icone-site-vestindo-autoestima
gossip-girl-old money

O que é Old money?

Esses dias, falando com uma cliente da consultoria de estilo online pra tentar entender que tipo de roupa ela gostava e como ela queria ser vista, ela usou o termo “coroa rica”, e em seguida, com a descrição do que ela considerava a imagem de uma coroa rica, eu entendi que ela estava falando da estética old money.

Essa semana, quando o Arthur Freixo ganhou uma das categorias do Tik Tok Awards (e que eu conheci quando fiz a sua análise de coloração pessoal) eu pensei em falar sobre o que é o estilo old money, mas foi só ontem, enquanto estava preparando a proposta de identidade visual dessa cliente, que o texto “nasceu”.

Estilo old money

Em tradução literal, o termo old money significa “dinheiro velho”. Esse estilo está se destacando na moda desde o outono / inverno mas tem raízes bem antigas, como eu vou explicar a seguir.

Origem do old money

O termo Old Money surgiu para se referir a famílias com antigas linhagens (especialmente nos Estados Unidos e Europa) com ancestrais poderosos – uma classe social elitizada de famílias que tinham quase tanta influência, prestígio social e poder quanto os aristocratas da época.

A estética old money é muito associada ao estilo dos anos 1950 e 1960, e está associada ao dinheiro e à riqueza das famílias, como o próprio termo diz.

Eu vou falar a seguir dos elementos desse estilo, que ganhou força nas redes sociais com pessoas como o Arthur Freixo, que ficou famoso justamente por se vestir assim aos 20 anos de idade. Essa foto é do dia que eu fiz a análise de coloração pessoal dele, e postei lá no instagram.

A boa notícia é que, assim como eu e o Arthur, você também pode aderir ao estilo old money sem ser de uma família rica ou ter herdado grandes fortunas, como era com a Blair Waldorf e outros personagens de Gossip Girl! Anota as dicas a seguir:

Como aderir ao estilo old money

Quando a minha cliente falou que queria parecer uma “coroa rica”, é porque esse estilo tem uma estética vintage rica, que prioriza peças de alta qualidade e transmitem elegância e sofisticação (como faziam essas pessoas das décadas de 1950 e 1960, principalmente).

Anote essa lista de peças-chave do estilo old money, para entrar nessa moda:

  • Alfaiataria: Não existe old money sem alfaiataria, e com essa tendência, essas modelagens estão cada vez mais populares e com opções feitas sob medida – como era nessa época.
  • Blazers: As modelagens inspiradas nos anos 50 e 60, mais compridos / oversized e com ombreiras são a peça chave do estilo old money.
  • Camisas: A camisa também aparece nos looks fora do ambiente de trabalho.
  • Peças de lã: No outono eu falei nesse texto aqui sobre o colete de tricô do vovô, lembra? Os casacos também entram nessa lista.
  • Oxfords e sapatos clássicos: O sapato social preferido desde 2020 é o modelo oxford, mas pode montar a sua produção de moda com outros modelos clássicos também.
  • Acessórios vintage: Acessórios como como chapéus, broches, lenços e luvas ajudam a dar um toque vintage ao look e te deixar a cara das “coroas ricas” da atualidade!

Como eu falei, a paleta de cores desse estilo tem cores neutras como o preto, branco, cinza, marrom e azul marinho, que deixam os looks mais sóbrios e evidenciam a modelagem das peças.

Quem me segue lá no instagram sabe que eu defendo a possibilidade de ser elegante com vários tipos de roupas e estilos diferentes, e não necessariamente como a definição do estilo elegante na teoria dos sete estilos universais, mas para aderir ao estilo old money, você precisa se identificar com o estilo elegante, que é mais clássico, mais neutro e mais atemporal.

No caso da minha cliente da consultoria de estilo, ela é bem jovem e gosta de peças clássicas, mas tem uma pitada de rebeldia na sua personalidade, e é isso que vai fazer a diferença na hora de montar os looks dela, que vai ter esses elementos, mas de um jeito ainda mais moderno que o old money de 2021!

Onde comprar peças do estilo old money

Como eu falei, no estilo old money as peças vintage tem destaque, então, uma boa opção é comprar peças em brechós presenciais e online!

Nesse texto aqui eu explico a diferença entre os tipos de brechó e tem uma lista de brechós que eu recomendo.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!