icone-site-vestindo-autoestima
roupa feminina não tem bolso

Por que roupa feminina não tem bolso?

Eu adoro estudar a história da moda, e pra explicar por que roupa feminina não tem bolso até hoje, em pleno 2022, a gente precisa dar uma olhadinha pra alguns anos atrás.

Quem me acompanha lá no instagram já viu um spoiler sobre o assunto na semana passada, e eu vou começar esse texto dizendo que eu gostaria que isso já tivesse mudado, mas acredito que a gente possa ver essa mudança acontecendo em breve. E se você ainda não me segue, clica aqui pra acompanhar o meu trabalho por lá também!

Por que roupa feminina não tem bolso?

Quando eu falo que a roupa feminina não tem bolso, eu estou falando da maioria das peças e em comparação com as roupas masculinas. Também estou falando de bolso que funciona como bolso, que a gente consegue colocar a mão inteira e carregar objetos como documento, dinheiro, celular e chave da casa, por exemplo – e não aqueles bolsos decorativos ou rasos.

Mas, vamos falar de como a moda de hoje ainda é influenciada pela moda de séculos atrás (sim!!) – em ordem cronológica, pra gente ir entendendo como chegamos até aqui.

Século XVII: Bolsos improvisados e difíceis de acessar

Já nos primeiros registros das roupas femininas a gente já perceba a ausência de bolsos, ou, quando ele existia, que não era tão funcional.

Na foto abaixo a a gente consegue ver como era em 1690: Várias camadas de roupas até que a mulher conseguisse acessar o bolso. Imagem do artigo sobre a história do bolso, em inglês, que você pode ler nesse link aqui.

Enquanto os bolsos das roupas masculinas eram costurados diretamente nas peças (assim como é feito até hoje), as mulheres precisavam se virar e enrolar um saco com uma corda em volta da cintura (como uma pochete), embaixo da saia. Na imagem abaixo dá pra ver como era esse bolso improvisado:

Esse acessório que servia para guardar os objetos era bem mais difícil de acessar, porque ficava sob várias e várias camadas de tecidos e, para pegar o que estava guardado lá, as mulheres precisavam ficar praticamente nuas.

Em 1700, para facilitar o acesso a esse objeto, as saias das mulheres ganharam fendas! As roupas continuavam tendo várias camadas de tecidos, e essa “pochete de tecido” continuava amarrada na cintura, mas agora, com as fendas, já era mais fácil guardar ou pegar alguma coisa que estava ali dentro.

Vale lembrar, de novo, que nessa época, as roupas masculinas já eram feitas com bolsos, tá? Eles sabiam que era uma possibilidade, mas não viam sentido em fazer o mesmo nas roupas femininas.

Século XIX: Sai o bolso interno e aparecem as bolsas

No século XIX aconteceu uma grande mudança na moda e as peças mais sequinhas, sem tantas camadas de pano fizeram com que esse volume extra na cintura não funcionasse mais, e esse acessório passou a ser carregado na mão.

Era o que a gente chama de bolsa hoje, mas bem menor, e com o nome de retícula. Esse é um dos momentos mais simbólicos, importantes e machistas pra gente entender por que roupa feminina não tem bolso.

Com a silhueta dos vestidos mais inspirado na silhueta grega, não tinha nenhuma margem para os bolsos internos permanecerem – como aconteceu mais recentemente com a calça skinny, que só tem bolso decorativo pra não “influenciar na silhueta mais sequinha”.

Desde sempre, as roupas também são uma representação do status, e com as retículas acontecia a mesma coisa: As pequenas eram usadas por mulheres que tinham mais dinheiro, e se elas eram grandes, era um sinal de que a mulher precisava trabalhar fora (pela quantidade de coisas que ela guardava na bolsa).

Início do século XX: Roupas com bolsos!

No início do século XX muitas roupas ainda eram feitas em alfaiate, e por isso os vestidos começaram a incluir instruções para costurar os bolsos nas saias, caso a mulher quisesse ser independente e levar os seus próprios pertences ao invés de pedir ao marido para carregar – como era feito até então.

Também foi nessa época que as mulheres começaram a usar calça comprida, mas esse movimento já era “radical” demais pra época, e a maioria ainda não tinha bolso. A frase “homens têm bolsos para guardar coisas; as mulheres, para decoração“, dita em 1954, é atribuída ao estilista Christian Dior e sintetiza bem o pensamento machista da época.

Com as duas grandes guerras mundiais, aconteceu um boom das roupas utilitárias para as mulheres, que estavam trabalhando enquanto os homens estavam fora de casa, na guerra. E, com isso, queremos dizer que mulheres finalmente conseguiram calças que funcionavam e, com isso, queremos dizer também que elas tinham bolsos.

Na foto acima, Coco Chanel e Marlene Dietrich usando calça com bolsos nesse período de muitas conquistas femininas, dentro e fora da moda. A moda acompanha os acontecimentos do mundo, e é influenciado por esses movimentos. Já falei nesse texto aqui como é a relação da moda com a política, e vale a pena ler pra complementar essa leitura.

A ditadura da magreza do final do século XX e o bolso na roupa feminina

É claro que o fato de a roupa feminina não ter bolso passa pela pressão estética e padrão de beleza, e foi no final do século XX, no auge da ditadura da magreza, que os bolsos saíram de novo das peças, pra dar um efeito de emagrecer a silhueta feminina.

Nessa mesma época, aconteceram duas coisas na moda que “ajudaram” a sumir com o bolso na roupa feminina: o boom das bolsas de luxo (já falei aqui em cima que a retícula apareceu como substituto do bolso, né? E nessa época todo mundo desejava ter uma dessas bolsas caras), e a calça de cintura baixa, que não tinha espaço para o bolso – ou eram só decorativos, como nessas fotos da Britney Spears.

Impossível falar de calça de cintura baixa e não falar dela, né?

Já é 2022 e a roupa feminina não tem bolso!

Depois de séculos “roubando” peças do guarda-roupas masculino e vendo o quanto são confortáveis e funcionais ao mesmo tempo e tentando ter os mesmos direitos, em pleno 2022 e a roupa feminina não tem bolso na sua grande maioria.

Esses dias eu mostrei lá no instagram um vídeo que mostra eu e minha cliente da consultoria de estilo presencial aqui no RJ comemorando o fato de as saias que eu tinha separado pra ela na etapa de compras tinha bolso:

E é claro que outras coisas vão influenciando na modelagem das roupas e no tamanho dos bolsos. Já aconteceu de eu ver cliente testando o celular no bolso traseiro de calça pra ver se cabia ou não, e é claro que algumas peças podem ter bolsos maiores e outras terem bolsos menores ou apenas decorativos, mas já está na hora de bolso ser uma realidade na roupa feminina!

A indústria da moda tem 60% dos cargos ocupados por mulheres e não ter muitas mulheres em cargos de chefia e decisão (que também é resultado do machismo), e eu acho que se esse quadro fosse um pouco diferente, a gente teria muitas das nossas necessidades saciadas!

Me conta: Você já sabia que era por causa disso que a roupa feminina não tem bolso? Também sente falta do bolso nas roupas?

2 comentários

  1. Nossa, estou nesse exato momento respondendo uma atividade da cadeira de Moda e Vestuário, sou estudante de um curso chamado Ciências do Consumo (na UFRPE) e estou enfrentando o início de um pré-projeto (por indignação mesmo) com esta temática, só precisei direcionar meu estudo a um grupo específico, mas a problemática é justamente a falta de “bolsos funcionais”, numa eterna imposição ao uso de bolsas (que eu jamais utilizarei).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!