Antes de ser consultoria de estilo eu trabalhei 12 anos em recursos humanos, e isso me faz uma pessoa muito interessada em roupa de trabalho – especialmente na evolução das regras do dress code feminino, e por isso fiquei super feliz em ver a Renata Vasconcellos de tênis no JN (Jornal Nacional), e é sobre isso que eu vou falar no texto de hoje.
Ano passado eu contei sobre o novo uniforme das aeromoças da SkyUp airlines, uma companhia aérea ucraniana que trocou a saia lápis e o salto alto super tradicionais (e desconfortáveis) por calça comprida e tênis, e como mulher, consultora de estilo e alguém que estuda muito sobre dress code profissional, eu sempre comemoro essas pequenas conquistas!
Vou falar da relevância do look da Renata Vasconcellos de tênis no JN a seguir.
A importância de ver a Renata Vasconcellos de tênis no JN
Renata Vasconcellos é âncora do Jornal Nacional e deixou um monte de mulheres felizes (incluindo eu!) por aparecer de tênis durante o trabalho, num cargo importante em uma empresa grande, mostrando que dá pra unir conforto, estilo e profissionalismo – sem perder a elegância, como muitas pessoas comentaram nas redes sociais.
O fato aconteceu na noite desta segunda-feira (21) quando ela levantou para interagir com a Jacqueline Brazil, que é a responsável pelas últimas notícias da previsão do tempo.
Nas redes sociais, o público falou sobre representatividade. Muitas mulheres gostariam de trabalhar de tênis por causa do conforto ou do estilo pessoal, enquanto as empresas ainda associam o salto alto à elegância e à imagem de alguém profissional, eliminando outras possibilidades.
Eu amei particularmente esses dois comentários lá no Twitter, porque falam sobre as regrinhas que a maioria das consultoras de estilo ainda teimam em perpetuar (e eu vivo criticando porque acredito que consultoria de estilo é sobre as pessoas) e sobre a esperança de um dia as outras empresas também pensarem na possibilidade de flexibilizarem o dress code.
Nesse outro texto eu explico o que é o dress code e porque ele é importante – e apesar de parecer contraditório, eu acho que algumas regras funcionam e fazem sentido para alguns cargos e empresas, mas, como a Carline Matos disse no twitter: Se a Renata Vasconcellos tá apresentando o Jornal Nacional de tênis, por que não?
Algumas pessoas chegaram a comentar que não é uma novidade por que a Mari Palma, que também é jornalista, também usava tênis com alfaiataria no programa que ela apresentava, na CNN.
Eu queria MUITO dizer que é a mesma coisa, mas não é. A Renata Vasconcellos é mais velha (ela tem 50 anos e o tênis ainda é associado à juventude por muita gente – apesar de não ser!!) e o Jornal Nacional é um programa mais formal e tradicional que o programa que a Mari Palma trabalhava na CNN.
Eu já falei sobre os níveis de formalidade para saber o que vestir no trabalho, e vale a pena ler pra complementar essa leitura.
A imagem do JN mudou antes da imagem da Renata Vasconcellos
Apesar de ver a Renata Vasconcellos de tênis no JN ser muito legal e ser um passo realmente grande e importante, preciso dizer que isso só aconteceu porque a Globo já vinha fazendo o Jornal Nacional parecer mais informal e até o fato de chamar de “JN” ao invés de “Jornal Nacional” como antes já é uma estratégia para criar mais proximidade com o público.
A alfaiataria, assim como as cores escuras, passam uma mensagem de formalidade, seriedade e um pouco de distanciamento, e misturar elementos clássicos e informais / casuais (como a Renata Vasconcellos de tênis e calça e camisa sociais) desconstrói essa imagem e coloca a pessoa num outro lugar – e esse lugar não é de menos poderoso ou profissional, que é o que eu falo sempre lá no meu instagram, com as minhas clientes e seguidoras, e que eu espero que as outras empresas entendam e coloquem em prática em breve.