icone-site-vestindo-autoestima
renata vasconcellos de tênis no JN

Renata Vasconcellos de tênis no JN

Antes de ser consultoria de estilo eu trabalhei 12 anos em recursos humanos, e isso me faz uma pessoa muito interessada em roupa de trabalho – especialmente na evolução das regras do dress code feminino, e por isso fiquei super feliz em ver a Renata Vasconcellos de tênis no JN (Jornal Nacional), e é sobre isso que eu vou falar no texto de hoje.

Ano passado eu contei sobre o novo uniforme das aeromoças da SkyUp airlines, uma companhia aérea ucraniana que trocou a saia lápis e o salto alto super tradicionais (e desconfortáveis) por calça comprida e tênis, e como mulher, consultora de estilo e alguém que estuda muito sobre dress code profissional, eu sempre comemoro essas pequenas conquistas!

uniforme novo das aeromoças da SkyUp airlines

Vou falar da relevância do look da Renata Vasconcellos de tênis no JN a seguir.

A importância de ver a Renata Vasconcellos de tênis no JN

Renata Vasconcellos é âncora do Jornal Nacional e deixou um monte de mulheres felizes (incluindo eu!) por aparecer de tênis durante o trabalho, num cargo importante em uma empresa grande, mostrando que dá pra unir conforto, estilo e profissionalismo – sem perder a elegância, como muitas pessoas comentaram nas redes sociais.

O fato aconteceu na noite desta segunda-feira (21) quando ela levantou para interagir com a Jacqueline Brazil, que é a responsável pelas últimas notícias da previsão do tempo.

Renata Vasconcellos de tênis no Jornal Nacional

Nas redes sociais, o público falou sobre representatividade. Muitas mulheres gostariam de trabalhar de tênis por causa do conforto ou do estilo pessoal, enquanto as empresas ainda associam o salto alto à elegância e à imagem de alguém profissional, eliminando outras possibilidades.

Renata Vasconcellos usando tênis no JN

Eu amei particularmente esses dois comentários lá no Twitter, porque falam sobre as regrinhas que a maioria das consultoras de estilo ainda teimam em perpetuar (e eu vivo criticando porque acredito que consultoria de estilo é sobre as pessoas) e sobre a esperança de um dia as outras empresas também pensarem na possibilidade de flexibilizarem o dress code.

Nesse outro texto eu explico o que é o dress code e porque ele é importante – e apesar de parecer contraditório, eu acho que algumas regras funcionam e fazem sentido para alguns cargos e empresas, mas, como a Carline Matos disse no twitter: Se a Renata Vasconcellos tá apresentando o Jornal Nacional de tênis, por que não?

Algumas pessoas chegaram a comentar que não é uma novidade por que a Mari Palma, que também é jornalista, também usava tênis com alfaiataria no programa que ela apresentava, na CNN.

Mari Palma de tênis na CNN

Eu queria MUITO dizer que é a mesma coisa, mas não é. A Renata Vasconcellos é mais velha (ela tem 50 anos e o tênis ainda é associado à juventude por muita gente – apesar de não ser!!) e o Jornal Nacional é um programa mais formal e tradicional que o programa que a Mari Palma trabalhava na CNN.

Eu já falei sobre os níveis de formalidade para saber o que vestir no trabalho, e vale a pena ler pra complementar essa leitura.

A imagem do JN mudou antes da imagem da Renata Vasconcellos

Apesar de ver a Renata Vasconcellos de tênis no JN ser muito legal e ser um passo realmente grande e importante, preciso dizer que isso só aconteceu porque a Globo já vinha fazendo o Jornal Nacional parecer mais informal e até o fato de chamar de “JN” ao invés de “Jornal Nacional” como antes já é uma estratégia para criar mais proximidade com o público.

A alfaiataria, assim como as cores escuras, passam uma mensagem de formalidade, seriedade e um pouco de distanciamento, e misturar elementos clássicos e informais / casuais (como a Renata Vasconcellos de tênis e calça e camisa sociais) desconstrói essa imagem e coloca a pessoa num outro lugar – e esse lugar não é de menos poderoso ou profissional, que é o que eu falo sempre lá no meu instagram, com as minhas clientes e seguidoras, e que eu espero que as outras empresas entendam e coloquem em prática em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!