamos sobre o corpo dele e eu explico sobre os 5 tipos de corpos masculinos para que ele se identifique e traga as suas inseguranças (siiim! homem também tem questões com o corpo!) e acho que esse texto pode ajudar outros homens também.

Os 5 tipos de corpos masculinos

Antes de falar sobre os 5 tipos de corpos masculinos, é importante dizer que, assim como na consultoria de estilo feminina, eu também não faço análise de silhueta na consultoria de estilo masculina, e nesse texto aqui eu explico porque.

Esse guia serve como orientação e ajuda a identificar visualmente um padrão, que pode ajudar como o início de um processo de se autoconhecer!

Como diferenciar os 5 tipos de corpos masculinos?

Os 5 tipos de corpos masculinos são: oval, retângulo, trapézio, triângulo e triângulo invertido, e recebem esses nomes por causa das proporções físicas, como a altura, largura dos ombros e do quadril, tamanho do tronco e das pernas.

Vou falar a seguir de cada um deles (em ordem alfabética), e é super normal que você não se identifique com nenhuma dessas descrições, porque as pessoas são muito diferentes e num primeiro momento pode ser complicado se ver sem a interferência do que você gostaria de ser ou acha que é!

Corpo oval

O corpo oval é identificado pela estrutura e forma do tórax, que é mais largo e mais projetado para a frente. Outras características como pernas e braços finos e pescoço mais curto ou mais largo também aparecem com frequência em conjunto.

Vale dizer que nem todo homem plus size tem o corpo oval, tá? Existem corpos plus size de formatos diferentes, assim como acontece com os corpos magros!

Corpo retângulo

O corpo retângulo é um dos mais comuns e o mais fácil de vestir, porque já tem medidas bem equilibradas, já que ombros, cintura e quadril estão na mesma largura visual.

Assim como o corpo oval, o corpo retângulo também tem medidas grandes, mas a diferença vai estar na região da cintura e barriga, que não vai ultrapassar as medidas de ombros e quadris.

O corpo retângulo pode ser grande, como o Jack Black, ou pequeno, como o David Beckham, e eu achei importante trazer esse exemplo porque muitos homens confundem o corpo grande retangular com o corpo oval.

Corpo trapézio

O corpo trapézio é o tipo que a maioria dos homens gostaria de ter, porque é o tipo mais comercial, e justamente por isso, visto como o padrão de beleza, por causa da sua característica física mais marcante, que é o ombro mais largo que os quadris.

Pra exemplificar o tipo de corpo trapézio, vale pensar no Kenye West e no Chris Hemsworth.

Corpo triângulo

O corpo triângulo tem a parte de baixo (quadril e pernas) maior que a largura dos ombros, e muitos homens podem se incomodar com o volume de bunda e com a cintura de cintura menor / mais marcada também.

Em maio desse ano, quando eu atendi um homem trans, eu falei que essa característica não é específica e exclusiva de mulheres, e o que vai definir se a gente vai disfarçar ou não essa característica é a relação que você tem com o seu corpo.

Na segunda foto, o Seth Rogen nem parece ter esse tipo de corpo, porque usa um truque de estilo que cria essa ilusão de ótica, que é uma peça mais clara na parte que quer aumentar. Gosto dessa foto porque ele usa uma calça clara (que aumenta a parte de baixo), e equilibra com a camisa mais clara, mostrando que dá pra usar tudo sim!

Triângulo invertido

O tipo triângulo invertido também é muito comum e alguns homens vistos como os mais bonitos do mundo, como o Chris Evans e o Michael B Jordan, por exemplo, representam bem esse tipo de corpo, que é maior na parte de cima e bem mais estreito na parte de baixo – com mais diferença entre as medidas que no tipo trapézio!

Pra diferenciar: o tipo trapézio, tem mais volume de quadril e pernas, e aqui, as pernas são mais finas e quadril e bumbum bem menores também.

Conseguiu identificar o seu?

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários

  1. Boa tarde, como devemos determinar o formato de corpo? Tirando a circunferencia, dos ombros, cintura e quadril? Ou deveríamos fazer de outra forma? Boa quarta feira 🙂

    • Sim, Ivo. Assim que fiz a minha análise pessoal e fica mais livre de percepções.
      Tenho 112 cm de largura de ombros e 91 cm de quadril. Veja que essa diferença não é tão acentuada, portanto, me classifiquei com trapezoidal, mas poderia estar tbm no triângulo invertido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!