icone-site-vestindo-autoestima
que cores combinam com preto

Quais cores combinam com preto?

Eu já falei aqui que preto não fica bem em todo mundo, e a prova disso é o fato de só ter preto em 5 das 12 cartelas de coloração pessoal, mas só hoje, falando com uma cliente da consultoria de estilo presencial aqui no Rio de Janeiro que eu percebi que não tinha falado quais cores combinam com preto por aqui.

Para quem já acompanha o meu trabalho lá no instagram e me vê falar de coloração pessoal por aqui já deve ter me visto falar que as cartelas de cores falam de harmonia, e justamente por isso, o preto, que é uma cor acromática (ou seja, sem cor) vai combinar mais facilmente com as outras duas cores que têm essa mesma característica: Branco e cinza.

A outra resposta quando o assunto é combinação de cores com preto também envolve a teoria da coloração pessoal, e o spoiler está já na primeira linha desse texto: o preto combina com as cores das 5 cartelas que têm preto – e eu vou te explicar porque!

Como saber quais cores combinam com preto?

É muito comum as pessoas acharem que preto combina com tudo, mas isso é um mito, e por isso eu achei importante fazer um texto falando quais cores combinam com preto.

Na verdade, a cor preta sendo uma não-cor, prejudica muito os looks coloridos, porque eles não ficam harmônicos. As melhores combinações de cores com preto estão nas cores que têm mais adição de preto, ou seja, nas cores mais profundas / escuras.

Como combinar a cor preta

Eu já expliquei o conceito de profundidade das cores aqui no blog, e a ideia de harmonia mostra que quanto mais escura for a cor (mais preto na composição), mais chances de ela combinar com o preto.

Das cinco cartelas que têm preto, quatro são profundas (as 3 cartelas de inverno e outono escuro / outono profundo), e é lá que estão as cores que combinam melhor com o preto, por serem cores com mais pigmento preto na composição.

quais cores combinam com preto - cores profundas

Consegue ver nas imagens acima que não tem muito contraste entre o preto e as outras cores dos looks? Isso acontece porque as outras cores também são profundas, e isso traz harmonia à coordenação.

O mesmo acontece quando você combina cores da mesma temperatura (cor fria com cor fria e cor quente com cor quente) e cores com a mesma intensidade (cores intensas / brilhantes juntas e cores opacas / suaves juntas no mesmo look). Se você ainda não entende as características das cartelas de coloração pessoal, vale ler esse texto aqui.

Nessa imagem aqui, que está no material que eu mando para as clientes que fazem a análise de coloração pessoal comigo (presencial aqui no RJ ou a análise de coloração pessoal online) também dá pra ver a adição de preto nas cores, e dá pra ver que até cores claras (como o amarelo) também podem ser escuras porque têm tons profundos.

produndidade da cor

E apesar de isso responder quais cores combinam com preto, eu não posso deixar de dizer que essa resposta fala sobre harmonia, e não sobre gosto pessoal, tá? Então, se você é como a cliente que me inspirou a fazer esse texto porque ama a cor preta e não quer deixar de usá-la apesar de não ter preto na cartela, a minha resposta é a mesma que eu dei pra ela: Use!

Nesse texto aqui eu ensino como burlar a cartela pra usar o preto (ou outra cor qualquer!).

Que cor usar no lugar do preto?

Eu não ia soltar essa bomba aqui, dizendo quais cores combinam com preto (sabendo que essa notícia vai mudar a forma de você combinar cores) e não te dar opções, né?

Eu já falei aqui sobre substituir o preto pelas cores neutras coloridas, que podem funcionar muito melhor na hora de montar um look colorido, e você pode se surpreender muito positivamente experimentando uma dessas cores abaixo para substituir o preto nos seus looks.

quais cores combinam com preto - neutros

Se você ainda não sabe a sua cartela de coloração pessoal, ou já fez mas não sabe como usar (ou burlar), me manda uma mensagem por aqui que eu resolvo isso pra você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!