icone-site-vestindo-autoestima
3 dicas pra comprar os óculos certos

3 dicas pra comprar os óculos certos

Se você precisa comprar um óculos (de grau / leitura / receituário ou de sol), vale a pena ler as 3 dicas que eu separei aqui pra te ajudar a comprar os óculos certos.

Esse texto foi um pedido especial de uma cliente da consultoria de estilo online, e enquanto eu preparava o material pra ela, decidi dividir essas informações aqui também – de uma maneira mais genérica, é claro, porque os óculos certos vai depender de vários fatores.

Eu mostrei as opções que ela experimentou lá no meu instagram, e vou deixar a foto aqui no texto também, mas não esquece de me seguir pra ter acesso ao conteúdo que eu compartilho só por lá!

Como comprar os óculos certos pra você

No texto de hoje eu vou falar sobre os óculos certos de acordo com a sua cartela de coloração pessoal, a mensagem de estilo que você quer transmitir e o formato do seu rosto.

Os óculos certos para cada cartela

Quando a gente fala de coloração pessoal, a gente precisa ter harmonia com as cores presentes no rosto. E se a roupa já impacta positivamente ou negativamente na coloração, imagina os óculos, que ocupam uma parte do rosto?

Por conta disso, a cartela de coloração pessoal é o primeiro fator que eu trouxe como sendo importante na hora de escolher os óculos certos pra você.

Os óculos certos para as cartelas de inverno

As cartelas de inverno têm mais contraste, então vale a pena investir em armações mais largas e com cores que vão contrastar com a sua pele – especialmente se você tiver um estilo mais criativo e quiser usar os óculos como assinatura de estilo, como eu vou falar a seguir.

Usar as cores da cartela na armação (que pode ser de acetato), estampas com alto contraste (como o preto e branco) e detalhes brilhantes (como o strass) também pode funcionar.

os óculos certos pra cartelas de inverno

Se você tem o estilo mais discreto, ou quer algo mais formal e elegante, vale investir em armações transparentes com algum brilho ou no metalizado (especialmente o prateado e a prata envelhecida).

Para os óculos de sol das cartelas de inverno, as lentes podem ser acinzentadas, azuladas, e em tons de rosa, vinho e no preto.

óculos de sol cartelas de inverno

Os óculos certos para as cartelas de verão

Como as cartelas de verão têm baixo contraste, procure armações em cores bem próximas do tom da sua pele, pra harmonizar melhor com a sua cartela.

Se quiser usar armações coloridas, escolha cores da cartela (como azul bebê e verde água) em tons pastéis ou com acabamento mais fosco.

como comprar os óculos certos

Se você tem o estilo mais discreto, ou quer algo mais formal e elegante, vale investir em armações metalizadas (no prata ou rosê gold) e em acrílico / acetato transparente. As armações sem borda (rimless) também são boas opções para o visual leve que as cartelas de verão pedem.

os óculos certos pra cartelas de verão

Para os óculos de sol das cartelas de verão, as lentes podem ser mais azuladas, acinzentadas, e em tons de rosa ou roxo mais claros.

óculos de sol cores frias

Os óculos certos para as cartelas de outono

As cartelas de outono são quentes, escuras e opacas, então os óculos certos pra quem tem essas cartelas (como eu!) devem repetir essas características, sem muito contraste com o rosto. Os tons terrosos são boas opções para a armação dos óculos de leitura e para o óculos de sol, além do verde oliva e os alaranjados.

A estampa tartaruga é a cara das cartelas de outono, mas você precisa escolher uma com o fundo mais escuro e pouco contrastante.

como escolher o melhor óculos

Se você tem o estilo mais discreto, ou quer algo mais formal e elegante, vale investir em armações metalizadas (douradas, no acobreado, prata ou dourado envelhecidos), no acetato marrom quente (puxando para o caramelo ou doce de leite e não pro chocolate), armações de madeira e no clássico tartaruga.

como comprar óculos cartelas de outono

Para os óculos de sol das cartelas de outono, as lentes podem ser mais esverdeadas, alaranjadas, e em tons de marrom.

como comprar óculos de sol

Os óculos certos para as cartelas de primavera

As cartelas de primavera são claras, brilhantes, quentes e com baixo ou médio contraste, e repetir essas características na lente e na armação dos seus óculos vai garantir mais harmonia com a sua cartela.

Armações coloridas na cartela (como o amarelo, azul turquesa e pêssego) e detalhes com brilho (como pedras e strass) também são boas opções.

os óculos certos pra cartelas de primavera

Se você tem o estilo mais discreto, ou quer algo mais formal e elegante, vale investir em armações metalizadas (douradas polidas são as melhores), no acetato brilhoso transparente e no clássico tartaruga.

como comprar óculos

Para os óculos de sol das cartelas de primavera, as lentes podem ser mais amareladas, esverdeadas, no off white e em tons de marrom.

óculos de sol coloridos

Se você ainda não sabe a sua cartela, clica aqui para me mandar uma mensagem e agendar a sua – presencial aqui no RJ ou online pro mundo todo!

Como comprar óculos para o seu tipo de rosto

Vou começar dizendo que você NÃO PRECISA pensar no seu tipo de rosto para comprar um óculos.

Eu já falei que não faço análise de silhueta na consultoria de estilo porque acredito que vestir a nossa personalidade é muito mais interessante e importante que vestir o nosso corpo, mas é claro que tem muita gente que tem demandas específicas de silhueta e aí eu ensino as regras que ela precisa – e como quebrá-las.

Quando o assunto é os óculos certos para o seu tipo de rosto, eu também sou a favor de escolher um modelo que fale sobre quem você é, e ter um monte de possibilidades de óculos para cada situação, ao invés de usar só um modelo de óculos porque você só tem um formato de rosto. Você quer ser reconhecida pela sua personalidade ou por alguém que tem o rosto oval?

melhor tipo de óculos pra cada tipo de rosto

Essas foram as fotos que a minha cliente (a que inspirou esse texto) tirou enquanto estava escolhendo os seus óculos. Veja que ela varia bastante no formato dos óculos, mas manteve as cores da cartela (outono) e a mensagem de estilo, que eu vou falar a seguir.

personal shopper pra comprar óculos

Mas, se você ainda não desapegou das regrinhas, anota aí que os óculos certos para o seu tipo de rosto vai depender de como você se relaciona com o formato do seu rosto, e a regra geral é:

  • repetir as características se você gosta do formato e quer evidenciar (óculos redondos pra rosto redondo, óculos estreitos para rosto pequeno, etc.), criando uma harmonia, ou
  • escolher um formato diferente do formato do seu rosto se quiser disfarçar o que você não gosta (como óculos quadrados ou geométricos para rosto redondo, óculos arredondados para rostos em formato de triângulo, etc.), criando um “estranhamento” da desarmonia – que pode combinar com o seu estilo, assim como combina com o meu!

Os óculos certos para o seu estilo pessoal

Na hora de comprar os óculos, a gente precisa considerar a mensagem de estilo que vamos comunicar – especialmente nos óculos de grau, que você usa no dia-a-dia.

  • Óculos arredondados: transmitem mensagens de acessibilidade, dinamismo, emoção, receptividade e suavidade.
  • Óculos quadrados e retangulares: transmitem mensagens de autoridade, poder, força, distanciamento, rigidez e segurança.
  • Óculos geométricos e inclinados (como o gatinho): transmitem mensagens de casualidade, criatividade, jovialidade, leveza e modernidade.

É importante dizer que essas mensagens podem ser acentuadas ou amenizadas junto de outros elementos, como a cor da armação e o material dos óculos.

Óculos como assinatura de estilo

Algumas pessoas (especialmente artistas) usam os óculos como assinatura de estilo, ou seja, um elemento que faz com que você reconheça ou associe com aquela pessoa, quando vê.

A icônica Iris Apfel (que morreu aos 102 anos agora em 2024) tem os óculos como uma de suas assinaturas de estilo e por isso escolhi uma foto sua para a capa desse texto.

óculos no estilo pessoal

Se é a sua intenção, vale a pena lembrar que os óculos devem ser o ponto focal / mais chamativo do seu rosto, e pra isso, ele precisa se destacar por ser de uma cor e forma diferentes do seu rosto, para quebrar o efeito de harmonia, e passar uma mensagem de criatividade e personalidade.

Personal shopper pra comprar os óculos certos pra você

Caso você tenha chegado até esse texto em busca de informações sobre como comprar óculos, mas apesar de todas essas orientações, acha que não vai conseguir comprá-los sozinha, me mande uma mensagem por aqui que eu te explico como funciona o serviço de personal shopper, que pode ser feito presencialmente aqui no Rio de Janeiro, ou online pro mundo todo (como eu fiz com a cliente da consultoria de estilo, que mora na Bahia)!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!