icone-site-vestindo-autoestima
não se fantasiar

Tem que manter as suas prioridades pra não se fantasiar

Esses dias eu falei lá no instagram que eu tive uma tentativa muito frustrada de parecer sexy assim que me divorciei, em 2011, porque eu recorri ao senso comum, aos looks que todo mundo reconhece como sendo sexy (vestido preto justo, curto e decotado), mas me sentia fantasiada ao invés de sexy. Não funcionou pra mim e não funciona pra ninguém, porque tem que manter as suas prioridades pra não se fantasiar, e é sobre isso que eu vou falar hoje.

Tem que manter as suas prioridades pra não se fantasiar

Quando eu falo que tem que manter as suas prioridades pra não se fantasiar, o que eu quero dizer é que a gente não pode abrir mão do que é importante pra gente (as chamadas prioridades de alma e de vida) pra conseguir passar uma mensagem – a gente tem que incluir essa mensagem nas nossas prioridades!

No exemplo que eu dei lá no instagram eu explico um pouco essa ideia, e trouxe pra cá pra desenvolver melhor o assunto.

Pela legenda da foto dá pra entender que eu me senti sexy numa roupa que me fazia eu me sentir confortável e criativa? Porque a ideia é essa, já que as minhas prioridades são conforto (prioridade de alma) e criatividade / decoração (prioridade de vida), e são dessas prioridades que eu não posso abrir mão – ou vou estar me vestindo de algo que eu não sou, ou seja, uma fantasia. Entende?

A consultoria de estilo é juntar prioridades

Sempre que eu vou explicar pra alguém o que é a consultoria de estilo, eu falo que é o processo de entender quais são as prioridades de cada cliente, e juntar elas em looks. A ideia é você olhar no espelho e se reconhecer, é reconhecer as suas prioridades ali, na forma como você está vestida.

E foi assim que eu descobri que me vestir com um vestido preto justo, curto e decotado não funcionava pra mim, porque eu ia me sentir apenas sexy, e não sexy, confortável e criativa – como me senti nesse look com a calça jeans roxa, a camisa azul e o tênis branco. Entende?

Com essa cliente da consultoria de estilo presencial aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, o objetivo era ela deixar o visual feminino dela mais forte, já que tudo que é feminino é muito associado ao delicado no ambiente de trabalho – ainda em pleno 2021!

Essa outra cliente tinha um estilo mais sexy, e era importante que ela se sentisse assim mesmo no ambiente de trabalho. Nessas duas fotos, usamos o cinto por cima do blazer pra marcar a cintura e deixar as curvas mais acentuadas.

Vale lembrar que além de possível se sentir sexy no trabalho, existem vários níveis de sensualidade, e esse é o dela, assim como eu estava me sentindo sexy na foto que eu postei aqui em cima. Consultoria de estilo é sobre a gente sentir o que é importante pra gente e não sobre vestir o que as pessoas querem ver!

O que é não se fantasiar?

Não se fantasiar é ir além dos estereótipos e do senso comum. Consegue ver que é muito mais sobre entender os seus rótulos (que são as prioridades) e transformar eles em looks dentro da sua realidade?

Nessa foto, eu mostro a Rihanna e a Olivia Palermo usando saia jeans com camisa jeans e o meu look inspirado no delas. Consegue ver que é a mesma base, mas são 3 estilos diferentes? Se eu usasse exatamente igual à elas, eu ia me sentir fantasiada delas, porque não é quem eu sou.

Eu não me fantasiei, e sim me inspirei num look que me agradou, usando peças que eu já tenho em casa e que fazem sentido pra mim. Veja que a minha camisa tem detalhes mais criativos e eu estou sem salto. Eu também não usaria boné, como o da Rihanna, apesar de achar super estiloso. É estiloso pra ela, combina com ela, mas comigo não.

Nesse texto aqui eu falo sobre as roupas que a gente compra porque acha elas bonitas, mas que ficam paradas no guarda-roupas por um monte de motivos, mas o principal é não corresponder a expectativa que a gente tinha ao comprar, como eu me sentia fantasiada de sexy e não sexy lá em 2011 (e várias outras vezes antes de descobrir o meu sexy). Entende? Tudo que é diferente do que eu sou, é uma fantasia, e a ideia é trabalhar o autoconhecimento, entender as suas prioridades e não se fantasiar.

2 comentários

  1. Adorei o assunto que você trouxe!
    Manter suas prioridades é manter a sua essência,
    o que chega até a ser difícil no mundo digital que tudo fica meio padronizado.
    Eu anotei as minhas para não esquecer ou me deixar influenciar, quero ser autentica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!