Search
Close this search box.

Rihanna no Super Bowl: Aula de arquétipos

Mesmo que você não seja fã de Super Bowl ou da Rihanna, ficou sabendo que ela fez um show depois de quase 7 anos, de graça, no intervalo da final da Liga de Futebol Americana (NFL, na sigla em inglês), que é o evento esportivo mais importante dos Estados Unidos, no último domingo (12/02/2023).

E além de servir para matar a saudade dos fãs, cantando 12 músicas em apenas 13 minutos, o show da Rihanna no Super Bowl foi uma verdadeira aula de arquétipos, e vou te contar porquê!

Os arquétipos da Rihanna no Super Bowl

Eu já apresentei o conceito dos 12 arquétipos e a influência deles no estilo pessoal nesse texto aqui, e é fácil perceber quais são os arquétipos da Rihanna porque ela é uma das pessoas com os arquétipos mais claros: a imagem pessoal dela é sempre coerente e consistente, ela repete sempre os mesmos signos para fortalecer e firmar essa imagem.

Me acompanha nessa leitura:

A Rihanna é uma marca, e é uma marca tão forte e poderosa que continua sendo uma cantora de grande relevância internacional mesmo sem lançar músicas novas ou fazer shows desde 2016. E ainda usou o evento esportivo mais importante dos EUA (que tem audiência mundial) para anunciar a sua gravidez e fazer propaganda da sua marca de produtos de beleza, Fendy Beauty.

arquétipo da Rihanna no Super Bowl

Um portal divulgou que as buscas pela Fenty Beauty cresceram 833% após ela usar um espelho para retocar a maquiagem durante alguns segundos do seu show – sem nem ao menos aparecer a logo da marca, porque já associam ela à marca.

E essa associação não acontece só porque ela é a dona da marca, e sim porque ela é a cara da marca e colocou os seus valores e a sua personalidade (e por consequência, os seus arquétipos) tanto na Fenty Beauty quanto na sua marca de lingeries, a Savage X Fenty.

Arquétipo da Rebelde: Deixar a sua marca no mundo

Quem acompanha a carreira da Rihanna e a sua vida fora dos palcos e estuda ou conhece alguma coisa sobre arquétipo consegue ver nitidamente que o seu arquétipo dominante é o rebelde.

Além do seu comportamento transgressor dentro e fora dos palcos, as suas músicas com letras fortes e empoderadas, os seus looks revolucionários, ousados e por vezes polêmicos, ela fala, com todas as letras, sempre que possível, que quer ajudar a mudar o mundo de forma revolucionária, mudando as regras e o que é considerado “certo”.

O seu arquétipo rebelde também ficou muito claro com os seus looks da primeira gravidez, que eu mostrei nesse texto aqui.

arquétipo da rebelde Rihanna

Ela já tinha dado a sua contribuição para empoderar mulheres grávidas e tirar a imagem de “mulher imaculada” da mãe, colocando uma grávida no desfile da sua marca de lingerie Savage X Fenty, que eu também mostrei aqui.

Savage X Fenty Rihanna

Em coletiva de imprensa do principal patrocinador do evento, a Apple Music, ela disse: “Essa é uma grande parte do motivo pelo qual é importante para fazer esse show: representatividade. Representatividade para os imigrantes. Representatividade para as mulheres negras em todos os lugares. Isso é fundamental para que as pessoas vejam as possibilidades. (…) Nunca poderia imaginar que chegaria aqui, então é uma celebração disso. Estou muito animada por ter Barbados no palco do Super Bowl.”

Note que é uma representatividade diferente de quem tem o arquétipo inocente / pessoa comum, que busca uma conexão com as outras pessoas. Ela quer tirar as pessoas (especialmente as mulheres, e ainda mais fortemente as mulheres negras) desse lugar que elas foram colocadas e que elas se inspirem nela para crescerem e se empoderarem.

Arquétipo da Amante: Conexão e atração

Outra característica do comportamento (dentro e fora dos palcos) e do estilo pessoal da Rihanna é a sua sensualidade, que remete ao arquétipo da amante.

arquétipo da amante Rihanna

Além do batom, a roupa dela também era vermelha mas era um macacão utilitário, que estava aberto estrategicamente para mostrar a barriga de grávida, que também tinha um corset valorizando os seios. A sensualidade também estava nos movimentos da dança e nas expressões do seu rosto.

marca pessoal Rihanna

Apesar de a Rihanna ser um exemplo de arquétipo da amante super sensual, nem sempre os looks de toda amante vai ser sexy assim, e eu falei desse preconceito com o arquétipo da amante nesse texto aqui.

Os arquétipos no estilo pessoal

É impossível não ver sensualidade e rebeldia nela (inclusive nos seus looks de grávida) e essa coerência com os seus arquétipos é o que faz com que ela seja um ótimo exemplo de marca pessoal.

O meu trabalho como consultora de imagem e estilo é fazer a cliente se conhecer a ponto de identificar as roupas que combinam com a sua personalidade (que remete aos seus arquétipos) para que a sua marca pessoal seja coerente e consistente – independente da sua profissão e estilo pessoal, e eu também mostro mais sobre arquétipos e o meu trabalho lá no instagram!

Se quiser saber como funciona o processo, me manda uma mensagem por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!