icone-site-vestindo-autoestima
pele oliva

O que é a pele oliva?

Nesses mais de 7 anos (desde 2014) que eu faço análise de coloração pessoal (5 deles fazendo também a análise de coloração pessoal online) eu atendi algumas pessoas que tinham a pele oliva, por que é um tipo de pele mais incomum aqui no Brasil.

Infelizmente nenhuma delas me autorizou usar as imagens delas para ilustrar um post no instagram ou falar sobre isso aqui no blog, mas essa semana uma cliente lá dos EUA topou, e aqui estou eu para falar desse assunto!

O que é a pele oliva?

Eu já falei nesse texto aqui sobre como entender a cartela de coloração pessoal, onde eu explico as três dimensões das cores (temperatura, intensidade e profundidade), e se você ainda não leu, vale a pena ler ele antes de continuar esse texto aqui.

A pele oliva parece uma pela quente e também tem quem fale dela como “falsa quente” por ter características de pele quente (como o subtom mais amarelado e os cabelos puxando pro dourado, por exemplo), mas se valoriza com os tons frios.

Nessas fotos da cliente dá pra ver bem que a pele dela reage melhor ao tecido azul (cor fria), e que o tecido amarelo deixa em volta da sua boca mais esverdeado (o nome oliva vem da oliveira, a árvore da azeitona) ao invés de acinzentado, além de mais olheiras e marcas de expressão:

As pessoas identificadas com esse tipo de pele não têm a temperatura fria como principal característica, ou seja, têm o subtom neutro. Nesse caso, como a pele neutra sempre tem um sobrenome, trata-se de uma pele neutra fria.

Quem tem pele oliva pode ter quais cartelas?

Como a pele oliva é uma pele neutra fria, vamos ter apenas quatro opções de cartelas:

  • Verão suave
  • Verão claro
  • Inverno intenso
  • Inverno profundo

A minha cliente dos EUA é inverno intenso. Essa característica é vista na intensidade das cores dela e no brilho que tem, além de ela “segurar” as cores intensas dos tecidos usados.

Também vale lembrar que como toda cartela neutra, ela tem uma cartela de transição, ou seja, uma segunda cartela que também favorece a sua beleza, por ter a mesma característica principal. Nesse caso, a cartela de transição de quem é inverno intenso é a primavera intensa. Eu falei mais sobre cartela de transição nesse texto aqui.

Feedback da cliente ao descobrir a pele oliva

O mais gostoso do meu trabalho é receber o feedback das clientes ao verem o resultado das cores certas no seu rosto, afetando diretamente a sua autoestima!!

No mesmo dia que recebeu o material da coloração online, a cliente pintou o cabelo de acordo com as instruções do material que eu enviei, e me mandou esse feedback lindão:

Ela me contou que nunca tinha acertado no tom do cabelo justamente por sempre usar tons que eram mais quentes, o que fazia com que ela sentisse a pele mais apagada / pálida.  Ela também autorizou que eu mostrasse o antes e depois de ela pintar os cabelos:

Consegue ver que a beleza dela é mais harmônica na segunda foto? Coloração é sobre repetição de características, sobre harmonia, e harmonia é uma das formas de o nosso cérebro entender beleza!

Outro relato que ela fez foi sobre a maquiagem: Além de ela nunca ter encontrado uma base de fundo quente / amarelado que funcionasse com ela, ela precisava “carregar” mais na maquiagem para compensar o brilho natural que ela tem, e que era apagado pelo tom errado do cabelo e das roupas!

Quem pode ter a pele oliva?

Como falei no início do texto, a pele oliva é bem rara, e nesses 7 anos eu devo ter tido umas 20 clientes no máximo (lembrando que só em 2020 eu fiz mais de 200 análises de coloração pessoal online), mas já vi pele oliva em clientes com pele negra, com ascendência asiática e brancas, com nuances que variam um pouco, podendo ser azul esverdeado, verde amarelado, etc.

Alguns estudos dizem que a pele oliva é mais comum em peles negras, mas quando falamos de Brasil, precisamos lembrar que somos um povo muito miscigenado, e por isso, é difícil falar em generalizações.

A atriz Juliana Paes é um exemplo de pele oliva. Quando ela divulgou a cartela de coloração pessoal dela nas redes sociais várias pessoas ficaram em choque ao saber que ela é inverno profundo / escuro, já que, olhando pra ela, a impressão que se tem é de uma pele mais quente.

Também dizem que a Cléo Pires e a Megan Markle (duquesa de Sussex) também têm a pele oliva, mas não encontrei nenhuma prova disso na internet.

Se você chegou a esse texto por que tem dúvida se tem a pele oliva, ou quer entender melhor como usar as cores a seu favor, me mande uma mensagem!

16 comentários

  1. Melhor artigo sobre pele oliva,
    Simplismente esclarecedor!
    Muito obrigada! Achei que minha pele fosse quente, e sempre fiquei pálida e com base acinzentada.

  2. Olá! Fiz análise cromática e tive como resultado a cartela “outono verdadeiro”.
    No entanto, não me sinto confortável com as cores da cartela, não percebo este super resultado.
    Acredito que minha pele seja oliva (preciso misturar bases amarela e rosada)…
    Gostei muito da sua explicação! 😉

    • Oi Mírian, obrigada pelo feedback!
      Se a sua cartela é outono verdadeiro sua pele não pode ser oliva… a pele oliva parece quente mas é fria, ou seja, nem poderia ser uma cartela de outono e muito menos a outono verdadeiro, que a temperatura é a característica principal. Se quiser tirar a dúvida, entra em contato pra eu fazer a sua análise. Beijos

  3. Oi Priscila, nunca fiz minha coloração pessoal, principalmente por observar incoerências em várias conhecidas que fizeram. Até agora não achei uma profissional convincente perto de mim. Observando várias análises, vídeos e fazendo vários testes sozinha, fiquei mais na dúvida ainda. Tenho cabelo natural loiro escuro, com tons de mel, meus olhos são castanhos claros amendoados, minhas veias são muito azuladas e arroxeadas, minha pele clara, mas bronzeia com facilidade e percebo que nitidamente fico bem com cores frias, acinzentadas ou tons mais cítricos, como verde lima. Muitos opostos!!! Parece que tenho características de pele quente, mas as cores quentes, como vermelho, laranja, ficam péssimas em mim. Será que sou essa pele oliva?

    • Oi Claudia, o erro está em você tentar descobrir a sua cartela sozinha, lendo material na internet. Não existe um gabarito, não existe características de uma cartela específica. Essa coisa da cor das veias é mito! Você só vai descobrir a sua cartela fazendo a análise de coloração pessoal mesmo.

  4. Olá, obrigada pelo conteúdo. Muito esclarecedor. Fiz minha análise no mês passado e tenho procurado aprender mais para usar essas informações a meu favor. Minha cartela é a inverno escuro e minha pele neutra fria. Sempre usei bases de fundo amarelo, porque mesmo sem saber, achava que minha pele era quente e agora estou na busca por uma base que represente melhor a característica da minha pele. Estou achando bem difícil colocar em prática essa informação rsrs. Pq não é só o tom que precisamos acertar, o tipo de base também, por exemplo, tenho pele oleosa e a base que uso atualmente não encontrei um tom com características que atendam melhor meu sub tom. Se tiver alguma dica, agradeço imensamente rs.

    • Oi Iara! Que bom que gostou do artigo, obrigada pelo feedback! Se a sua pele é neutra fria, sua pele não é oliva. E quanto à maquiagem, a sua consultora não te indicou? Eu sempre entrego para as minhas clientes!

  5. Boa tarde!!! Adorei seu post!!!
    Eu fiz o teste de coloração com outra profissional e tive a cartela outono quente. Mas acredito que eu seja uma pele oliva. Tenho fundo amarelado mas vasinhos azulados e esverdeados e labios com fundo rosados. Algumas pessoas qndo compro maquiagem dizem q meu tom é frio.
    Sinceramente, fiquei na dúvida rsrsrs

    • Oi querida, que bom que gostou do texto, mas se você é outono quente, não é pele oliva! Pele oliva só é inverno ou verão (cartelas frias). Beijos

  6. Nossa, que texto ótimo! Parabéns e obrigada pelo conteúdo! Eu me identifiquei com várias coisas relacionadas a pele oliva. Eu tenho muitas makes corais e quentes, que eu sinto que não ficam bem, mas não sei pq. Já fiz vários testes, como das veias, das moedas, mas nunca consigo chegar a nenhuma certeza. Parece que eu vejo tanto azul quanto verde nas minhas veias. Um dia quero mto fazer a análise pessoal. Mas seu texto já me fez ficar atenta. Agora vou observar tuuudo e tentar fazer uma make e look pra pele oliva e ver como fica! Muito obrigada pelo help!!! 😀
    Grande abraço!

  7. Li em um outro lugar que o tom oliva é comum nos Árabes! Como Brasil teve muita imigração árabe, há muitas pessoas de pele oliva. Também durante centenas de anos, os mouros dominaram a península ibérica, dessa forma, mesmo entre os descendentes de portugueses e espanhóis, há muitas pessoas de pele oliva!!

  8. Eu sou bem branquinha, sei que tons quentes não me valorizam, mas não tenho a pele rosada..então achei que a minha pele era neutra! Agora lendo o seu artigo acho que posso ter a pele de oliva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!