icone-site-vestindo-autoestima
meia calça

7 tipos de meia-calça: como escolher?

A meia-calça é um dos acessórios de inverno, mas dependendo da peça, do seu estilo e dress code, pode ser usada no ano todo.

Com tantas opções de estilos, cores e densidades (grossura dos fios) diferentes, resolvi mostrar 7 tipos pra te ajudar a escolher a melhor meia-calça pra cada situação!

Tipos de meia-calça

Existem vários tipos de meia-calça e você pode escolher de acordo com o seu tom de pele, o seu estilo e a mensagem que você quer transmitir, e de acordo com a temperatura do ambiente também.

Meia-calça cor de pele

Antigamente, a meia-calça cor de pele tinha uma cor “universal”, na cor que a gente também considerou que era a “cor de pele” por muito tempo, mesmo sabendo que existem vários tipos de cor de pele diferentes.

Felizmente a moda está cada vez mais inclusiva e o conceito de “cor de pele” mudou. Eu já até falei nesse texto aqui sobre a cor nude ser um conceito (nude é a cor da pele de cada pessoa, e por isso existem vários tons de nude) e assim como já existem tons de maquiagem, esmaltes, lingeries e até sapatos em vários tipos de “cor de pele”, a meia-calça cor de pele também tem variação de cor.

A ideia desse tipo de meia-calça (que é mais transparente e fina, com densidade entre 5 e 15) é uniformizar a pele, e não parecer que a pessoa está usando! Ela já foi considerada um item obrigatório em looks muito formais, tanto pro trabalho quanto para festas como casamentos, mas hoje em dia, essa obrigatoriedade tem diminuído bastante.

Meia-calça preta transparente

A meia-calça preta transparente é tão fina quanto a meia-calça cor de pele (fio 15 a 20), mas aqui a intenção é exatamente o contrário: esse tipo é usado como acessório, pra complementar o look, e aparecer mesmo.

A meia-calça que tem fio 15 a 20 é bem fina, e é muito usada em dias de meia estação ou com frio mais ameno. Também é uma ótima forma de complementar o look sexy no frio, com peças de comprimentos mais curtos que deixam as pernas à mostra.

A meia-calça preta transparente também pode ser mais grossa, com densidade até 40 fios, e é ideal para dias mais frios e pessoas mais friorentas como eu!

Meia-calça preta opaca

Para dias mais frios, vale a pena investir numa meia-calça preta opaca com mais densidade (entre 40 e 80 fios), dependendo da temperatura e do seu estilo também, tanto na cor preta, quanto coloridas e estampadas, como vou falar a seguir.

Meia-calça colorida

A meia-calça colorida é uma opção para incluir cor nos looks de inverno, que geralmente são mais escuros e neutros. Tem opção em várias cores e densidades diferentes também.

Assim como todo outro acessório, a meia-calça colorida chama a atenção para as pernas, e também pode dar a sensação de pernas mais grossas / mais volume. Quem é mais ousada e fashionista pode fazer bloco de cores, mas também dá pra fazer um look mais monocromático ou em tom sobre tom, para níveis diferentes de criatividade!

Quem me segue lá no instagram sabe que eu respeito muito mais a individualidade das minhas clientes da consultoria de estilo do que as regras “universais”, e por isso não vou dizer que existe um jeito certo e errado na hora de combinar a meia-calça colorida, mas, para ficar mais harmônico, vale usar um sapato num tom próximo à cor da meia-calça. No caso das coloridas, a dica é usar um sapato claro com cor clara, e um sapato escuro com uma meia-calça de cor escura.

Meia-calça arrastão

A meia-calça arrastão é bem antiga, e traz um preconceito também bem antigo, associado a looks mais sensuais, apesar de também ter sido um símbolo do movimento rock. Vale usar por cima de outra meia-calça, pra acrescentar volume e ter uma sensação mais quentinha, já que ela é vazada.

Para quem gosta, já tem opção em cores diferentes e até mesmo com strass, como dessa foto aqui em cima!

Meia-calça estampada

A opção estampada também entra na categoria “acessório”, já que também deixa o look mais interessante e não tem só a função de aquecer.

Tem meia-calça estampada em várias densidades (da mais transparente, tipo fio 15, até as mais grossas) e para todos os gostos (literalmente!!): desde os mais clássicos como xadrez e poá, até estampas mais lúdicas e divertidas, como oncinha e corações.

Assim como acontece com a colorida, dá pra usar a meia-calça estampada com looks mais neutros e monocromáticos, ou com looks mais coloridos e estampados, fazendo mix de estampas.

Meia-calça térmica

Nos últimos 3 anos a gente tem visto vender meia-calça térmica com mais facilidade aqui no Brasil, e eu comprei a minha no ano passado, porque sou realmente bem friorenta. Inclusive, ela não é térmica, porque deixa passar o vento! Roupas térmicas precisam ter o símbolo indicador de aquecimento (fogo), como nessa segunda pele que eu mostro abaixo:

A meia-calça térmica mais comum é peluciada por dentro (e por isso também é chamada de meia-calça de lã), pra aquecer mais. A lã de dentro (que não é lã, e sim uma fibra sintética) é “cor de pele” e dá um aspecto de uma preta transparente ou translúcida, como a que eu mostrei lá em cima.

Também existem opções de densidades diferentes da meia-calça térmica, para temperaturas diferentes, como a dessa loja aqui:

Também é importante lembrar que você pode precisar de uma mais grossa mesmo em temperaturas mais altas, como no meu caso, que uso até legging térmica com 19 graus porque realmente sinto muito frio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!