icone-site-vestindo-autoestima
montagem de looks

Dia de montagem de looks na consultoria de estilo

O dia de montagem de looks é a última etapa da consultoria de estilo, e também é um serviço que pode ser contratado separadamente, se você já tiver muitas roupas e quiser aumentar o seu repertório – aumentando a quantidade de looks com as peças que você já tem em casa, como eu faço com as minhas clientes.

O texto de hoje serve pra te explicar como é essa etapa, e pra mostrar como você pode fazer um dia de montagem de looks sozinha, aí na sua casa, caso não possa me contratar agora.

Muito mais que falar do meu trabalho, esse texto também é parte da minha proposta para a Fashion Revolution Week, que é educar as minhas leitoras e mudar a forma que elas vêem suas roupas e o consumo.

Dia de montagem de looks = economia

Muitas pessoas acreditam que a consultoria de estilo é um serviço caro e pra quem gosta de comprar roupas e consumir moda, e eu já falei sobre isso ser um mito tantas vezes que é melhor pedir que leia o meu site inteiro e me acompanhe no lá no meu Instagram do que deixar um único link específico aqui.

Mas, esse texto serve para falar sobre o dia de montagem de looks, e explicar porque essa etapa especificamente pode gerar muita economia para as minhas clientes (e pra você em casa), e a resposta é simples: Porque te faz ver que você tem mais roupas e mais possibilidades de looks do que você imaginava, e que você não precisa comprar mais roupas tão cedo!

Eu já falo mais sobre pra que serve a montagem de looks, e esse é o feedback que eu recebo de quase 100% das minhas clientes da consultoria de estilo:

Com essa cliente que eu atendi na consultoria de estilo no Rio de Janeiro (presencial), por exemplo, rolou até de montar looks usando o vestido como blusa, para aumentar as suas possibilidades de looks com menos peças:

montagem de looks para economizar

Mas, agora vamos às dicas para você fazer o dia de montagem de looks aí na sua casa:

Montagem de looks pra valorizar a silhueta

Eu não faço análise de silhueta na consultoria de estilo e explico porque, mas é claro que eu tenho técnicas e teorias para ajudar à cliente, caso seja uma demanda dela.

Existem várias formas de usar a roupa para valorizar a silhueta, e na montagem de looks eu ensino para a cliente o que fazer para ela parecer mais alta, mais magra, ter mais cintura, disfarçar os quadris, chamar a atenção para o colo e o rosto, desviar a atenção das pernas, e muito mais.

Mesmo sem saber todos os truques ou técnica, SE OLHE NO ESPELHO! Tente entender porque você se sente bonita com aquela roupa, ou porque sempre se acha mais gorda ou mais baixinha com aquele tipo de coordenação de peças, por exemplo.

Aqui, um truque de estilo para parecer mais alta: Usar sapatos na cor da pele

como valorizar a silhueta com a montagem de looks

Na montagem de looks com essa cliente rolou vários truques de estilo para acinturar, como usar cores contrastantes e terceiras peças mais acinturadas, por exemplo. Nesse outro texto tem mais 11 truques para marcar a cintura!

montagem de looks na consultoria de estilo

Truque de estilo para disfarçar o quadril: Colocar a blusa só com a frentinha pra dentro, pra eliminar a linha horizontal, que aumenta visualmente (mesmo com a calça mais clara, porque quem não gosta dos quadris largos não precisa usar só calça preta, né??). Pra isso serve a consultoria de estilo! 🙂

consultoria de estilo para multiplicar os looks

Neste outro texto eu falo que é melhor valorizar o que você gosta mais no seu corpo do que disfarçar o que você gosta menos.

Montagem de looks para incluir cores

Muitas clientes me contratam para deixar o guarda-roupas mais colorido, e a utilização de cores depende do estilo e da coloração pessoal de cada uma, mas existem algumas dicas básicas que você pode seguir aí sozinha, seguindo as dicas sobre como combinar cores que eu ensino nesse texto.

No dia da montagem de looks eu uso o círculo cromático pra ensinar a cliente a coordenar cores. Na foto abaixo eu dou exemplos de coordenação de cores análogas com a mesma cliente (usando o verde e o azul, que são cores vizinhas no círculo cromático):

montagem de looks - etapa da consultoria de estilo para aprender a combinar cores

Ou como fazer coordenações complementares (usando o verde e o vermelho, que são cores complementares – vizinhas no círculo cromático):

etapa de looks - combinação de cores

Também ensino a quebrar o efeito das cores “negativas” para a cliente / como burlar a cartela de coloração pessoal como nesse exemplo que eu sugeri a cliente usar um blazer de cor mais viva para quebrar o efeito de cores muito clarinhas do look (fazendo um alto contraste):

coloração pessoal e montagem de looks

E pra quem não é muito colorida, ou não pode usar muitas cores por causa do dress code profissional, eu ajudo a deixar o look com cores neutras coloridas mais interessante!

looks com cores neutras coloridas

Nesse texto aqui eu explico porque um look com três cores (como esses daqui de cima, em cores mais neutras) são muito mais interessantes que os looks com duas cores, e como montar esses looks aí na sua casa!

Montagem de looks com mix de estampas

Muita gente gosta de mix de estampas, mas nunca experimentou. Ou, acha que não vai gostar, e quando experimenta vê que não é tão impossível de ousar assim! Então veja essas dicas e experimente para saber qual o seu tipo de mix de estampas preferido!

como fazer look com mix de estampas

Você também pode começar no “módulo básico”, fazendo mix de estampas entre uma peça de roupa e um acessório, como bolsa e cinto, ou sapato, que ocupam menos espaço no look:

mix de estampas no look

Truques de estilo na montagem de looks

No dia da montagem de looks eu também ensino outros truques de estilo, que vão além de cores e de silhueta. São truques para manter o look arrumadinho durante o dia todo, como colocar um elástico na manga da jaqueta / blazer / casaco para deixar a jaqueta com a manga puxadinha sem escorregar:

truques de estilo

Nesse vídeo que eu postei no Instagram eu explico como fazer esse truque de estilo:

E eu também explico como deixar um look mais sexy de acordo com o nível de sensualidade de cada cliente – como deixar o colar por dentro do decote, que fez sentido pra essa cliente, por exemplo:

look sensual da cliente da consultoria de estilo

Montagem de looks na consultoria de estilo online

Quando eu comecei a atender online, em 2015, ao invés de eu separar as roupas em cima da sua cama, eu mandava as opções e os truques de estilo por email e a cliente vestia e fotografava, e me mandava as fotos vestindo os looks depois.

montagem de looks na consultoria de estilo online

Mas, depois eu mudei o processo e hoje a etapa é feita “ao vivo”, por vídeo chamada. Ela vai pegando as peças, eu vou sugerindo as combinações, e ela vai vestindo e fotografando enquanto eu vou explicando a lógica do look, vendo a reação dela, sugerindo alguma alteração na hora mesmo.

Lá no meu instagram eu sempre mostro um pouco de cada etapa, e também já mostrei como é a etapa de montagem de looks na consultoria de estilo online lá também:

Como fazer a montagem de looks aí na sua casa

Para fazer a montagem de looks aí na sua casa, você vai colocar as partes de baixo (calça, saia, shorts) em cima da cama, e depois pensar em 3 a 5 peças de cima para cada peça de baixo, incluindo, claro, sapato e acessórios! Eu falo dessa proporção de peças para deixar o seu guarda-roupas mais versátil nesse outro texto.

Por último, mas não menos importante: TODOS os looks que eu faço no dia de montagem de looks é de acordo com o que a cliente gosta, precisa e as suas demandas de silhueta, estilo e dress code, de acordo com a proposta de identidade visual que ela aprovou. O meu gosto pessoal ou o que eu acho bonito e feio, por exemplo, são importantes só e apenas para o meu guarda-roupas e não interfere no que eu indico para as minhas clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!